Taxas de Juro: Conceitos, Tipos e Dados do Banco de Portugal

O que é a taxa de juro?

O juro é, de forma simplificada, o preço do dinheiro.

O juro é o preço cobrado por um empréstimo e o dinheiro que se ganha com um depósito. Por outras palavras, o juro é o que se paga pelo empréstimo que o banco nos concede ou a remuneração que se recebe do banco quando se deposita dinheiro numa conta de depósito.

As taxas de juro indicam esse custo ou rendimento como uma percentagem do montante do empréstimo ou do depósito (um depósito corresponde a “emprestar” as poupanças ao banco) e referem-se a um determinado período, normalmente um ano.

É possível distinguir diferentes tipos de taxa de juro dependendo, por exemplo, se é tida em conta a inflação, os custos da operação ou a forma de capitalização de juros. Existem taxas de juro nominais e reais, taxas de juro simples e compostas, taxas de juro fixas e variáveis e taxas de juro brutas e líquidas, a taxa de juro anual nominal (TAN) e a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG).

 

O que são as estatísticas de taxas de juro?

O Banco de Portugal publica mensalmente estatísticas das taxas de juro praticadas pelos bancos nos depósitos que recebem e dos empréstimos que concedem a particulares e empresas residentes em Portugal e nos restantes países da área do euro, em operações denominadas em euros.

 

As estatísticas de taxas de juro permitem avaliar o mecanismo de transmissão da política monetária que, na área do euro, tem como principal objetivo manter a estabilidade de preços, ou seja, manter o poder de compra do euro.

 

Para atingir este objetivo, o Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) define as taxas de juro oficiais do Eurosistema, ou seja, as taxas de juro a que o Eurosistema (composto pelo BCE e pelos bancos centrais nacionais da área do euro) cede liquidez ao sistema bancário e absorve liquidez do sistema bancário. Estas decisões têm, depois, impacto nas taxas de juro praticadas pelos bancos junto dos clientes, o que poderá influenciar a evolução dos preços.

 

No BPstat encontra estatísticas de taxas de juro de stocks e novas operações. As primeiras correspondem às taxas de juro aplicadas ao stock de depósitos, à ordem e a prazo, e de empréstimos que os bancos têm registado, no final de cada mês, no seu balanço. As segundas correspondem às taxas de juro praticadas nas novas operações de empréstimos e depósitos realizadas ao longo do mês.

O Banco de Portugal publica informação de montantes e respetivas taxas médias ponderadas praticadas, designadamente a taxa acordada anualizada (TAA) e a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG).

 

O que é a TAA e TAEG?

taxa acordada anualizada (TAA) é a taxa de juro negociada entre o banco e o cliente, expressa numa base anual. Esta taxa considera apenas a componente do juro de um empréstimo ou depósito e exclui outros encargos tais como seguros e comissões.

Tendo em conta que para as séries estatísticas divulgadas pelo Banco de Portugal concorrem vários contratos de empréstimos e depósitos, a TAA publicada mensalmente resulta da média das TAA aplicadas a cada operação ponderada pelos respetivos montantes.

taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) considera os custos totais do empréstimo para o devedor, ou seja, a componente do juro e outros encargos tais como seguros e comissões.

 

O que são novas operações no âmbito das estatísticas de taxas de juro?

É considerada uma nova operação: (i) qualquer novo contrato entre um particular ou uma empresa e o respetivo banco realizado durante um determinado mês; (ii) as renegociações de contratos que não sejam automáticas.

Não são consideradas novas operações: (i) as prorrogações de empréstimos já existentes, nas quais o cliente não esteve ativamente envolvido e que não implicaram nenhuma renegociação dos termos e condições do contrato, incluindo a taxa de juro; e (ii) as renegociações de operações que tenham um historial de incumprimento.

 

Onde posso consultar informação estatística sobre taxas de juro?

No BPstat, o Banco de Portugal atualiza mensalmente, no subdomínio taxas de juro, estatísticas sobre montantes e taxas de juro médias praticadas pelos bancos residentes em Portugal e na área euro. Esta informação está disponível para as seguintes desagregações:

Para as novas operações de empréstimos, o prazo de fixação inicial da taxa indica o período após a contratualização do empréstimo durante o qual a taxa de juro se mantém inalterada. Por exemplo, num empréstimo com taxa de juro varíavel e indexado à Euribor a 6 meses, o período de fixação inicial da taxa corresponde aos primeiros 6 meses do contrato, durante o qual não há alterações à taxa de juro.

 

Já num empréstimo com taxa de juro mista, com taxa de juro fixa nos primeiros 5 anos e taxa de juro varíavel após esse período, o prazo de fixação inicial de taxa é de 5 anos.

Para empréstimos contratualizados a taxa de juro fixa, o período de fixação inicial de taxa equivale ao período contratual do empréstimo.

 

ECB Data Portal

No portal de estatísticas do Banco Central Europeu – ECB Data Portal – pode comparar as taxas de juro de todos os países da área do euro. Basta aceder ao menu “Main figures” e clicar em “Bank interest rates”.

 

Sabia que

Existem diferentes tipos de taxas de juro?

 

É possível distinguir diferentes tipos de taxa de juro dependendo, por exemplo, se é tida em conta a inflação, os custos da operação ou a forma de capitalização de juros.

 

Taxas de juro reais versus nominais

taxa de juro nominal representa a taxa efetivamente acordada e paga, isto é, a taxa suportada pelo devedor num determinado empréstimo ou o rendimento que os aforradores recebem pelos seus depósitos.

 

No entanto, se reduzirmos a inflação a esta taxa obtém-se a taxa de juro real, isto é, a taxa que representa o pagamento ou a remuneração efetiva tendo em conta a evolução dos preços.

Por exemplo, um aforrador que deposite 1000€ numa conta bancária pode receber uma taxa de juro de 1% e, por conseguinte, obter 1010€ no prazo de um ano. Contudo, se os preços aumentarem 2%, precisará de 1020 euros para comprar os mesmos bens ou serviços que, um ano antes, teria adquirido por 1000 euros. Tal significa que a sua rendibilidade real será na realidade -1%. Esta é a taxa de juro real, que é calculada subtraindo a taxa de inflação (2%) à taxa de juro nominal (1%).

Taxa de juro real = taxa de juro nominal – inflação

 

Taxas de juro simples versus compostas

taxa de juro simples considera que o capital de uma operação se mantém constante ao longo do tempo. No entanto, existem contratos que permitem a capitalização de juros, isto é, os juros vão sendo adicionados ao capital inicial, constituindo um novo capital, sobre o qual a taxa de juro irá incidir. Neste caso, a taxa de juro é uma taxa de juro composta.

 

Taxa de juro fixa, variável ou mista

Num empréstimo com taxa de juro fixa, a taxa de juro a pagar é constante ao longo do período do contrato e o devedor consegue calcular antecipadamente o total de juros que irá pagar em cada mês e ao longo de todo o contrato. Num empréstimo com taxa de juro variável, a taxa de juro associada vai sendo revista em função da evolução do mercado, refletida num indexante.

As taxas de juro de referência do mercado monetário do euro (Euribor) são os indexantes mais utilizados na área euro nos empréstimos à habitação. Estas taxas correspondem às taxas de juro médias dos empréstimos concedidos entre os principais bancos da área euro. Existem cinco taxas diferentes em função do prazo do empréstimo em causa: Euribor 1 semana, Euribor 1 mês, Euribor 3 meses, Euribor 6 meses e Euribor 12 meses. O diferencial entre a taxa de juro contratualizada e a taxa de juro de referência é designado spread. No caso dos empréstimos a taxa de juro mista, a taxa de juro mantém um valor fixo num período inicial do contrato, seguido de um período em que esta é variável.

 

TAN versus TAEG versus TAA

taxa de juro anual nominal (TAN) representa o custo associado aos juros de um empréstimo, expresso numa base anual. No entanto, ao contrair um empréstimo o devedor, além dos juros, tem também de pagar comissões e outros encargos associados a este contrato. A taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) tem em conta, para além da TAN, os restantes encargos suportados pelo devedor. Representa, assim, o custo total do crédito para o devedor.

taxa acordada anualizada (TAA) representa também o custo associado aos juros de um empréstimo, numa base anual. No entanto, esta taxa difere da TAN por incluir o efeito da capitalização de juros. Num empréstimo com n pagamentos anuais de juros, a relação entre as duas expressa-se como:

Taxa de juro líquida versus bruta

A taxa de juro aplicada aos depósitos é designada de taxa anual nominal bruta (TANB). Esta taxa é bruta porque inclui o imposto que incide sobre os juros. No entanto, os juros dos depósitos estão sujeitos ao pagamento de impostos (IRS no caso dos particulares e IRC no caso das empresas). A taxa anual nominal líquida (TANL) deduz o imposto cobrado, correspondendo aos juros que o cliente efetivamente recebe.

Fonte: Banco de Portugal, Última atualização: 17 de junho de 2025

 

 

Artigos Relacionados
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *