Empresários da região reuniram-se, ontem, dia 25 de setembro, no Auditório do Turismo, em Arcos de Valdevez, para o Seminário “Obrigações no Trabalho – Segurança e Prevenção na Condução Automóvel Profissional”
, promovido pela ACIAB e pela ACT- Autoridade para as Condições do Trabalho com o intuito de sensibilizar os empresários para questões importantes no âmbito da segurança e saúde no trabalho no ramo automóvel profissional.
Francisco Peixoto Araújo, vice-presidente executivo da ACIAB, abriu a sessão e realçou a importância deste tipo de ações informativas que pretendem “analisar e aprofundar um conjunto de questões importantes para as empresas, permitindo-lhes uma visão mais abrangente da realidade e da legislação em vigor”. Paralelamente, o vice-presidente vincou a importância da prevenção rodoviária, junto das crianças e da população mais jovem, para que assumam uma atitude defensiva na estrada, quer enquanto ocupantes de um veículo quer enquanto peões, levando-os a adotar uma postura mais conhecedora e dinâmica e, acima de tudo, mais consciente dos riscos de uma condução perigosa.
Também presente na abertura do seminário esteve o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves, que sublinhou que a segurança rodoviária é uma área importante para todos nós e por isso “há, ao nível do município, uma reunião de esforços e orçamento para melhorar sucessivamente a segurança e as condições de pavimento das nossas estradas”, declarou.
A pertinência deste seminário prende-se também com alguns dados que têm de ser mudados como, por exemplo, “Portugal ter a maior taxa da Europa no que diz respeito a doenças profissionais e acidentes de trabalho, um cenário que para ser alterado tem de partir de todos”, segundo as palavras de Joaquim Silva, diretor do Centro Local do Alto Minho da ACT, também presente na mesa.
De acordo com a ACT, as empresas devem ter bem presente que “ao privilegiarem e praticarem a prevenção e a promoção da SST, obtêm maior produtividade e bem-estar no trabalho”. Na apresentação feita por uma técnica da ACT foram abordados diversos temas, desde as obrigações legais em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), assim como a questão das causas dos acidentes rodoviários e a sua prevenção e as obrigações do empregador e dos trabalhadores nestas matérias.
A ACIAB colocou o desafio à ACT de ser organizado mais um seminário, a realizar em Ponte da Barca dirigido às empresas de forma a promover, uma vez mais, junto do tecido empresarial, e da população em geral, a sensibilização e a informação.
Entrevistas
Diretor Regional da ACT, Joaquim Silva
Qual a importância deste tipo de seminários subordinados à prevenção rodoviária profissional?
É fundamental, de facto, conseguir que todos os empregadores tenham a noção da importância da segurança e saúde no trabalho, no desenvolvimento das suas empresas, no desenvolvimento da segurança e de saúde no trabalho e no desenvolvimento das próprias condições de vida. Está demonstrado que investir 1 euro em Segurança e Saúde no trabalho traz um retorno de 4 euros desse investimento. Por isso é importante que as empresas possam participar, possam ter um parceiro que os possa informar sobre aquilo que são as obrigações legais a cumprir e com isso possam reduzir o número de acidentes de trabalho e doenças profissionais que ocorrem um pouco por todo o pais. Isto é uma preocupação porque a nível europeu temos valores que nos deixam ficar mal na fotografia e era importante que isso não acontecesse.
Qual é a opinião que tem tido por parte dos empresários do distrito de Viana do Castelo em relação a esta temática?
As empresas não estão completamente alheias a esta temática, muito pelo contrário e o facto é que nós hoje temos lotação esgotada aqui no auditório do Centro de Turismo de Arcos de Valdevez e isso apraz-nos registar e é um sinal de que de facto dedicam atenção a estas questões. A verdade é que é sempre possível fazer mais e a verdade é que é possível que muitas outras empresas possam ser destinatárias desta mensagem e de toda esta informação de conhecimento porque nós temos essa necessidade de garantir que todos os trabalhadores de todas as empresas tenham conhecimento daquilo que são as suas obrigações relativamente à segurança e saúde no trabalho.
Não é possível ter locais de trabalho seguros se as pessoas não pensarem em planificar a sua forma de trabalho para que depois possam adquirir resultados e reduzir assim a sinistralidade.
Considera importante esta parceria entre a ACIAB e a ACT?
Eu diria que esta parceria é fundamental porque as associações de empregadores podem de facto ter um papel mobilizador dos seus associados para estas questões, que muitas vezes os serviços públicos não têm e por isso essa proximidade que têm com as empresas permite-lhes mais facilmente movê-los para a participação nestas iniciativas. Apraz-me registar que a ACIAB tem já desenvolvido connosco outras iniciativas e é sempre interessante constatar que os auditórios estão cheios e isso faz que a ACT continue interessada e a manter viva esta parceria que gostaríamos de continuar.
Vice-Presidente Executivo da ACIAB, Francisco Peixoto Araújo
Qual a importância deste tipo de seminários subordinados à prevenção rodoviária profissional?
Esta tipologia de seminário que a ACIAB tem vindo a fazer é efetivamente muito importante. Todos nós nos deparamos no nosso dia-a-dia com um conjunto de situações e temos de estar atentos e de preferência fazer com que as coisas corram da melhor maneira. Este seminário é para nós, associação empresarial, muito importante porque queremos chamar a atenção para um conjunto de temas que dizem respeito às pessoas, à sua vida e às empresas.
Queremos também chamar a atenção para os pais e filhos para uma questão importante que é a pertinência deste tema e por isso é que nós convidamos a ACT e a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez para nos ajudar a promover e a dinamizar estes assuntos junto empresas, para que tenham atenção a estas questões. É deveras importante para nós que as pessoas tenham atenção e pratiquem condições de segurança máxima, porque a vida humana é demasiado preciosa. Acreditamos que este tema foi uma mais-valia ser debatido. Foi debatido, foi analisado e foi aprofundado. O auditório esteve completamente cheio o que demonstra que vale a pena fazer estas apostas e, acima de tudo, sensibilizar as empresas, os empresários e o público em geral porque é a nossa vida que está em jogo e este é um assunto bastante importante e pertinente.
Este tipo de seminários e esta parceria com a ACT é para continuar?
Sim, sem dúvida. Espero que durante o mês de outubro se realize mais um seminário, subordinado a este ou a outros temas que consideramos pertinentes, em Ponte da Barca. Arcos de Valdevez e Ponte da Barca são as nossas áreas de abrangência e portanto a ideia é a realização de mais um seminário em outubro, em Ponte da Barca. Paralelamente, até ao final do ano, acredito que haja matéria bastante importante para difundir. As nossas ideias consistem em promover e divulgar a informação para que as empresas tenham cada vez mais instrumentos que possam melhorar o seu trabalho no dia-a-dia e fazer com que tenham melhores negócios. Esse é o nosso objetivo. É para isso que nós trabalhamos e é por isso que estamos presentes a fazer estes seminários e outro conjunto de atividades para que as empresas cresçam e valha a pena viver na nossa região.



