associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

O combustível é uma grande despesa para a sua empresa? Dicas para ajudar a poupar

in Notícias Gerais
Criado em 12 abril 2022

Empresas com grande frota ou só com algumas viaturas, o aumento do preço dos combustíveis tem tido um grande peso nas contas mensais.

Mas há algumas dicas que pode incutir nas suas equipas e colaboradores para poupar no combustível.

 

1 – Conduzir de forma suave – Explique aos colaboradores que fazer mudanças bruscas de velocidade, como aceleração rápida ou travagem brusca, aumentam o consumo de combustível. Devem-se manter as mudanças baixas apenas durante os primeiros segundos de condução e, sempre que possível, utilizar mudanças altas.

 

2 – Desligar o motor ao parar por longos períodos – Se vai estar parado por um grande período de tempo, desligue o motor da viatura, pois o motor sobreaquece e o consumo de combustível aumenta.

 

3 – Manter uma velocidade constante – O facto de os colaboradores manterem uma velocidade constante nas suas deslocações contribui para uma grande poupança para a empresa. As mudanças de velocidade afetam o consumo de combustível, pelo que é preferível manter a mesma velocidade sempre que o fluxo de tráfego e a estrada o permitirem.

 

4 – Travar com o motor – “Sempre que possível, tente parar suavemente tirando o pé do acelerador, para tirar partido da pressão oposta à da transmissão no motor, antes de carregar no pedal do travão”, aconselha o perito da Seat, sublinhando que colocar em ponto morto nas descidas é um erro, e que “o procedimento correto é utilizar a travagem do motor, ou seja, com a mudança engrenada, levantamos o pé do acelerador e, desta forma, não haverá consumo de combustível”.

 

5 – Ar condicionado ou abrir as janelas? O ar condicionado aumenta em 4 a 10% o consumo de combustível. Por outro lado, ao abrir as janelas cria um efeito de arrastamento, o carro abranda e é necessário o motor utilizar mais potência, aumentando o consumo. Assim, em velocidades baixas recomenda-se as janelas abertas, em velocidades altas opte por utilizar a funcionalidade automática do AC.

 

6 – Pressão dos pneus – As verificações regulares da pressão dos pneus podem poupar pelo menos 1,5% de combustível. Para além disso, distribuir corretamente a carga no porta-bagagens ajuda também a reduzir os consumos.

 

7 – Planeie a rota – Se planear o itinerário pode evitar enganos ou desvios, o que ajudará a economizar no combustível. Optar por conduzir a horas com menos trânsito também ajuda na poupança.

Fonte: executivedigest.sapo.pt, 12/4/2022