Saiba quais os cuidados que deve ter com o seu carro e combustível para otimizar o consumo e poupar!
Com o sucessivo aumento do preço dos combustíveis, muitas são as famílias que optam pelos transportes públicos para se deslocarem para o trabalho e não só. No entanto, nem sempre isso é possível e mesmo para as deslocações em trajetos mais curtos, a utilização do automóvel em alguns casos torna-se não só necessária, como por vezes imprescindível.
Sendo o automóvel visto como uma necessidade dos nossos dias, saiba que é possível fazer uso do mesmo de forma responsável e com isso poupar mais uns euros no final de cada mês, que convenhamos, fazem toda a diferença no equilíbrio do orçamento familiar.
Siga estas dicas para que a utilização do seu automóvel, nas deslocações que tiver de fazer no seu dia a dia, para poder otimizar o seu custo de combustível.
Dicas para poupar no combustível
Evite fazer o transporte de objetos que não necessita
Com base em estudos mais recentes, o transporte de objetos com um peso superior a 45kg contribui para o aumento do consumo do combustível do veículo em cerca de 2%. E quanto mais pequena e compacta for a viatura, a percentagem aumenta consideravelmente. A lógica nestes casos? Levar consigo apenas os objetos indispensáveis e de que realmente precisa.
Respeitar os limites de velocidade
Para além de estar relacionado com questões de segurança de acordo com o regulamentado no Código da Estrada, respeitar os limites de velocidade previstos na Lei, pode ajudar a poupar no combustível. Como? Se reduzir a velocidade em 10 km/h, ajuda a diminuir o consumo de combustível em 15%. Circula a maior parte das vezes acima dos 100 km/h? Quem sabe se com esta dica repensa o seu método de condução?
Pneus sempre em bom estado
Manter uma boa pressão dos pneus ajuda na redução do consumo do combustível. Quanto menor for a pressão dos pneus, maior gasolina e gasóleo o carro consome.
Abasteça de preferência, da parte da manhã ou à noite
Vá ao posto mais próximo da sua área de residência de manhã ou durante a noite. Porquê? Simples: porque nessas ocasiões, o combustível está mais denso, e como ele é pago ao litro, vai comprar a gasolina ou gasóleo a um preço menor.
Usa com frequência o ar condicionado?
Se sim, pense duas vezes: a regulação na utilização do ar condicionado, pode contribuir para o aumento do consumo de combustível em cerca de 20% se circular em auto-estrada e os 30% se circular dentro da cidade. Utilize o ar condicionado, apenas quando for necessário.
Esta dica também faz que verifique com a máxima regularidade o estado da sua viatura. Velas, filtros de ar, alinhamento da direção, moto: um carro com boa saúde mecânica, consome muito menos combustível. Se for altura de trocar de carro, escolha um modelo mais económico e que consequentemente consuma menos combustível.
Conduza na defensiva
Evitar os excessos de velocidade ou velocidade excessiva, optar por travagens suaves em vez de bruscas e repentinas, aplicando o mesmo princípio nas acelerações. Tudo isto vai contribuir para a poupança de muitos euros em combustível.
Carro parado, motor desligado
Aqui está outra máxima que poucas pessoas levam em consideração. Se tiver necessidade de parar mais de um minuto, desligue o carro. Mais uma vez, está a poupar no combustível, evitando desta forma que as idas ao posto para abastecer sejam mais frequentes.
Se optar por acelerar a partir de velocidades mais baixas, vai ver que é mais fácil do que estar quase sempre a engrenar uma mudança de velocidade ou arranque a partir do ponto inicial.
Deve também estacionar o carro na sombra. Em dias de maior calor, opte por estacionar o veículo sempre em locais com bastante sombra. Com temperaturas mais elevadas, o combustível tem tendência a evaporar mais rápido.
Optar pela partilha de carro
Para além dos transportes públicos, o carpooling (partilha de carro), é cada vez mais uma opção a ser tomada nas deslocações pelas pessoas. Por vezes, fica mais barato dividir as despesas da viagem com os colegas de trabalho, do que cada um ir na sua viatura.
E com todas estas dicas, sabe quanto pode poupar?
Com a aplicação de técnicas de condução mais eficientes, em conjugação com todas estas dicas descritas, pode poupar parte do seu combustível a longo prazo. Pequenas diferenças semana após semana permitem-lhe baixar a conta anual entre 10 a 20%, o que certamente tem um bom impacto no seu orçamento familiar.
Fonte: doutorfinancas.pt