Eis o que saber antes de abrir um negócio ou empresa.
Existe uma altura certa
Será que chegou a hora certa de começar o seu negócio? Tenha a certeza que chegou a altura de começar o próprio negócio. O timing é fulcral para o sucesso de um negócio.
Ter um bom plano de negócios
Tem de ter um plano de ação para transformar os objetivos em realidade.
As pessoas importam
Não interessa se tem uma ótima ideia de negócio. Se não tem as pessoas certas à sua volta para levar a ideia em diante, esta nunca chega a bom porto. Escolha bem os seus sócios e os seus colegas de trabalho.
Localização
A localização é um dos pilares de um negócio. Os custos de abrir uma empresa são variados, mas o preço de uma boa localização comercial é algo onde não deve cortar, visto o sucesso do negócio depender desta.
Quem é o cliente
Mas afinal quem é o cliente do negócio? O que ele gosta no produto e o que ele melhoraria nele? Não adianta ter um produto. Para desenvolver um negócio tem de conhecer o mercado e o seu público. O ideal é já ter uma carteira de clientes mesmo antes de abrir um negócio.
Qual é a concorrência
Precisa igualmente de conhecer as empresas que operam na mesma área. Tem de analisar a concorrência para encontrar estratégias que ajudem a superá-la.
O sucesso demora
Apesar da velocidade com que se trabalha atualmente, o sucesso demora a chegar, enquanto os custos apressam-se a chegar. Lançar um negócio ou empresa é uma maratona, onde é preciso saber manter o ritmo e acelerar quando necessário para se alcançar a meta.
Características de um Ótimo Plano de Negócios
Um plano de negócios deve apresentar determinadas características que permitam gerir um negócio da forma mais clara e eficiente possível.
Simplicidade
Um bom plano de negócios é simples na sua linguagem e na sua estrutura, para ser percebido por todos, desde os colaboradores da empresa a eventuais investidores. Assim, uma escrita demasiadamente formal e as expressões excessivamente técnicas são de evitar.
Organização
A estrutura do plano de negócios deve ser também direta, apresentando uma descrição da empresa, o seu esqueleto organizacional, os seus objetivos e os seus planos de ação.
Além do estilo e do conteúdo, a apresentação deve ser igualmente clara e agradável, incorporando as diferentes secções, um tamanho de letra e um espaçamento adequado, uma capa e uma encadernação atrativa e uma ilustração que auxilie a compreensão.
Completo
Apesar da sua simplicidade, um plano de negócios é um instrumento de gestão, um manual de ação, pelo que deve conter toda a informação importante para o negócio e para o seu desenvolvimento.
Objetividade
As informações do plano de negócio devem cingir-se às necessárias para a compreensão do negócio e da sua prossecução, nunca entrando e caindo no território do aleatório e desnecessário.
Realismo
O plano de negócios deve ser igualmente realista, nas suas metas, nos seus prazos, riscos, obstáculos, dados e em todas as suas informações.
Fonte: economias.pt