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Enganou-se e quer cancelar uma transferência?

in Notícias Gerais
Criado em 31 março 2022

Cancelar uma transferência por engano no destinatário ou montante depende do tipo de transferência que fez. Mas não é impossível.

Quer cancelar uma transferência de dinheiro porque se enganou no destinatário, no montante ou porque a fez em duplicado? É possível, mas não é fácil. Tudo depende de como fez a transferência e do tempo que demorar a perceber que cometeu um erro. O que não quer dizer que perca o seu dinheiro.

Saiba, neste artigo, o que pode fazer em cada uma das situações com que se pode deparar.

 

Fazer uma transferência para outra conta em Portugal

Se antes apenas podia ordenar uma transferência ao balcão do seu banco, com a evolução dos sistemas de pagamento, passaram a existir vários meios para fazer transferências para outra conta bancária.

Para além da ordem escrita ao balcão, pode dar instruções de transferência através de telefone ou do seu homebanking. Pode ainda escolher entre optar entre fazer uma transferência normal ou uma transferência instantânea.

Se preferir pode também fazer transferências numa caixa multibanco ou por MBWay.

 

O que distingue os tipos de transferências?

Desde logo, a distinção está nos custos, ou seja, quanto vai pagar pela transferência. Mas também se distinguem pela rapidez com que o dinheiro chega ao destinatário.

 

Custo

Nas modalidades que tem ao dispor no seu banco quanto mais automática for a transferência, ou seja, quanto menor for a intervenção do colaborador do banco mais barata fica, já que para o banco significa menos custos com pessoal. Assim, ao dar uma instrução de transferência a um balcão, como implica a sua inserção manual no sistema informático pelo colaborador do banco, é mais cara do que uma transferência que cujos dados foram inseridos por si, via homebanking.

Por outro lado, tem de ter também em conta o tempo de receção do dinheiro pelo destinatário. Isto porque as transferências instantâneas são as mais caras.

Já as transferências no multibanco não tem qualquer custotal como (regra geral) as que são feitas por MBWay. Mas, acima de um determinado número de transações por mês e do seu valor, pode ter de pagar.

 

Rapidez na receção do dinheiro

Este é um dos aspetos importantes a ter em conta se pretender cancelar uma transferência. Já que se o dinheiro ainda não tiver chegado ao destinatário é mais fácil cancelar.

Nas transferências bancárias, se for para uma conta dentro do próprio banco, o destinatário recebe o dinheiro quase de imediatoSe for para outra instituição de crédito depende do tipo transferência.

Numa transferência normal (as denominadas transferências SEPA +), o dinheiro chega ao destinatário no dia seguinte. Se optar por uma transferência instantânea, a receção do dinheiro é, como o nome indica, instantânea.

Se fizer uma transferência numa caixa multibanco, o destinatário recebe no mesmo dia ou o dia seguinte (dependendo de o banco de destino ser ou não o seu). Se usar o MBWay recebe no mesmo instante.

 

Como cancelar uma transferência?

Recordamos que depende do modo como ordenou as transferências e, sobretudo, se o dinheiro já chegou ao seu destinatário.

Isto porque se o dinheiro já chegou à conta de destino, o valor não pode ser retirado da conta onde foi depositado, sem autorização do titular da conta. Logo, pode ser mais demorado. Já não se trata de cancelar a transferência, mas pedir a devolução do dinheiro.

 

Cancelar

Mal detete o erro fale de imediato com o seu banco para impedir que a transferência se concretize. Se o valor ainda não saiu da sua conta ou ainda não foi enviada para a conta do destinatário, o banco ainda pode cancelar a sua execução.

Mas, atenção, vão ser cobradas comissões por cancelamento da transferência. Para saber quanto lhe vai custar, deve consultar o preçário do seu banco.

Por outro lado, se o valor já chegou ao destinatário, se demorou a reparar no erro ou se fez uma transferência instantânea, a operação não pode ser cancelada. Tem de pedir a devolução dos fundos.

Cancelar no multibanco

Neste caso, existe um mecanismo de segurança adicional. Ao inserir o IBAN da conta de destino ser-lhe-á apresentado o nome do titular da conta, o que lhe permite garantir que está a transferir para o destinatário certo. Pelo contrário, no seu banco o nome do destinatário será introduzido por si.

Porém, pode enganar-se no montante. Aí os procedimentos são idênticos aos que teria de realizar se tivesse feito uma transferência bancária. Ou seja, tem de contactar o seu banco e tudo depende se o dinheiro já chegou ou não ao se destinatário.

 

Cancelar transferência MBWay

Nas transferências MBWay existem outros fatores que podem ajudar ao cancelamento da transferência.

Antes de mais é preciso que ambos tenham a aplicação instalada. Se fizer a transferência para alguém que não tenha a aplicação instalada, este recebe um sms de aviso. Tem então 48 horas para instalar a aplicação e receber o dinheiro, durante esse período, do seu lado, a transferência está pendente, pelo que a todo o momento poderá cancelar.

Se a transferência for entre cartões, então a transferência fica pendente até o destinatário a aceitar e num prazo máximo de 48 horas. O que significa que até ser aceite pode cancelar.

Mas, em situação normal, a transferência é imediata, pelo que a solução será mesmo contactar o seu banco e pedir a devolução do dinheiro.

 

Como pedir a devolução do dinheiro?

Se o dinheiro já chegou à conta do destinatário esta é a única maneira de reaver o seu dinheiro (mesmo que seja numa conta do seu banco). E cobrar-lhe-ão comissões.

Se a conta for no seu banco, este tem de contactar o titular da conta onde o valor foi creditado e pedir autorização para que lhe seja devolvido o seu dinheiro. Se a conta for noutro banco, o seu banco contactará o banco de destino que, por sua vez, contactará o seu cliente pedindo autorização para a devolução dos fundos.

Note, os bancos não estão autorizados a tirar dinheiro de nenhuma conta sem autorização do respetivo titular. Mesmo que exista prova de erro de destinatário ou de valor. Pelo que se este recusar resta-lhe apenas recorrer aos tribunais para reaver o seu dinheiro.

 

Nas transferências bancárias internacionais depende do destino  

Se a transferência for para um país da zona Euro, Reino Unido, Suiça, Mónaco, Suécia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, São Marino e Vaticano, aplicam-se todas as explicações já apresentadas para Portugal.

Estes países fazem parte da área SEPA, ou seja, da "Área Única de Pagamentos em Euros" onde as regras se aplicam a todos os membros.

Já se for para um país fora da zona Euro, o dinheiro fica disponível na conta de destino até ao terceiro dia útil após dar a ordem de transferência. Pelo que tem mais uns dias para a cancelar. Contudo, se o dinheiro já tiver chegado à conta de destino tem de pedir a devolução do dinheiro  

Fonte: doutorfinancas.pt, 31/3/2022