Há várias estratégias que as empresas podem adotar para seguir as tendências, por isso, segue uma lista com algumas das mais importantes:
– Estar atento aos comportamentos do consumidor: as empresas têm de saber como o cliente pensa, como se sente e quais são as expectativas para o seu negócio, pois ter a empatia dos clientes é o que cria sucesso entre o público. Para que isto seja feito, é necessário estudar o comportamento do consumidor, a sua cultura, grupo social, tipo de causas que segue, motivações profissionais e pessoais.
– Pedir opinião aos clientes: o feedback dos consumidores pode ser a melhor forma de adaptar o seu negócio às várias tendências, pois as suas dicas podem dar ideias para novas estratégias, fazer melhorias, expandir a oferta ou até lançar novos produtos. As opiniões podem ser adquiridas através de formulários por email ou mensagem.
– Passar mais tempo nas redes sociais: haverá melhor local para perceber as novas tendências do que as redes sociais? Com essas ferramentas online podemos estar sempre a par das notícias e novas tendências dos temas que mais interessam para a empresa, assim como aquilo que os clientes mais mostram interesse.
– Não esquecer as tendências internacionais: apesar de estarmos em Portugal, não devemos só seguir as tendências da indústria no nosso país. É importante ir seguindo também o que se passa no resto do mundo e assim a possibilidade de trazer novidades para a sua empresa é maior.
– Ir controlando a concorrência: apesar de não ser indicado usar as ideias da concorrência, é importante seguir os seus passos nem que seja para adotar ideias semelhantes, mas de uma perspetiva diferente que possam ser uma mais-valia e sem perder a identidade.
– Ter alertas ativos e assinar newsletters: desta forma, estamos sempre informados ao segundo sobre o que se passa no mundo, sem ter de ir sequer procurar. As notificações que recebemos podem ser ainda filtradas apenas para assuntos que tenham a ver com o negócio em questão.
Fonte: executivedigest.sapo.pt, 21/3/2022