associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Fisco lança app para trabalhadores a recibos verdes

in Notícias Gerais
Criado em 21 março 2022

Saiba como funciona a app para trabalhadores a recibos verdes.

A nova aplicação para os trabalhadores independentes permite consultar o estado da atividade, dados relacionados com os rendimentos e despesas, mas também emitir e consultar recibos.

O Fisco tem lançado várias aplicações, para atividades como verificar as faturas (e-fatura) ou comunicar o agregado familiar. Agora, junta-se a este universo uma app para os trabalhadores a recibos verdes, que lhes permite, por exemplo, emitir e anular faturas ou recibos e classificar as despesas profissionais.

A nova aplicação da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), lançada a semana passada, desta vez tem em vista ajudar os trabalhadores independentes a gerir a atividade profissional. Foi batizada ATGO – Gestão de Atividade.

Já está disponível para descarregar, na App Store se tem um iPhone, Google Play para quem tem um smartphone com sistema operativo Android (por exemplo, da marca Samsung) ou na AppGallery, da Huawei. Basta pesquisar “ATGO” que deverá encontrar a aplicação para fazer o download.

Depois de realizado o download, pode aceder à aplicação colocando os dados que utiliza para entrar no Portal das Finanças: número de contribuinte e password. A app oferece também a opção de passar a fazer a autenticação com os dados biométricos, através da impressão digital ou reconhecimento facial.

A AT faz então uma apresentação da app, que diz ser um “ponto único de acesso onde pode consultar o estado da sua atividade, os dados relacionados com os rendimentos e despesas, emitir e consultar recibos”. É também possível ver o enquadramento em IRS e IVA e acompanhar a atividade anual, por exemplo.

Assim, como se lê na descrição da ATGO, é possível utilizar a app para:

  • Emissão de faturas, faturas-recibo ou recibos
  • Anulação de faturas, faturas-recibo ou recibos
  • Criação de templates relativos aos documentos emitidos
  • Partilha dos comprovativos
  • Classificar/Reclassificar despesas

A aplicação permite ainda fazer comparações com anos anteriores, disponibilizando também gráficos estatísticos, por exemplo dos rendimentos versus despesas, rendimentos por CAES / CIRS, despesas profissionais por categoria e o top 5 de clientes.

Fonte: eco.sapo.pt, 21/3/2022