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Competências fundamentais no teletrabalho

in Notícias Gerais
Criado em 17 fevereiro 2022

Competências essenciais no teletrabalho, para conseguir ser produtivo e manter o equilíbrio com a vida pessoal.

Quais as competências essenciais no teletrabalho? O teletrabalho é uma realidade partilhada por muitos profissionais em todo o mundo. Em Portugal, intensificou-se (e muito) com a pandemia da COVID-19 e parece ter vindo para ficar.

Regulamentado entre os artigos 165º e 171º do Código do Trabalho, além de garantir uma maior qualidade de vida a muitos cidadãos, o teletrabalho permite aos trabalhadores manter os direitos e deveres de outro profissional que realize a maioria das suas tarefas na empresa, em regime normal.

Ainda assim, há outros desafios para quem trabalha a partir de casa.

Descubra as competências essenciais no teletrabalho que deve reunir para se destacar no mercado, conseguir o emprego ideal e garantir os melhores resultados.

 

TRABALHO REMOTO: COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

No que toca às competências essenciais no teletrabalho, a comunicação tem o grande destaque, assumindo diversas vertentes. Os meios de comunicação no local de trabalho determinam o seu grau de sucesso, mas também afetam a sua produtividade.

De acordo com o Relatório de Produtividade no Local de Trabalho e Tecnologia de Comunicação de 2019 (Workplace Productivity and Communications Technology Report) da internacional Mitel, de soluções tecnológicas para trabalho remoto, quase 15% do tempo total de trabalho dos funcionários tem sido desperdiçado em comunicações ruins e ineficientes.

Além disso, segundo o LinkedIn Learning Report, em 2020, 40% dos líderes estão focados em treinar os seus colaboradores na área da comunicação.

Portanto, caso esteja à procura de emprego a distância, tenha em conta as suas habilidades como comunicador. Mas não só.

 

Gestão de conflitos

Com mais ou menos peso, dependendo em grande medida da área profissional, os conflitos são uma presença comum em qualquer contexto de trabalho. De pequenas falhas de comunicação a questões pessoais significativas entre colegas ou patrões, os conflitos podem representar um problema muito sério.

Poucos são os empregadores que desejam contratar alguém que constantemente terá problemas com os outros e não sabe como resolvê-los.

Independentemente das dificuldades que possam surgir, é fundamental que seja capaz de as resolver sem perder (e fazer perder) muito tempo (e dinheiro), alimentar o mau ambiente dentro da equipa ou perder clientes.

O facto de estar em teletrabalho, não é sinónimo de facilidade no que diz respeito a conflitos, pode mesmo representar um desafio maior, visto que terá uma responsabilidade e uma pressão maiores sobre si mesmo.

A capacidade de gestão de conflitos assume uma importância incontornável, sobretudo no contexto sensível em que vivemos e trabalhamos atualmente.

Se está a candidatar-se a uma oferta de emprego em que tem de lidar diretamente com o público deve ter isso em conta. Explique, através de alguns exemplos, como resolveu conflitos ou usou as suas habilidades de comunicação para prevenir ou limitar os danos dos mesmos. Se o fizer, vai destacar-se, com toda a certeza.

 

Domínio das tecnologias da comunicação

O domínio das tecnologias da comunicação é uma das competências essenciais no teletrabalho. Afinal, quem desenvolve ou pretende desenvolver a sua atividade profissional a partir de casa, precisa, necessariamente, de utilizar ferramentas para comunicar, nomeadamente, com colegas e superiores, com clientes e outras empresas, com o público, seja ele qual for.

Para comunicar de forma clara e eficaz, há que dominar várias ferramentas e plataformas. A tecnologia assume, assim, um papel fundamental no trabalho remoto.

Se é candidato a um lugar e já está familiarizado com as ferramentas de software utilizadas pela empresa, isso será uma grande vantagem na contratação.

Ao atualizar o seu currículo, crie uma pequena secção com as ferramentas que domina. Plataformas que permitem manter um contacto em tempo real, útil para a comunicação entre elementos da equipa e reuniões com clientes, como o Skype ou o Slack, também são importantes.

Também o software de gestão de projetos, como o Asana e o Basecamp, assim como o próprio e-mail ou outros canais são importantes para quem trabalha à distância. Faça uma lista de todos os produtos com os quais está familiarizado para mostrar a sua experiência e à vontade com as novas tecnologias da comunicação. Isso pode valer-lhe um emprego.

 

Visão estratégica

Se já ocupou um cargo de vendas ou foi treinado para o efeito, não deixe de o destacar no seu currículo e na entrevista, caso se candidate a um cargo em regime de teletrabalho ligada a essa área. A necessidade de persuadir é importante em muitas posições, em todos os setores de atividade e agora, mais do que nunca.

Num contexto em que, diariamente, nos tentamos adaptar à incerteza e definimos novas prioridades, no ramo dos negócios é fundamental ter a capacidade de envolver e conquistar o público, os potenciais clientes.

Um profissional com esta apetência reforçada, capaz de gerar vendas, é precioso para qualquer empresa.

 

Disciplina e concentração

Para quem desenvolve a sua atividade profissional sem ter de sair de casa, facilmente pode distrair-se ou ter dificuldade em focar-se no trabalho. Para conseguir fazer, precisa de muito foco e concentração.

A disciplina é, assim, mais do que uma das competências essenciais no teletrabalho, é um ponto determinante.

 

Organização e planeamento

Para facilitar a própria concentração indicada anteriormente, é fundamental que apresente especial capacidade de organização e planeamento.

Planear e organizar as tarefas a realizar em cada dia garante uma maior produtividade, ajuda a manter tudo organizado sem perder “o fio à meada” e, consequentemente, a reduzir os níveis de stress.

Para isso, manter o contacto com os colegas e superiores é fundamental. Não só ajuda a definir prioridades, como promove a motivação.

Importa, ainda, lembrar que, ainda que esteja a trabalhar a distância, isso não impede que vá à empresa sempre que tal se justifique.

 

Escrita

Ainda que possa ter facilidade em falar, incluindo em diferentes idiomas, é essencial que escreva corretamente, de forma clara e eficaz.

Pode ter de escrever relatórios, e-mails, propostas e apresentações ou criar mensagens promocionais. Ter boas habilidades de redação é um ponto muito importante para diversos cargos, mas assume uma especial relevância entre as competências essenciais no teletrabalho.

Ao inserir a escrita no seu currículo como uma das principais competências, poderá indicar a adaptação a diferentes registos ou especificar, referindo a sua especial capacidade para a redação de relatórios, por exemplo.

 

Gestão de tempo e equilíbrio

A par das competências essenciais no teletrabalho já referidas há uma outra composta por vários requisitos igualmente importantes a reunir por quem trabalha, ou quer trabalhar, remotamente.

O facto de trabalhar a partir de casa, exige que seja capaz de fazer a separação entre trabalho e a sua vida pessoal. Só assim, conseguirá manter o foco, a motivação e a produtividade.

Nesse sentido, todos os dias deve:

  • Preparar-se como se fosse sair;
  • Cumprir o horário de trabalho;
  • Fazer pausas;
  • Alimentar-se adequadamente;
  • Desligar-se ou reduzir uso de tecnologias depois do período laboral;
  • Praticar desporto, meditação ou outras atividades;
  • Ter momentos de lazer com amigos e família;
  • Dormir.

Para o conseguir, ajuda ter um espaço de trabalho do qual possa afastar-se a após o horário laboral. Caso não seja possível, é mesmo uma questão de disciplina e hábito.

Estas são as competências essenciais no teletrabalho que deve ter ou desenvolver para se destacar.

Fonte: e-konomista.pt