associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Hábitos do dia a dia que são prejudiciais no trabalho

in Notícias Gerais
Criado em 09 fevereiro 2022

Evite determinados hábitos que prejudicam o bom desempenho no trabalho.

Há vários aspetos que fazem com que trabalhar em casa seja aliciante, desde fazer reuniões no conforto do sofá e usar o par favorito de calças desportivas a gerir o trabalho com a vida familiar num método mais eficaz.

Mas, pode ser mais difícil manter um equilíbrio entre o espaço ´escritório´ e o lar. Saiba quais os hábitos que deve evitar para que não desperdice tempo nem entre num drástico desgaste psicológico.

 

1 – Responder a e-mails imediatamente – Se está a trabalhar em casa, tudo – se não a maioria – da comunicação, provavelmente está online, seja por e-mail, slack ou outra plataforma e embora possa sentir-se produtivo a responder prontamente às mensagens assim que elas entram na caixa de correio, saiba que está a tirar tempo de um trabalho mais importante. Agende três “blocos de tempo de check-in” de 30 minutos para verificar todas as mensagens durante o horário de trabalho;

 

2 – “Síndrome do objeto brilhante” – Psicólogos descrevem este fenómeno como o hábito de se distrair com qualquer coisa nova ou excitante. Realizar muitas pequenas coisas dá-nos “injeções” de dopamina, o que nos transmite sentir bem estar até percebermos que procrastinamos o trabalho de maior prioridade, enquanto perseguimos pormenores irrelevantes;

 

3 – Visitar redes sociais – Desativar as notificações e colocar o telefone numa sala diferente pode ajudar a conter a tentação de verificar as diferentes redes sociais onde está inscrito. Se não for possível e precisar estar acessível ao seu dispositivo pessoal, deve experimentar um “temporizador sem telefone” para conseguir ter pausas sem distrações e poder avançar em projetos de concentração difícil.

Fonte: executivedigest.sapo.pt