associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Saiba como usar caixa Multibanco sem cartão

in Notícias Gerais
Criado em 03 fevereiro 2022

Quem nunca se esqueceu do cartão de débito num bolso ou numa carteira e saiu de casa sem tostão?

Saiba como usar caixa Multibanco sem cartão.

Em Portugal, existem cerca de 12 mil caixas Multibanco espalhadas por todo o país. Já lá vão mais de 30 anos desde que este sistema chegou ao nosso território e mudou as nossas vidas para sempre. Tanto é assim que, mais de três décadas depois, já pode usar a caixa multibanco sem cartão.

Para muitos não será uma novidade, já que cerca de 3 milhões de portugueses já se renderam ao MB Way, serviço criado pela SIBS, a gestora da rede Multibanco, e que permite utilizar o seu cartão de débito mesmo quando deixa a carteira em casa: tudo à distância de uma aplicação para smartphone.

 

Como usar caixa de Multibanco sem cartão?

Em 1985, quando a primeira caixa Multibanco foi instalada em Portugal, no centro de Lisboa (Rossio), era possível levantar dinheiro e pouco mais.

Mais de 30 anos depois, estão disponíveis cerca de uma centena de operações nos milhares de terminais que existem em todo o país. O objetivo é simples: facilitar as nossas vidas, com novas opções e tecnologias a surgirem a cada ano.

Se, até há bem pouco tempo, a utilização da caixa Multibanco obrigava à apresentação do cartão de débito, hoje em dia, as novas funcionalidades do MB Way permitem usar a caixa Multibanco sem cartão.

 

O que devo fazer para usar caixa Multibanco sem cartão?

Para utilizar o serviço basta seguir estes passos:

  1. Carregar na tecla verde da caixa de Multibanco;
  2. Escolher a opção “Utilizar Multibanco”.
  3. Depois, através da app MB Way, deve “ler o código QR apresentado no ecrã e fazer a autenticação com o seu PIN, touchID, impressão digital ou faceID.

O que acontece a seguir? Assim que a leitura do QR Code é confirmada e o PIN validado, o Multibanco é desbloqueado da mesma forma que acontece quanto utiliza o seu cartão de débito.

  1. A partir daí pode aceder ao menu habitual e realizar as operações regulares e disponíveis em qualquer caixa Multibanco da rede nacional: pode pagar as contas, carregar o telemóvel ou o passe, fazer transferências, consultar o saldo, entre outras. Não se preocupe, todas as caixas Multibanco do país já foram atualizadas e, por isso, a funcionalidade está disponível em todo o território nacional.

 

E para levantar dinheiro com MB Way?

Neste caso, basta selecionar na aplicação MB WAY o cartão que pretende usar, escolher a opção “levantar dinheiro” e introduzir o valor que quer levantar.

A aplicação vai então gerar automaticamente um código de dez dígitos. Valide a operação com o seu PIN MB Way ou Touch ID, dirija-se a um Multibanco e introduza o código gerado para terminar o seu levantamento sem cartão.

 

Posso enviar esse código a outra pessoa para levantar o dinheiro?

Os utilizadores da aplicação podem ainda enviar o código para outra pessoa, por notificação ou SMS, para que esta possa efetuar o levantamento do montante selecionado.

Na aplicação basta ao utilizador escolher a opção “Levantar Dinheiro”, selecionar ou introduzir o montante desejado, escolher o destinatário e clicar em OK. Depois de se autenticar com o PIN MB Way ou Touch ID irá receber uma mensagem de envio com sucesso.

Caso o destinatário não seja aderente  ao MB Way, o código será enviado por SMS. Se for aderente o código surgirá sob a forma de notificação.

Depois disso, o destinatário que recebeu a notificação ou SMS deve dirigir-se a uma caixa Multibanco, carregar na tecla verde e introduzir o código gerado pelo MB Way para receber o dinheiro. Este código é único e tem um tempo de utilização limitado.

Fonte: e-konomista.pt