Praticar o networking é trabalhar a sua rede de contactos. Conheça os benefícios associados e ainda algumas dicas para o ajudar.
Conhecer algumas boas práticas de networking pode ajudá-lo a encontrar as pessoas certas para alcançar as suas metas a nível profissional. Atualmente, ter uma rede de contactos bastante trabalhada é crucial para o crescimento da carreira de qualquer profissional no mercado de trabalho.
Embora este conceito seja muitas vezes confundido com uma espécie de “venda pessoal”, o networking está diretamente relacionado com a construção de relacionamentos a longo prazo e uma boa reputação à medida que o tempo passa.
Ora, para que tal aconteça é necessário que conheça pessoas que lhe possam ser úteis e dar assistência ou ajudar em algum momento, como por exemplo na hora em que precisa de referências para um processo de recrutamento.
No fundo, o networking pode envolver conhecidos, familiares, pessoas da sua área de trabalho ou outras relacionadas, amigos ou colegas de trabalho. O importante é saber como construir esta rede de contactos de forma adequada e entender quais os seus benefícios. Fique connosco.
O QUE É O NETWORKING E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
Networking não é mais do que estabelecer relações com pessoas influentes na sua área de atuação ou negócio até. O objetivo é criar uma rede onde as pessoas se conheçam e queiram conversar, aprender ou fazer negócios consigo.
O importante é estabelecer bons hábitos, praticar de forma intencional sem perder o objetivo de vista e, acima de tudo, cuidar da imagem pessoal que transmitimos a quem nos damos a conhecer.
Algumas pessoas vêem este tipo de estratégia no contexto do relacionamento interpessoal como algo desonesto ou dissimulado. Mas pense bem, está apenas a conhecer pessoas, partilhar conhecimentos e a crescer profissionalmente.
Seja para estreitar negociações comerciais, aproveitar oportunidades no mercado de trabalho ou para fortalecer amizades, esta ação é extremamente importante e vista aos olhos de muitos, como uma relação natural nas relações atuais.
No fundo, o importante para qualquer pessoa é manter bons relacionamentos. Principalmente quando se trata de uma rede de contactos profissionais, onde existem grandes benefícios nas partilhas e trocas de informações e experiências.
Se pensarmos bem, todos os dias realizamos pequenas ações que nos aproximam de várias pessoas, que até então não conhecíamos: seja através de um workshop, da faculdade, no trabalho ou até mesmo numa viagem.
Por isso mesmo, o networking é essencial para que as relações profissionais se tornem cada vez mais fortes e atinjam os objetivos, quer sejam relacionados com a carreira ou negócios.
4 DICAS PARA UM NETWORKING EFICAZ
Como já referimos, uma boa rede de contactos pode ajudar em vários aspetos, tais como:
- Desenvolver a carreira;
- Vender;
- Obter informações importantes;
- Aprofundar relações;
- Tornar mais conhecido o negócio ou uma ideia de negócio;
- Aumentar a sua visibilidade;
- Detetar novas oportunidades de negócio;
- Encontrar um novo emprego.
Assim, existem algumas boas práticas para que o seu networking seja eficaz. Tome nota.
Comece já a definir a sua marca pessoal
Se não cultivar a sua rede de contactos dia após dia, quando precisar não vai ter pessoas de confiança das quais se possa socorrer para pedir ajuda ou opiniões. Além disso, como tudo na vida, com a prática vem a competência.
Por isso, comece por pensar naquilo que tem para oferecer e no seu objetivo principal. Tenha em consideração as suas paixões, os seus valores e competências pessoais.
Além disso, reflita sobre o que pretende obter. Ou seja, falamos do seu objetivo: se conseguir um novo emprego, ampliar a rede de contactos para a sua empresa ou até ganhar algum reconhecimento do mercado.
Crie perfis nas redes sociais tendo por base a sua marca pessoal e transmita energia positiva
Para criar uma rede de contactos sólida, crie os seus perfis nas redes sociais (LinkedIn, Facebook ou Instagram) de acordo com a sua marca pessoal. Para isso, utilize fotografias profissionais, mantenha sempre o seu currículo atualizado ou, então, uma apresentação do seu negócio.
Entre as redes mais conhecidas e apropriadas para aumentar a rede de contactos está o LinkedIn, por isso é precisamente nesta rede que deve investir mais. Apesar disso, é também possível juntar-se a grupos relacionados com a sua área de trabalho no Facebook e por isso, deve ajustar o seu perfil tornando-o mais profissional.
O Instagram também pode ser uma rede interessante se o objetivo for dar a conhecer a sua empresa ou ideia de negócio. Caso contrário, coloque esta rede de parte e opte por não misturar a sua vida pessoal com a profissional.
Criar uma assinatura para os seus e-mails ou fazer cartões de visita também pode ajudar se o objetivo for expandir e dar visibilidade à sua empresa. Caso esteja à procura de uma nova oportunidade de trabalho, mantenha sempre uma postura profissional nestas redes e opte por adicionar conexões que possam vir a ser relevantes para o seu crescimento.
Além disso, lembre-se que ninguém gosta de se relacionar com pessoas que espalham má energia, seja em que contexto for. A primeira impressão fica para sempre e não há segundas oportunidades.
Por isso, sempre que estiver a conhecer alguém pela primeira vez garanta que a sua energia é um contributo valioso para quem a recebe. Se estiver a ter um dia mau, guarde-o só para si.
Defina o público-alvo e seja natural e honesto
O seu público-alvo é, normalmente, qualquer pessoa que pode ajudá-lo a conquistar os seus objetivos. Significa que podem ser pessoas como o seu chefe, recrutadores, clientes, investidores, ou qualquer pessoa que seja capaz de influenciar quem tem aquilo que deseja obter atualmente.
Não vale a pena tentar adicionar toda a gente à sua rede de contactos. Afinal, isso não irá trazer qualquer tipo de benefício. O importante é adicionar e manter contacto com pessoas que sejam capazes de o colocar um passo à frente de atingir os seus objetivos.
Por exemplo: se sempre sonhou em trabalhar numa determinada empresa e visualizou uma vaga para a sua área, procure pelo recrutador ou pelo headhunter da empresa em questão no LinkedIn e tente abordá-lo diretamente através da rede.
Além disso, seja sempre natural e honesto. Estabelecer uma ligação real com outra pessoa é uma parte da experiência humana cujo valor é incalculável.
Esteja disponível para ajudar e mantenha o diálogo
É agradável quando lhe oferecem ajuda, certo? Então, seja a pessoa que oferece ajuda. Se estiver preocupado em criar valor e colocá-lo à disposição dos outros, talvez seja agradavelmente surpreendido pelo facto de as pessoas quererem retribuir, mesmo que não o tenha solicitado.
Não deixe ruir a ponte entre si e as suas conexões. Cumpra os favores que aceitou fazer e de vez em quando envie um e-mail ou mensagem.
Toda a gente tem vidas ocupadas e muitas relações acabam por ser perdidas só porque alguém não tomou a iniciativa.
OS BENEFÍCIOS DO NETWORKING
Acesso a oportunidades
Um networking ativo e eficaz irá ajudá-lo a manter-se na mente das pessoas quando surgem novas oportunidades como vagas em determinadas empresas e áreas, por exemplo. Além disso, aumenta ainda a sua probabilidade de conhecer pessoas relevantes.
Se está à procura de emprego, mostre no seu perfil que está disponível através de posts interessantes sobre determinados temas atuais ou crie uma história envolvente onde demonstra o seu valor enquanto profissional, que cative as pessoas.
Aproveite para entrar diretamente em contacto com recrutadores e tire o maior proveito da sua rede de contactos. Precisa de referências? Peça a antigos professores, colegas de trabalho, ao seu chefe anterior ou até mesmo a colegas de curso.
Fortalecimento de relações
Lembre-se: o networking é sobre partilha, confiança e entreajuda para que todos alcancem as suas metas. Assim, seja ativo no seu LinkedIn, crie engagement com os seus contactos diariamente, procure novas oportunidades para eles e fortaleça os relacionamentos.
Quando tem a atitude certa, terá toda a ajuda necessária quando precisar.
Aumento da visibilidade
Um dos benefícios mais importantes do networking para a construção de uma carreira é a visibilidade. Mantenha contacto com profissionais de várias áreas relacionadas com a sua, frequente eventos sociais online e dê-se a conhecer sem medos.
O importante é construir a sua reputação, mostrando ser aquilo que realmente é: um profissional de confiança, com conhecimento e que oferece informações e partilha experiências e competências úteis com quem precisa.
Aumenta as hipóteses de conseguir um novo emprego
Saber responder a anúncios de emprego é crucial nos dias de hoje. Mas se existe uma rede que o pode ajudar durante este processo é precisamente o LinkedIn.
Se se candidatou através de outro site de empregos, opte por ir pesquisar quem é o recrutador da empresa em questão, adicione-o à sua rede de contactos e envie uma mensagem a reforçar a sua candidatura.
Explique o motivo que o leva a querer tanto trabalhar naquela empresa e seja persistente (sem ser exaustivo). Demonstre vontade de trabalhar e de que forma poderá agregar valor ao negócio.
Além disso, no LinkedIn consegue filtrar as suas pesquisas de emprego – o que torna tudo mais simples. Importa ainda referir que também através do Facebook, nos grupos de determinadas áreas em que possa estar inserido, também são publicadas muitas vezes oportunidades de trabalho. Esteja atento, seja sempre profissional e corra atrás dos seus objetivos.
Fonte: e-konomista.pt, 28/12/2021