Toda a gente sabe que ser altamente criativo a toda a hora é impossível, mesmo para as mentes mais geniais.
Se é certo que trabalhar muito é a regra número um que se recomenda para que as grandes ideias apareçam, há uma série de outras dicas de criatividade a ter em conta.
A ciência dá uma ajuda – existem algumas estratégias que estão comprovadas cientificamente que favorecem a criatividade.
Por oposição ao estado de mau humor, que favorece o pensamento analítico, limitando o nosso cérebro ao pensamento lógico, o bom humor deixa espaço para que nosso cérebro aceda mais facilmente a pensamentos estranhos e se torne mais sensível a palpites acertados.
Por isso, não se deixe abater se num dia mau não consegue ter boas ideias – o mau humor, felizmente, é passageiro.
E como se consegue estar de bom humor? Dormir bem, fazer exercício regularmente, obter satisfação no trabalho – são algumas das estratégias de senso comum para alcançar equilíbrio e felicidade, e como consequência, o bom humor.
A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NO MERCADO DE TRABALHO CONTEMPORÂNEO
A criatividade assume um papel fundamental no mercado de trabalho porque é um grande elemento diferenciador.
A criatividade no mundo do trabalho assume diversas formas – não se trata apenas de ter as melhores ideias para desenvolver os melhores produtos – a criatividade estende-se também a todas as áreas das empresas, desde as campanhas de marketing, passando pelas estratégias inovadoras para chegar aos clientes, e terminando na gestão financeira.
Pois é, não se deve descurar a importância da criatividade no que diz respeito aos negócios e à forma de os gerir.
A criatividade é extremamente benéfica para qualquer empresa, de qualquer área de atividade, no sentido de ser o caminho ideal para se chegar a soluções, serviços, produtos e ideias novos, inovadores e diferenciadores. Estas características são a chave para o sucesso da maior parte dos negócios, pois são aquilo que atrai mais e melhores clientes, crescimento económico, e uma grande margem de vantagem relativamente à concorrência.
DICAS DE CRIATIVIDADE PARA O DIA A DIA
Saia da zona de conforto
Às vezes tudo o que precisamos é de sair um bocadinho do nosso ambiente habitual et voilá, começam as ideias a fluir. Caso lhe seja possível – e caso os seus chefes permitam – experimente passar umas horas do trabalho em ambientes diferentes (um parque, uma esplanada, um ambiente que lhe seja favorável). Vai ver que esta dica de criatividade o vai ajudar!
Aposte nas ideias em grupo
A tendência, por vezes, é a de querermos fazer e apresentar as coisas sozinhos. No entanto, se experimentar juntar os seus colegas e reunir ideias entre eles, vai ficar, garantidamente, surpreendido. Além do antigo ditado que “duas cabeças pensam melhor do que uma”, tem outra vantagem: os seus colegas vão analisar a questão “de fora” do problema, o que pode ser uma valia quando é necessário desbloquear alguma questão.
Organize-se
Quando se pensa em dicas de criatividade, associa-se imediatamente a caos e desorganização. Pois bem, líderes de empresas de renome garantem que não é bem assim – se estiver minimamente organizado e estruturado em termos daquilo que quer fazer ou dizer, a criatividade pode começar a fluir por “acréscimo”. Na dúvida, tente esta estratégia!
Pesquise, pesquise e pesquise novamente
Outra das recomendações destes profissionais vai para a recolha de informação da temática em causa. Quanto mais conhecimento tiver do assunto, mais rapidamente vai conseguir pensar de forma criativa pois vai conseguir analisar todos os prismas da situação!
Nenhuma ideia é má ideia
Esta recomendação é absolutamente fundamental. Num processo de recolha de ideias criativas, normalmente recolha essa realizada em grupo, não existe lugar para julgamentos e emissão de opiniões. Nos chamados “brainstorming”, todas as ideias são válidas, pois elas podem iniciar um caminho para uma solução bem criativa de eficaz. Por isso, se ouvir um colega seu a dar a ideia de colocar um carro a voar ou um elefante a conduzir, nada de criticar ou julgar!
Aposte na diversidade
Trabalha no departamento financeiro e precisa de pensar de forma criativa sobre um tema? Chame os colegas das vendas ou do atendimento ao cliente! Diversidade de contextos e de formas de pensar pode ser uma grande mais valia para gerar ideias criativas.
Alargue a rede de colaborações
Alargar a sua rede de contactos a pessoas diferentes, e se possível também criativas, pode ser também uma ótima fonte de criatividade. Ter sempre a mesma rede de pessoas a quem recorrer em contexto de trabalho poderá levar a um ponto de estagnação – já se sabe com que tipo de ideias e formas de trabalhar com que podemos contar por parte delas.
Nunca deixe de discutir ideias com outras pessoas, e procure novos colaboradores!
Fonte: e-konomista.pt, 23/12/2021