associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Estratégias de liderança e motivação no trabalho

in Notícias Gerais
Criado em 17 novembro 2021

Estratégias de liderança e motivação infalíveis e que podem mudar o rumo da sua carreira.

Nunca precisamos tanto de líderes como hoje, mas também nunca nos questionamos tanto sobre o que significa o que as estratégias de liderança e motivação podem trazer de positivo para as equipas. Segundo as teorias mais recentes, “Liderança é a ação coletiva de todas as pessoas que influencia”. 

Muitos estudos mostram que a boa liderança origina a motivação dos funcionários, que por sua vez está intimamente ligada a uma maior produtividade.

Em qualquer contexto de mercado de trabalho, liderança e motivação andam de mãos dadas – a liderança não funciona se não houver motivação. No entanto, diferentes contextos exigem abordagens distintas em termos de liderança, e a motivação varia de pessoa para pessoa, o que torna esta questão algo complexa.

No entanto, uma certeza fica – a de que a boa liderança é aquela que origina motivação por parte de quem é liderado. Mas como conseguir uma liderança que seja eficaz a motivar os outros?

 

QUAIS SÃO AS MELHORES ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO?

Estar a par deste tema é extremamente importante para ter equipas que gostam do que fazem, que sentem que o sucesso da empresa se irá refletir no seu sucesso profissional também.

 

Dar um salário justo

Um salário que esteja acima da média para um determinado ramo de atividade é fundamental para que as pessoas não desmotivem. Além disso, sentem-se valorizadas pelo seio da empresa.

 

Elogiar sempre que se justificar

reconhecimento é talvez o maior objetivo de qualquer trabalhador, em qualquer área. Como tal, é também um grande fator de motivação. Os elogios nunca são demais ou prejudiciais, quando bem aplicados, e podem fazer com que a motivação se mantenha em níveis muito elevados.

 

Dar autonomia

Dar espaço para que os seus colaboradores sintam que eles próprios controlam o seu trabalho, que o líder as vê como responsáveis e adultos, e não que estão com mãos atadas, dependentes do que o líder disser ou fizer, é também importante como fator motivacional.

 

Transmitir que há propósito e valor por detrás do trabalho

A verdadeira liderança foca as pessoas na missão e no significado do seu trabalho. Por isso, a sua missão enquanto líder é criar um propósito para a sua função e para a dos seus colaboradores.

Está provado que acima de um determinado nível salarial os prémios monetários deixam de influenciar a motivação, ao contrário da existência de um projeto com significado para os colaboradores.

 

Promover a formação contínua dos colaboradores

Através da oferta de ações de formação ou outros cursos, permita que os colaboradores possam sempre aprender mais e desenvolver as suas competências. A motivação que advém de pessoas que sentem que estão a ter oportunidade para desenvolver todo o seu potencial em pleno é muito importante.

 

Partilhar responsabilidade no poder

Partilhar o poder não significa atribuir tarefas à equipa. Significa deixar que esta tenha uma participação ativa na definição da estratégia da empresa, e não apenas como executantes de ordens superiores. Interesse-se pela opinião de cada membro da equipa sobre cada projeto – como ela vê a empresa agora, e como espera que evolua.

 

Assumir a responsabilidade

Nas situações de dificuldade, mostre a sua capacidade de gerir imprevistos. É importante “dar o corpo às balas” quando o plano falhar. Não se limite a recolher os louros pelo trabalho dos outros!

 

Palavra-chave: confiança

Não se trata de ser autoconfiante, mas de ser alguém em quem se confia! Além das competências de liderança e motivação, o sentido ético é muito valorizado pelas empresas. Os colaboradores querem líderes que transportem um legado, o da empresa, e que representem em pessoa os valores que a organização defende.

 

Recompense quem merece

É importante premiar os melhores. O líder não deve deixar passar a oportunidade de recompensar devidamente quem merece, quem se destaca pela qualidade do seu trabalho. Ao não o fazer, as pessoas sentirão que o trabalho excecional não compensa, uma vez que os mais e os menos empenhados receberão o mesmo tratamento.

 

Ter as competências de gestão à mão

Não basta seguir todas as estratégias anteriores se for um mau gestor. A administração de recursos – humanos, financeiros, entre outros – continua a ter de ser feita, por isso dedique-se a tornar o projeto que está a desenvolver sustentável e com potencial de crescimento.

 

BENEFÍCIOS DE BOAS ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO  

De entre os inúmeros benefícios da implementação de boas estratégias de Liderança e Motivação para os trabalhadores, contam-se:

  • Mais autoconfiança, que, por sua vez, levam a uma maior capacidade para ultrapassar dificuldades;
  • Um maior volume de produção;
  • Trabalhadores mais leais à empresa;
  • Trabalhadores com melhor saúde física e mental.

Em suma, as estratégias de liderança e motivação são competências altamente valorizadas pelos empregadores. Nesse sentido, se estiver à procura de uma nova oportunidade profissional e prestes a participar numa entrevista, tenha estas dez estratégias em mente e oriente o seu discurso para as experiências pessoais e profissionais em que já revelou possuir capacidade para motivar e liderar.

Fonte: e-konomista.pt