O white paper destaca oito ideias para um maior equilíbrio pessoal e profissional:
- Começar o dia de forma eficiente: Planear o dia com antecedência, evitar distrações, subdividir as tarefas mais complexas e realizá-las no melhor horário possível (cronobiologia).
- Dizer não ao stress: Aceitar e lidar com o erro e as limitações humanas, pedir ajuda aos outros, gerir o tempo sem precipitações, evitar desgastes desnecessários e aprender a dizer “não” sem sentir necessidade de estar constantemente a tentar “agradar” os demais.
- Relaxar: Regular o ritmo cardíaco, melhorar a concentração e incrementar o desempenho através de exercícios respiratórios, posturas de Ioga ou pausas que ajudem a libertar a ansiedade, a fadiga e as sobrecargas emocionais.
- Aprender a negociar: Construir relacionamentos saudáveis, construtivos e duradouros, identificar interesses comuns com interlocutores, objetivos, constrangimentos, assim como as soluções win-win possíveis.
- Deixar de procrastinar: Levar a cabo tarefas enfadonhas e com pouco valor acrescentado, estipular prazos para completá-las, automatizá-las, dividi-la em sub-tarefas e formas de recuperar energia e motivação.
- Melhorar a comunicação: Como definir objetivos de comunicação, necessidades do público-alvo e níveis de atenção, treinando a voz, o discurso, a postura e a linguagem corporal, mesmo à distância.
- Evitar conflitos: Reverter a situação de conflito em três etapas, segundo Steeve Karpman (autor do conceito “triângulo dramático”): reconhecer os factos, compreender o impacto das ações, e criar esquemas e prevenção conflitos futuros.
- Ter confiança em si mesmo: Aprender a expressar-se, interagir sem tensão, gerar colaboração e confiança, assim como valorizar os pontos fortes das pessoas e equipas para promover o seu desempenho, a sua produtividade e os seus resultados.
Fonte: hrportugal.sapo.pt