O preço desta operação é de 15€ para condutores com idade igual ou superior a 70 anos e 30€ para os restantes condutores.
Atenção, se fizer o pedido através dos serviços do IMT Online, beneficia de 10% de desconto.
A validade da carta de condução foi prorrogada, mas a sua revalidação pode ser requerida nos seis meses que antecedem o seu termo de validade e deve ser revalidada de acordo com as idades, para as diferentes categorias de veículos, independentemente da validade inserida no documento.
Afinal quem pode solicitar a revalidação da carta de condução?
- Os titulares de carta de condução Portuguesa com residência em Portugal;
- Os condutores com nacionalidade Portuguesa, titulares de carta de condução obtida em território Português,
- Os residentes em território de um Estado que não seja membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu;
- Os titulares de carta de condução Portuguesa com a condição de serem estudantes em território nacional há pelo menos 185 dias;
A revalidação da carta de condução depende se é condutor de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE, Ciclomotores e Tratores Agrícola; ou se é condutor de veículos das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE, bem como das categorias B e BE e exerça a condução de ambulâncias, de veículos de bombeiros, de transporte de doentes, de transporte escolar, de transporte coletivo de crianças ou de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.
De todo o modo, deve informar-se junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), no sítio IMT Online ou presencialmente num balcão deste Instituto, num Espaço do Cidadão ou junto de um parceiro do IMT. Os documentos de que vai necessitar são: a carta de condução atual, o documento de identificação que contenha a residência habitual em território nacional (por exemplo, o Cartão de Cidadão), o Número de Identificação Fiscal e o Atestado Médico eletrónico.
Se decidir proceder à revalidação digitalmente, precisará do Número de Contribuinte e da sua senha do Portal das Finanças para fazer o registo no IMT online. O preço desta operação é de 15 euros para condutores com idade igual ou superior a 70 anos e 30 euros para os restantes condutores. Atenção, se fizer o pedido através dos serviços do IMT Online, beneficia de 10% de desconto.
Se deixar passar o prazo e conduzir com a carta de condução caducada está a cometer uma infração rodoviária. Se deixar passar mais do que dois anos e até um limite de cinco anos sem renovar a carta, terá de realizar um exame especial, composto por prova prática.
Se deixar passar mais do que cinco anos e até um limite de dez anos sem renovar a carta, terá de completar com aproveitamento um curso específico de formação e realizar um exame especial, composto por prova prática.
Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 3/11/2021