Truques de linguagem corporal que pode usar no trabalho ou noutros contextos para transmitir poder a quem está consigo.
- Endireitar as costas
Manter as costas direitas permite-lhe ficar bem-visto perante os seus trabalhadores, chefes ou colegas de trabalho e ainda lhe vai transmitir confiança.
Existem vários estudos que ligam a postura correta à sensação de poder e de alegria.
- Encostar-se na cadeira
Uma pose clássica de poder é encostar as costas à cadeira. Deste ato até se diz que liberta altos níveis de testosterona.
Lembra-se da imagem de marca do filme “O Padrinho” com Marlon Brando encostado à cadeira, por vezes a fazer festas a um gato? Pois é isso que pode de fazer mais vezes. Encostar-se á cadeira.
- Juntar as pontas dos dedos
Outro gesto de poder (e que parece saída de um vilão de cinema ou de um jogador de xadrez) que pode fazer é juntar as pontas dos dez dedos das mãos. Este gesto transmite confiança, competência e atenção, para quem o testemunha.
Com este truque também consegue passar uma imagem de competência.
- Entrelaçar os dedos
Semelhante a unir as pontas dos dedos é entrelaçar os dedos das duas mãos, formando uma espécie de globo com as mãos unidas. Passará autoridade e importância ao adotar este gesto.
- Dar um aperto de mão firme
Passe força no seu aperto de mão para transmitir uma imagem de poder. Neste gesto há até um detalhe a considerar: estender a mão com a palma para cima dá primazia à outra pessoa no aperto de mão, enquanto estender a mão com a palma para baixo mostra dominância.
- Olhar para o meio dos olhos
Encare uma pessoa olhos nos olhos e não olhe para o chão ou para outros locais. Quem desvia um olhar desvia também o seu poder.
Chama-se “olhar de poder” ao olhar que encara o “terceiro olho” de uma pessoa. Fixe o olhar no centro da testa do seu interlocutor para transmitir poder sobre a conversação.
- Separar bem as pernas
A pessoa segura de si não tem problemas em ocupar espaços. Ela dá normalmente algum espaço entre os pés, mostrando estabilidade e segurança.
- Não se mexer muito
Movimentos constantes com os pés, as mãos ou a cabeça dão uma impressão de nervosismo, ansiedade ou de falta de honestidade. Quando mais estável permanecer, mais poderoso e confiante de si aparentará estar.
Fonte: Economias.pt