Quantos emails envia por dia para os seus superiores, clientes e para os seus colegas de trabalho?
Tem algum cuidado quanto à linguagem usada?
Além de evitar cometer erros ortográficos nos emails também deve ter a preocupação de evitar usar algumas palavras menos inspiradoras. Tenha em atenção também o uso de maiúsculas (Caps Lock): é como se estivesse a gritar à outra pessoa.
- Cena
A palavra “cena” é utilizada para tudo e mais alguma coisa. Deve evitar utilizar palavras corriqueiras nos seus contactos profissionais, emails incluídos. É a sua imagem (e da empresa) que está em jogo.
- Coisa
Ainda mais usado que “cena” é a palavra “coisa” que serve para catalogar tudo sobre o qual não se encontra o nome devido (que até foi inventando por alguém com uma determinada razão). Não mostre a sua falta de imaginação com o uso da palavra “coisa”. Seja formal na sua escrita.
- ASAP
Usar o termo “ASAP” num email é colocar pressão no recetor da mensagem eletrónica. O ideal é colocar um prazo para a tarefa/assunto do email e explicar a situação, em vez de adicionar simplesmente trabalho e preocupação a quem já os tem em abundância.
- FYI
Pode parecer que está a ser simpático e prestável ao reencaminhar um email e ao dar a conhecer a alguém o desenrolar de uma situação, mas está na verdade a obrigar alguém (o recetor) a perder tempo, para enquadrar-se num determinado assunto. O recomendável é falar diretamente com essa pessoa sobre os desenvolvimentos.
Fonte: economias.pt