associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Saiba como tornar-se num líder mais empático

in Notícias Gerais
Criado em 17 setembro 2021

Para capacidade de compreender emocionalmente outra pessoa, a empatia já é considerada uma das dez tendências corporativas mais importantes para os próximos anos, avança a Forbes. 

  1. Pratique o autoconhecimento

Para se tornar num bom líder, o profissional deve procurar conhecer-se a si mesmo e ao seu propósito na empresa. Essa jornada de autoconhecimento também deve ser incentivada entre os colaboradores, aumentando a sensação de pertença à equipa.

 

  1. Dê feedbacks

A transparência e o diálogo também devem estar no centro da liderança baseada na empatia. Os colaboradores devem-se sentir à vontade não somente para darem ideias e expressarem sua opinião, mas também para pedirem avaliação sobre o seu próprio desempenho.

 

  1. Peça feedbacks

Como líder, pedir um feedback aos colaboradores mostra uma característica importante para a convivência empática: a vulnerabilidade. Se a equipa é capaz de olhá-lo como um igual, eles tornam-se cada vez mais próximos e abertos a possibilidades.

 

  1. Capacite sua equipa para a autogestão

Um dos sinais mais claros de uma boa liderança, é quando uma equipa consegue tomar as próprias decisões. Incentivar a autogestão com muitas perguntas e poucas respostas prontas é uma forma de fazer com que os colaboradores também se sintam ao comando. “

 

  1. Invista numa equipa plural

Não existe liderança empática sem a diversidade e a inclusão, e o mercado fomenta cada vez mais iniciativas que abracem a pluralidade de grupos e ideias.

 

  1. Reconheça um bom trabalho

Dar atenção para o que as pessoas estão a fazer e elogiar aquilo que sai melhor do que o esperado é um ponto importante para o envolvimento e motivação de uma equipa, destaca Susanne de Andrade. O profissional sentir-se-á ainda mais valorizado se o reconhecimento acontecer nos projetos que ele liderou.

 

  1. Valorize o merecimento

Nos modelos modernos de gestão, a performance deve ser avaliada com base no talento e no esforço, sem que os líderes levem em conta vantagens e privilégios de cada colaborador. Dessa forma, a melhor ideia é sempre priorizada, independentemente de quem a tenha tido.

 

  1. Acerte na contratação

A empatia de um líder começa no momento da formação da sua equipa. Esta deve ser pensada com base na capacidade de aprendizagem dos colaboradores, e não apenas no seu histórico profissional.

Fonte: hrportugal.sapo.pt, 16/9/2021