Esta possibilidade é apenas válida para quem tem 25 anos ou mais e não precise de alterar nenhum dado pessoal do cartão.
A partir de hoje, dia 5 de maio, vai passar a ser mais simples renovar o Cartão de Cidadão (CC). De acordo com um comunicado emitido pelo Governo, os cidadãos com 25 anos ou mais, não sujeitos ao regime do maior acompanhado, vão receber em casa, com a antecedência de 60 dias antes do fim do prazo de validade do CC, uma carta PIN com os códigos do novo cartão e uma referência multibanco para pagamento da renovação.
Se não precisarem de alterar dados pessoais do Cartão de Cidadão, designadamente, nome, assinatura, fotografia, morada ou contactos, devem fazer o pagamento da referência multibanco no prazo indicado e, posteriormente, receberão o novo cartão em casa.
Recorde-se que, até aqui, a renovação automática do Cartão de Cidadão implicava a confirmação por mensagem SMS, que agora é feita de forma espontânea com o envio automático da carta PIN.
No comunicado é ainda referido que, após a receção da carta PIN e pagamento da referência multibanco, o Cartão de Cidadão será enviado por correio para a morada do seu titular. Por razões de segurança, é entregue exclusivamente ao próprio titular e, para garantir que tal acontece, será solicitada a apresentação de um documento oficial com fotografia, como o cartão de cidadão caducado, o passaporte ou a carta de condução.
Se não estiver em casa no momento da entrega, deve levantar o Cartão de Cidadão numa Loja CTT, indicado no aviso deixado na caixa de correio. Caso não levante o seu CC NA loja CTT, este será enviado para o balcão do IRN (Instituto dos Registos e Notariado) indicado na carta PIN, onde poderá ser levantado após agendamento prévio.
Fonte: e-konomista.pt, 5/4/2021