Falar em público é considerado por muitos uma experiência aterradora.
Pode ser extremamente complicado controlar os nossos nervos quando procuramos transmitir uma mensagem clara e inspiradora a um grupo alargado de pessoas.
Segundo Mark Twain existem apenas dois tipos de palestrantes: os nervosos e os mentirosos. Todavia a verdade é que existem algumas formas eficazes de conseguir reduzir a ansiedade destes momentos.
- Coloque-se nos “sapatos” das outras pessoas
O nosso nível elevado de nervosismo pode impedir que sejamos capazes de considerar a adequadamente as outras pessoas. Estamos tão preocupados em não cometer erros e nas exatas palavras que queremos expressar que esquecemos que o mais importante é mesmo conseguir cativar a atenção dos outros.
Antes de elaborar o seu discurso ou imaginar o que vai querer dizer deve sempre pensar na sua audiência. Compreenda que são e o que mais lhes interessa. Adapte o seu discurso à personalidade do grupo e ao ambiente geral. Procure sempre acrescentar valor à audiência.
- Esteja disponível para receber feedback sincero
Como qualquer outro skill a única forma de se tornar melhor a falar em público passa por uma repetição. Terá que praticar bastante e, sobretudo, ser capaz de compreender o feedback que recebe dos outros. Deverá estimular este tipo de partilha e procurar perceber a opinião dos outros relativamente ao seu estilo e conteúdo. Mais tarde poderá adaptar o seu discurso de acordo com alguns elementos do feedback que foi recebendo. A ideia será ir conseguindo cada vez mais aperfeiçoar a sua técnica.
- Lembre-se: o conteúdo é o mais importante
Todos queremos garantir que conseguimos causar uma boa impressão. Esta avaliação externa é obviamente importante, todavia este não deve ser o seu único foco. Mais importante que tudo o resto é assegurar que acredita no que está a dizer e que realmente é apaixonado pelo tema que irá abordar. Isto é algo incrivelmente poderoso, capaz de cativar audiências. Quanto mais for capaz de demonstrar a sua paixão pelo tema, maiores serão as probabilidades de assegurar que a sua palestra é eficaz, garantindo que se sente mais confortável e confiante.
- Tente não se apoiar muito em notas
No momento do discurso é certo que pode ser bem mais confortável ter a seu lado umas notas ou um documento escrito que possa ler. No entanto este hábito não é ideal, visto que irá criar uma “barreira” entre si e a sua plateia. O seu discurso irá parecer menos sincero e terá assim menos capacidade de se conectar.
Ao preparar o discurso claro que deve construir notas, no entanto quando o momento chegar deverá confiar nas suas capacidades de se lembrar do que quer realmente abordar.
- Identifique a sua maior preocupação e procure uma solução
Existem muitos diferentes elementos que podem contribuir para o medo de falar em público. Falar para uma plateia de desconhecidos, a possibilidade de esquecermos o que queremos dizer, ser pouco inspirador, etc. Cada pessoa poderá ter diferentes preocupações.
Torna-se assim fundamental ser capaz de identificar exatamente o que está a causar mais preocupação e procurar de seguida uma solução. Caso, por exemplo, tenha medo que o seu discurso esteja algo aborrecido e pouco inspirador, então experimente testar primeiro o mesmo junto de um grupo de amigos e familiares. Caso o seu maior medo seja esquecer certas partes, então procure reforçar os slides ou criar notas adicionais que possam guiar o discurso.
Fonte: foreveryoung.sapo.pt, 8/3/2021