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Problemas com Multibanco? Saiba como resolver

in Notícias Gerais
Criado em 28 dezembro 2020

Se o seu cartão já foi retido pela máquina Multibanco, saiba como agir face a este e outros problemas que possam acontecer.

Problemas no Multibanco podem surgir e há que saber como resolvê-los. Neste artigo, explicamos-lhe como deve agir nestas situações.

O Multibanco já conta 35 anos de existência e continua a ser um recurso muito utilizado pelos portugueses que ali recorrem para os mais variados movimentos bancários. Apesar do uso cada vez mais frequente do homebanking que, pela sua eficácia e segurança, conquista cada vez mais adeptos, o uso da rede Multibanco permanece recorrente.

O Multibanco disponibiliza cerca de 60 funcionalidades. E muitas delas visam operações que excedem largamente a sua gestão de conta, como por exemplo, o pagamento de compras ou a aquisição de bilhetes de transporte.

Nos últimos dois anos, a rede bateu mesmo recordes de utilização. De acordo com os dados do site do Multibanco, só no 1º semestre de 2020, foram realizadas mais de 717 milhões de operações nos ATM (Automatic Teller Machine) e TPA (Terminal de Pagamento Automático), nas quais estiveram envolvidos cerca de 36 mil milhões de euros.

Neste momento, a rede Multibanco possui aproximadamente 12 mil caixas automáticas, mais de 337 mil TPA e mais de 23,7 milhões de cartões em circulação.

Fiável e com uma vasta rede de serviço, o Multibanco não está completamente imune a incidentes, ou aparentes problemas de funcionamento. Existem, contudo, alguns problemas no Multibanco mais frequentes e é sobre eles que nos vamos debruçar neste artigo.

Como lidar com problemas no Multibanco

Seguramente que já se confrontou com algum detalhe que o tenha surpreendido enquanto levantava dinheiro no Multibanco ou quando ali depositava numerário. Pode ser um momento de stress e algum nervosismo. Incidentes como a captura de cartão; demora excessiva nas operações ou erros no registo dos montantes movimentados ou até rejeição do cartão podem ocorrer.

Nestas situações, é importante manter a calma e agir em conformidade.
As normas do bom senso ditam que o controlo da situação está ao nosso alcance e, além disso há que ter em conta que as entidades bancárias têm regras de funcionamento, onde estão previstas grande parte destas tipologias de incidente.

Nestas ocasiões, o banco apresenta-se como uma entidade segura e de confiança, onde pode encontrar todos os esclarecimentos e indicações acerca de como deve solucionar o seu problema. Caso a agência bancária esteja encerrada, deve aceder ao serviço de atendimento telefónico e dar conta do ocorrido.

Caso o banco emissor do seu cartão coincida com a agência onde ocorre o incidente, aproveite para tentar obter o apoio necessário no local.

Lembre-se sempre que pode sempre recorrer ao homebanking, como um canal alternativo e seguro para fazer as suas operações bancárias.

Como resolver os problemas no Multibanco

Desde a rejeição do cartão, que pode simplesmente dever-se a um erro de leitura do seu chip, passando pela disparidade entre o valor de registo e o valor entregue em numerário, passando pela rejeição de notas, por identificação de que serão falsas, são inúmeros os incidentes que podem ocorrer no uso de um Multibanco.

Pode consultar mais detalhes sobre estes incidentes neste caderno do Banco de Portugal.

E se demorar muito tempo?

As caixas automáticas têm tempos de resposta definidos para cada operação. Pode acontecer que, caso esses tempos sejam excedidos, as operações sejam interrompidas. Com calma, deve aguardar, pelo aviso de que o tempo terminou e que deve repetir a operação.

 

Sintetizamos neste quadro alguns dos problemas mais frequentes e do que deve fazer.

 

O QUE PODE ACONTECER?

COMO AGIR?

 

O Multibanco reteve o cartão, após uma operação.

O cliente deve contactar de imediato o banco emissor do cartão que pode estar caducado. A máquina pode igualmente ter avariado. Mas pode também haver o risco de alguma fraude. Sobretudo se, ao mesmo tempo, surgir mensagem para retirar o cartão. Sem perder de vista o cartão, procure apoio na agência.

 

Apesar de debitado na conta, o montante do levantamento não foi dispensado.

Se o numerário não for dispensado, haverá lugar a uma retificação automática daquele valor. Se assim não acontecer, deve apresentar uma reclamação junto do banco emissor do cartão com prova do recibo.

 

O levantamento não lhe devolveu a totalidade do valor pedido, apesar de debitado na conta.

Deve efetuar uma reclamação junto do seu Banco, acompanhada do talão da operação e identificar o local, data e hora em que a fez.

 

Fez um levantamento, mas o Multibanco não disponibilizou recibo.

Se precisar de um comprovativo do levantamento pode obter uma 2ª via do talão, usando o cartão com que efetuou a transação e selecionando um destes caminhos:

·        Consultas > Consultas Operações Cartão no MB > 2ª Via de Talão > Introduzir a data pretendida e Selecionar uma das operações apresentadas.

·        Consultas > Consultas Operações Cartão no MB > Consultas anteriores a uma data > Introduzir a Data Pretendida

 

As notas do levantamento não foram recolhidas a tempo.

O protocolo de segurança bancária obriga a um tempo limitado para recolha das notas pelo cliente. Se o tempo é ultrapassado, a máquina recolhe-as. O valor do levantamento é regularizado na conta mas deve registar o sucedido junto do seu banco. 

 

Fonte: Saldo Positivo.pt, 28/12/2020