O telemóvel é rei quando se fala em consumo digital. Dados apontados pela Páginas Amarelas indicam mesmo que, do total de tempo investido por utilizadores em canais e plataformas digitais, 70% aposta no smartphone.
Com isto em mente, o mobile marketing poderá ser uma ferramenta útil, especialmente numa altura em que o comércio electrónico ganha terreno.
A responsável da Páginas Amarelas reuniu, por isso, cinco dicas para ajudar negócios de pequena e média dimensão a tirarem o melhor partido possível da ligação que os consumidores têm com os seus telemóveis:
1 – Criar conteúdo específico: adaptar conteúdo que não foi originalmente desenvolvido para mobile pode originar questões de compatibilidade entre a mensagem e o canal. Um bom princípio é pensar primeiro nos requisitos do mobile e depois na informação que se quer passar;
2 – Tornar a comunicação ágil: a integração de um chatbot para resposta a pedidos em tempo real pode fazer a diferença num tipo de acesso altamente imediatista. A existência de um “assistente” baseado em inteligência artificial e disponível 24 horas por dia permite reduzir frustrações associadas a tempos de espera;
3 – Deixar as imagens “falar”: quando associadas a um design responsivo, as imagens, infográficos e vídeos desempenham um papel de fundo na retenção das mensagens. Incluir imagens chamativas e alinhadas com o objectivo também permite criar “zonas de respiração” ao longo do movimento de scroll;
4 – Recorrer a call to actions: as pesquisas efetcuadas em mobile são simplificadas e dirigidas à resposta a uma necessidade concreta. Integrar botões com call to actions como “Saiba Mais”, “Comece aqui” ou “Adicione ao Carrinho” permite orientar os utilizadores na navegação;
5 – Tirar partido da localização: abordar o utilizador sabendo onde se encontra ou para onde se dirige permite uma abordagem mais segmentada e focada nos seus interesses, necessidades e preferências. Através de uma aplicação, a georeferenciação transforma-se numa ferramenta ao serviço da experiência do utilizador em mobile.
Fonte: marketeer.sapo.pt, 2/12/2020