O Banco de Portugal presta um serviço de valorização de notas, que “recupera” notas danificadas, entregando aos seus proprietários o contravalor das mesmas, depois de cumpridos determinados requisitos.
O serviço de valorização é um serviço público do Banco de Portugal, que, desta forma, procura garantir uma maior confiança do público na utilização das notas de euro.
O banco central analisa, gratuitamente, as notas apresentadas, obedecendo a critérios rigorosos, que determinarão a devolução, ou não, do contravalor das notas a quem as apresenta. Esses critérios aplicam-se a todos os países da área do euro.
Só há direito a reembolso se:
- As notas forem genuínas; e
- No caso das notas de euro, se for possível reconstituir, pelo menos, metade da nota. No caso das notas de escudo, se for possível reconstituir, pelo menos, 75% da nota.
As notas que tenham sido intencionalmente mutiladas ou danificadas também não serão reembolsadas.
O que fazer para ser reembolsado
Se tem notas danificadas, dirija-se a uma das tesourarias de atendimento ao público do Banco de Portugal, em Lisboa, à Filial do Porto, às agências do Banco de Portugal em Braga, Viseu, Coimbra, Évora e Faro, ou às Delegações Regionais da Madeira ou dos Açores, e inicie o processo de valorização das suas notas.
Ser-lhe-á pedido que se identifique e que entregue as notas para valorização. Em troca, o Banco de Portugal entregar-lhe-á um documento de quitação.
Em alternativa, pode enviá-las ao Banco de Portugal, através de correio registado com “serviço especial de valor declarado” . Para tal, necessita de dois envelopes:
- o primeiro envelope deve conter a nota danificada e ser fechado com a indicação no exterior “Contém numerário” e a discriminação das notas que seguem no interior;
- o segundo envelope, onde deve ser colocado o primeiro envelope, terá de ser enviado através de “serviço especial de valor declarado” para:
Banco de Portugal
Apartado 81
2584-908 Carregado
Deve identificar-se (cartão de cidadão ou passaporte, morada, contacto telefónico e correio eletrónico) e fornecer os dados necessários para a realização de transferência bancária.
O que acontece depois
Os fragmentos das notas entregues ao Banco de Portugal são enviados para o serviço de valorização de notas, que funciona no Complexo do Carregado.
O serviço utiliza técnicas de reconstituição dos fragmentos das notas e de aferição da sua genuinidade, que permitem apurar o valor a devolver aos seus proprietários.
Esse valor será creditado nas contas dos proprietários, caso o IBAN tenha sido comunicado ao Banco. No caso de este não ter sido comunicado, os proprietários serão notificados de que devem dirigir-se a qualquer tesouraria do Banco de Portugal para receberem o seu contravalor. Ser-lhe-ão, igualmente, devolvidos os fragmentos das notas que não foram valorizados.
Conheça os números de 2019
O Banco valorizou 37 455 notas danificadas ou mutiladas, sendo 36 688 de euro e 767 de escudo. O valor apurado para pagamento foi de 1,3 milhões de euros, correspondendo 99% desse valor a notas de euro.
Conheça situações reais
São muitos os casos com que o Banco de Portugal se depara no serviço de valorização de notas. Os mais comuns são notas danificadas por incêndios, humidade, roedores, bolores ou por terem sido enterradas, normalmente em caixas que contiveram alimentos ou embaladas em plásticos reutilizados. Também já recebemos notas deterioradas por terem estado num recipiente de vinho tinto e, até, notas deterioradas por ação da água salgada.
No entanto, a situação mais dramática foi, sem dúvida, a dos incêndios de 2017. Nesse ano, o Banco valorizou 38 000 notas (o correspondente a 1,4 milhões euros), das quais 4000 (o correspondente a 112 mil euros) foram provenientes dos incêndios.
Fonte: executivedigest.sapo.pt, 2/11/2020