associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Cinco dicas para aprender identificar competências de liderança nos seus colaboradores

in Notícias Gerais
Criado em 11 setembro 2020

Um dos principais desafios que se colocam ao líder é o saber identificar quais dos seus colaboradores possuem o potencial para ocupar futuros cargos de liderança dentro da empresa. Tarefa simples? Nem por isso.

O líder tem de conseguir alcançar os objectivos com rapidez, tem de saber lidar com pessoas tem de conseguir conduzir os seus colaboradores pelo melhor caminho. Algumas pessoas nascem com a capacidade de desenvolver com estas características, sendo que dentro da organização é obrigação do líder  descobrir quais os colaboradores  que se enquadram nesse padrão, de forma a garantir que sejam orientados por um plano de desenvolvimento de carreira.

A selecção desses colaboradores não pode ser nem intuitiva nem apressada, existindo alguns indicadores básicos que  ajudam o líder a perceber qual a propensão de cada colaborador para se ele próprio num novo líder.

  • Capacidade para lidar com pessoas – o líder deve observar quais os colaboradores que conseguem lidar melhor com os outros. Um bom líder é aquele que se mostra apto a conviver com as diferenças, que conversa com todos os colegas, que procura ajudá-los, que respeita a opinião do próximo e que se preocupa com o desenvolvimento do grupo.
  • Adaptação a distintos cenários – hoje o universo corporativo é feito de transformações. Se uma organização tiver necessidade de alterar o seu modelo de negócio, os colaboradores devem conseguir adaptar-se, de modo maneira a que continuem as suas tarefas com vista ao seu desenvolvimento pessoal e da organização. Se um colaborador mudar de equipa, também precisa de adaptar ao novo grupo. Nesta situação, o líder deve ficar atento aos elementos da equipa  que lidam bem com essa e outras mudanças.
  • Capacidade de liderar grupos e projectos – há trabalhos que a equipa precisa de realizar em conjunto. Durante a sua execução, o líder deve conseguir observar que alguns elementos passam a ocupar posições de liderança, ficando responsáveis por rever o projecto ou pela sua entrega dentro do prazo. Isso revela que esse colaborador é proactivo e conseguem gerir a equipa.
  • Valoriza a cultura do feedback – com vista a desenvolver e a gerar resultados, os colaboradores precisam de ser conduzidos, aqui surge o feedback. O retornos construtivo é essencial para que o colaborador perceba quais os pontos que precisa de melhorar. Durante o feedback, o líder consegue analisar quais os colaboradores que acolhem bem tanto os elogios como as críticas e procuram melhorar após estas últimas, pois os que acatam os desafios, valorizam a importância da cultura do feedback.
  • Atenção ao resultado e rápida aprendizagem – colaboradores que demonstram rapidez na aprendizagem de novas funções e tarefas poderão ter maior propensão a se tornarem em bons líderes. Um bom líder precisa de estar sempre actualizado, pelo que é fundamental que tenha a skill de aprender rapidamente novos temas.

Fonte: hrportugal.sapo.pt, 11/9/2020