Um dos principais desafios que se colocam ao líder é o saber identificar quais dos seus colaboradores possuem o potencial para ocupar futuros cargos de liderança dentro da empresa. Tarefa simples? Nem por isso.
O líder tem de conseguir alcançar os objectivos com rapidez, tem de saber lidar com pessoas tem de conseguir conduzir os seus colaboradores pelo melhor caminho. Algumas pessoas nascem com a capacidade de desenvolver com estas características, sendo que dentro da organização é obrigação do líder descobrir quais os colaboradores que se enquadram nesse padrão, de forma a garantir que sejam orientados por um plano de desenvolvimento de carreira.
A selecção desses colaboradores não pode ser nem intuitiva nem apressada, existindo alguns indicadores básicos que ajudam o líder a perceber qual a propensão de cada colaborador para se ele próprio num novo líder.
- Capacidade para lidar com pessoas – o líder deve observar quais os colaboradores que conseguem lidar melhor com os outros. Um bom líder é aquele que se mostra apto a conviver com as diferenças, que conversa com todos os colegas, que procura ajudá-los, que respeita a opinião do próximo e que se preocupa com o desenvolvimento do grupo.
- Adaptação a distintos cenários – hoje o universo corporativo é feito de transformações. Se uma organização tiver necessidade de alterar o seu modelo de negócio, os colaboradores devem conseguir adaptar-se, de modo maneira a que continuem as suas tarefas com vista ao seu desenvolvimento pessoal e da organização. Se um colaborador mudar de equipa, também precisa de adaptar ao novo grupo. Nesta situação, o líder deve ficar atento aos elementos da equipa que lidam bem com essa e outras mudanças.
- Capacidade de liderar grupos e projectos – há trabalhos que a equipa precisa de realizar em conjunto. Durante a sua execução, o líder deve conseguir observar que alguns elementos passam a ocupar posições de liderança, ficando responsáveis por rever o projecto ou pela sua entrega dentro do prazo. Isso revela que esse colaborador é proactivo e conseguem gerir a equipa.
- Valoriza a cultura do feedback – com vista a desenvolver e a gerar resultados, os colaboradores precisam de ser conduzidos, aqui surge o feedback. O retornos construtivo é essencial para que o colaborador perceba quais os pontos que precisa de melhorar. Durante o feedback, o líder consegue analisar quais os colaboradores que acolhem bem tanto os elogios como as críticas e procuram melhorar após estas últimas, pois os que acatam os desafios, valorizam a importância da cultura do feedback.
- Atenção ao resultado e rápida aprendizagem – colaboradores que demonstram rapidez na aprendizagem de novas funções e tarefas poderão ter maior propensão a se tornarem em bons líderes. Um bom líder precisa de estar sempre actualizado, pelo que é fundamental que tenha a skill de aprender rapidamente novos temas.
Fonte: hrportugal.sapo.pt, 11/9/2020