Podem surgir como uma alternativa ao desemprego ou resultarem de um desejo pessoal que sempre existiu. Independentemente do motivo, todos os novos negócios querem o mesmo, atingir o sucesso.
Para que isso aconteça, precisam de planos, de estratégia, de dinheiro e de mercado. Mas, sobretudo, de equipas que se mantenham focadas.
Seja qual for o objectivo, o caminho para o sucesso tem obstáculos, o site Conta Connosco elaborou uma lista com cinco erros que os empreendedores não podem cometer.
- Evite dispersar-se. É fundamental que mantenha o foco
Mantenha-se fiel aos seus objectivos, àquilo que é o seu produto, o seu mercado e a sua estratégia. É isto que é essencial. Por isso, ignore a tentação de fazer tudo o que lhe passa pela cabeça, mantenha-se focado no que é mais importante. Por isso, dedique o tempo que tem disponível aos seus objectivos principais. Se achar que o termo “multitasking” é um bom aliado, facilmente percebe que demora mais tempo a concluir aquilo a que se propõem e que os níveis de stress aumentam.
- Não descure o tempo. A produtividade da sua equipa está ligada à gestão
O tempo deve ser usado com sabedoria, é este o truque para se ser produtivo. Quando lançar uma empresa, procure utilizar o tempo que tem disponível no alcance das tarefas que tem em mãos. É importante trabalhar para alcançar os objectivos, mas também deve estar preparado para o inesperado. Crie rotinas, calendários e mantenha-se disciplinado. Se não conseguir fazer uma boa gestão do seu tempo, dificilmente cumpre prazos.
- Não ignore a concorrência. Saiba tudo sobre o mercado
O empreendedor deve conhecer o mercado em que actua na perfeição, para poder adiantar-se, inovar ou lucrar com as desvantagens dos concorrentes. Saber como se posicionar e como tirar partido das características que diferenciam o seu negócio, pode ser uma das melhores armas para a liderança do sector.
- Aposte sempre na inovação. É importante surpreender
As pessoas gostam da descoberta e da novidade. É importante que não descure a capacidade de surpreender os seus clientes, consumidores ou parceiros ao longo do tempo. Com novos serviços, produtos ou reformulação dos mesmos. Se não o fizer, depressa pode surgir um concorrente que vai fazê-lo por si. O enfoque na satisfação do cliente também passa por surpreendê-lo.
- Uma boa equipa reflecte uma boa liderança. E isso reflecte-se nos resultados
As competências técnicas são precisas, mas não descure o investimento nas competências pessoais. É importante que saiba motivar a sua equipa (e manter-se motivado) quando o cansaço acusa ou quando a empresa está a passar por uma fase de abrandamento. Crie uma filosofia de trabalho e uma cultura empresarial que permita que os colaboradores se exprimam e possam sentir-se à vontade com o seu líder. Para que possam discutir problemas e encontrar soluções.
Fonte: hrportugal.sapo.pt, 13/8/2020