associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Esta característica (aparentemente inofensiva) gera emoções negativas no trabalho

in Notícias Gerais
Criado em 06 agosto 2020

Ser multitask pode ser prejudicial aos profissionais, na medida em que interrupções constantes originam tristeza, medo e contribuem para a criação de um ambiente de trabalho tenso, revela um estudo recente da Universidade de Houston, divulgado pela “Valor Económico”

O jornal brasileiro avança que a pesquisa procurou perceber o que influencia as emoções dos profissionais durante as tarefas de trabalho. E explica que os investigadores, que também incluem profissionais da Universidade da Califórnia e da Texas A&M University, utilizaram um algoritmo para analisar a manifestação de emoções no rosto de profissionais durante um trabalho escrito. Parte dos participantes foi interrompido uma vez para responder no início da sessão de escrita a alguns e-mails. A distracção à qual foram submetidos na tarefa principal foi restrita. O outro grupo, por sua vez, era frequentemente interrompido e solicitado a responder aos e-mails imediatamente.

De acordo com Loannis Pavlidis, da Universidade de Houston e autor principal do estudo, os resultados indicam que os profissionais, que precisaram de ser multitask e conciliar a tarefa da escrita à resposta dos e-mails, mostraram-se mais apreensivos e tristes do que aqueles que estavam a maior parte do tempo focados num único trabalho. «Ser multitask impõe uma carga mental pesada que está associada a um aumento de stress e parece desencadear uma certa tristeza. A questão do medo que verificámos está enraizado na antecipação de quando ocorrerá a próxima interrupção», diz o investigador, citado pelo “Valor Económico”.

No caso, por exemplo, dos trabalhadores que precisaram de parar para responder ao e-mail apenas uma vez, houve a manifestação de um elemento de raiva, mas os prováveis efeitos emocionais negativos não perduraram por muito tempo após os e-mails serem respondidos. Na sua análise, o carácter «omnipresente e contínuo» da prática multitask desencadeia uma série de emoções negativas nos profissionais, o que pode gerar um ambiente de trabalho tenso.

Assim, aconselha-se que as organizações devem estar atentas às práticas multitask para criar um ambiente de trabalho mais coeso e positivo.

Fonte: hrportugal.sapo.pt, 6/8/2020