Procurar soluções a partir dos erros, retirar lições de falhas que possam causar algum tipo de prejuízo e transformar em motivação o “fracasso” é uma qualidade que, muitas vezes, pode – e deve – ser aprendida.
Colaboradores que estejam sempre dispostos a actualizarem-se e que sejam proactivos constituem uma força capaz de contornar diferentes obstáculos procurando sempre o sucesso, assinala a “Contemporânea RH”. Este é o maior valor que pode estar presente nos Recursos Humanos de uma empresa.
Desta forma, é importante que o líder seja sempre capaz de construir na sua equipa a mentalidade de que é preciso aprender com os erros e de saber que, em muitos casos, é a persistência que traz os resultados desejados e que é através de tentativas que se descobrem inovações surpreendentes.
Quer mostrar à sua equipa como ela pode, não só superar os erros, mas aprender com eles?
- É impossível fazer de forma diferente se não acontecer uma mudança
Um bom líder que esteja à frente de uma grande equipa precisa saber mostrar aos colaboradores que não é possível obter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Se algo não está a resultar nem a dar os resultados desejados, significa que é a altura de intervir de forma inteligente, motivando a equipa, para que os seus elementos não sejam vencidos pelo desânimo, mas encorajando-os a tirar bom proveito dessa situação. É necessário estimular a proactividade.
- Mantenha um canal aberto com a sua equipa
Quando os erros acontecem, não os veja como incompetência dos colaboradores. Uma falha pode ser causada por erros de comunicação ou falta de planeamento, por exemplo. Certifique-se que existe sempre um canal aberto de diálogo entre os colaboradores e o líder. Desta forma, em vez de justificar erros ou simplesmente querer repará-los, surgem soluções e acordos entre as duas partes para que a empresa, ao solucionar um erro possa crescer com ele.
- Use a inteligência
Aprender com os erros e saber modificar acções, procurando novas estratégias cada vez mais adaptadas a cada situação, é o princípio da “inteligência de mercado” na qual se procura encontrar, aplicar e testar soluções que possam de forma efectiva alavancar bons resultados.
- Os erros devem contar como experiência
Na medida em que se adquire mais experiência, torna-se cada vez mais fácil “prever crises” e antecipar-se a elas, diminuindo consideravelmente a reincidência dos erros.
Fonte: hrportugal.sapo.pt, 5/8/2020