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Cinco dicas para criar um plano de negócios eficaz para a sua empresa

in Notícias Gerais
Criado em 20 julho 2020

Muitas empresas e empreendedores tendem a iniciar a sua actividade sem um planeamento estratégico do seu negócio.

Este tipo de precipitação pode muitas vezes levar a erros graves que dificultam o desenvolvimento das empresas, podendo condená-las ao fracasso numa fase muito prematura.

 Por isso, se pretende que a sua empresa ou o seu negócio tenha uma base sólida, que até possa cativar investidores e parceiros profissionais, é essencial criar um plano de negócios eficaz. O site Doutor Finanças deixa cinco dicas que o podem ajudar a criar um plano empresarial de sucesso para a sua empresa.

1 – A pressa é inimiga da perfeição. Leve o tempo necessário para criar o seu plano de negócios
Se está a pensar em criar o seu plano de negócios é importante que saiba que este documento não se faz do dia para à noite. Para criar um documento bem estruturado e eficaz a nível empresarial vai precisar de trabalhar nele durante um longo período.

Um plano de negócios requer uma pesquisa exaustiva e a colaboração de diversos técnicos e especialistas em diferentes áreas, principalmente na área financeira e económica.

Por isso, não tenha pressa em despachar o documento, pois quanto mais apressar o mais provável é ficar um pouco aquém daquilo que era o pretendido. Lembre-se sempre que o tempo que irá gastar a fazer um plano de negócios não é um desperdício, e sim um investimento. Por vezes essa pequena mudança de mentalidade ajuda muito a conseguir manter o foco no objectivo final, um plano de negócios eficiente que será capaz de levá-lo a atingir o sucesso.

2 – Opte por criar um plano de leitura fácil
Embora este documento contenha informação complexa e técnica, o plano de negócios deve ser escrito de forma simples e directa. Pois este também deve ser lido por terceiros e estes podem não ter os conhecimentos técnicos para conseguir perceber alguns dos dados descritos.

Dito isto, antes de começar a escrever, tenha atenção ao tom que vai utilizar e às palavras que vai escolher para explicar determinados assuntos. Lembre-se que este documento não deve ser demasiado extenso, aborrecido ou complexo. A linguagem deve ser simples, concisa e objectiva. Se acha que algumas informações não acrescentam qualquer valor, mais vale ficarem de fora.

As apresentações devem ser vistas como um resumo do essencial, e não se esqueça que um dos objectivos deste documento é ajudar a vender a sua ideia.

Nota:Peça sempre a alguém que está fora do projecto para fazer uma revisão do documento, tanto a nível ortográfico como gramatical, mas também a nível do conteúdo apresentado.

3 – Uma estrutura bem conseguida é o segredo para um plano de negócios de sucesso
Um plano de negócios deve ter um estrutura bem delineada e pode ser dividida nos seguintes tópicos:

  • Sumário Executivo: É neste sumário que deve resumir toda a sua apresentação, de forma clara, sucinta e com uma mensagem simples, mas persuasiva. É fundamental que o sumário executivo desperte a curiosidade e demonstre o seu potencial de investimento.
  • Histórico da Empresa e/ou dos empreendedores: Explicar como surgiu a ideia, a missão da empresa e qual a experiência relevante que têm para desenvolver o projecto.
  • O mercado subjacente: Deve definir o mercado para o produto ou serviço, a sua dimensão, o estádio de desenvolvimento, falar do tipo de clientes e da sua concorrência.
  • A nova ideia e o posicionamento no mercado: É um capítulo onde deve fazer uma apresentação sumário do negócio e dos responsáveis envolvidos, bem como das qualificações empresariais e de gestão.
  • A ideia ou projecto: Deve fazer um resumo do projecto e um sumário das actividades já desenvolvidas e o que ainda vai ser feito.
  • Estratégia Comercial: Defina o preço do seu produto/serviço, as margens envolvidas, a estratégia de marketing que vai utilizar, como vai ser implementada, monitorização, etc.
  • Gestão e controlo do negócio: Deve indicar como será feita a gestão e o controlo de negócio, a periodicidade de relatórios, softwares utilizados, análise de vendas, contabilidade, etc.
  • Investimento necessário: Caso necessite de investimento deve especificar o que pretende, o destino do mesmo, período de financiamento, modalidade, etc.
  • Projecções Financeiras & Modelo Financeiro: Deve apresentar as projecções financeiras básicas, como vendas, projecções de Cash-flow e rentabilidade. Além disso, deve apresentar o modelo financeiro do seu plano de negócios, com vários quadros e mapas de dados.

4 – Os anexos do documento devem acrescentar ainda mais valor ao seu plano empresarial
Além do plano de negócios, os anexos que juntar ao documento podem trazer bastante valor ao seu plano. Por norma, algumas empresas preferem anexar o modelo financeiro devidamente preenchido e justificado, em vez de colocá-lo no plano.

Independentemente da sua escolha, existem outros documentos que devem ser colocados como anexo de um plano empresarial, como por exemplo:

  • Estudos de mercado, informações e dados oficiais sobre o mercado;
  • Estudos da concorrência e dados que justifiquem o custo do seu produto/serviço;
  • Declarações de impostos dos últimos anos, no casos das empresas em funcionamento que pretendam angariar investidores para o novo negócio;
  • Cópias de contratos de aluguer de espaços ou comprovativos de compra de equipamentos;
  • Patentes, licenças relacionadas com o projecto e todos os documentos legais associados;
  • Acordos já realizados com outros parceiros;
  • CV e caso se justifique portefólios dos empreendedores.

Nota: Todos os documentos anexados devem ser perceptíveis e devem estar devidamente identificados.

5 – Crie um plano realista e não baseado nas expectativas que não têm fundamento
Por último, mas não menos importante, nunca se esqueça que o seu plano de negócios deve ser o mais realista possível, segundo os dados que já tem sobre o seu negócio. As projecções que apresentar devem ser uma estimativa realista, que possa ser analisada segundo padrões, bem como todos os outros dados que apresentar ao longo do plano.

Um plano de negócios nunca se deve basear nas expectativas que a empresa ou os empreendedores têm, a menos que tenham dados que sustentem as mesmas. Caso contrário, o plano de negócios pode levar a cometer erros graves durante a implementação, bem como afastar possíveis investidores e parceiros.

Nunca se esqueça que todos os negócios têm pontos fortes e fragilidades. O mais importante é conseguir identificar essas fragilidades, e encontrar soluções para conseguir ultrapassar os obstáculos que vão surgindo.

Dica extra: se pretender apresentar este documento a investidores, não se esqueça que as primeiras páginas são essenciais para captar a atenção.

Muitos investidores não têm tempo para ler todos os planos de negócios e propostas que lhes são apresentados. Por isso, é essencial que nas primeiras páginas demonstre a óptima oportunidade de negócio que estes têm em mãos, despertando o interesse para lerem mais pormenores sobre o seu projecto. Use a sua criatividade, tenha discursos persuasivos, e apresente dados que revelam que o seu negócio será um excelente investimento.

Fonte: hrportugal.sapo.pt, 20/7/2020