Os cartões de presente, conhecidos mundialmente como ˈGift Cardˈ ou cartão pré-pago eletrónico, são meios de pagamento antecipado, que funcionam como um cartão de débito ou crédito ao qual o titular deve pagar um montante ou saldo para a compra de produtos e serviços.
Trata-se de um cartão recarregável ao qual se deposita uma quantidade de dinheiro mediante uma entidade oficial, para ter um saldo disponível que permita realizar compras ou oferecê-la a familiares amigos ou conhecidos.
Este método de pagamento tornou-se uma tendência em muitos países da Europa devido à crise mundial, Portugal não é excepção. Para saber mais sobre o funcionamento deste método de pagamento continue lendo.
Cartões de presente no mercado
Os cartões de presente apareceram no mercado como método de pagamento no ano de 1994, impulsionados em seus inícios por uma empresa norte-americana de videoclube, chamada Blockbuster Entertaiment, dedicada ao aluguel de vídeos.
Este videoclube de sucesso contava na década de 1990 com um novo modelo de cartão de presente que chamou “gift card” da Blockbuster, esta ideia nasceu com o propósito de substituir o sistema dos “gift Certificates”, certificados impressos a cores que permitiam o aluguer gratuito de filmes, com o tempo teve falhas de segurança e eram perfeitamente falsificáveis.
As primeiras transações oficialmente registradas foram realizadas através da entidade financeira pioneira Nabanco, localizada na Flórida, responsável pela criação de uma plataforma adaptada a este novo conceito. O banco teve a iniciativa de fazer os cartões de presente com valores diferentes predeterminados os quais se podiam trocar por aluguel de filmes.
A mudança foi produtiva para a Blockbuster, os resultados obtidos incitaram outras empresas a criar os seus próprios cartões de oferta. Actualmente, esta modalidade de pagamento estendeu-se até ao domínio digital.
Limitações do cartão de presente
Uma das limitações dos gift cards é que você não pode usá-lo em todos os estabelecimentos comerciais, só pode ser usado em lojas afiliadas. Basicamente, os usuários adquirem cartões pré-pagos para dar presentes a terceiros e evitar a tarefa de procurar o presente perfeito.
Os usuários de cartões de presente não podem recuperar o seu dinheiro, ou seja, não há uma possibilidade de reembolso ao usar o cartão. Por outro lado, se o utilizador perder o cartão ou for vítima de um roubo, o dinheiro não poderá ser recuperado.
Embora seja verdade que os cartões de oferta são funcionais e práticos para entregar um presente sem risco de que a pessoa se sinta insatisfeita, em certas ocasiões podem ser usados para cometer fraudes e roubar dinheiro aos cidadãos.
As gift cards funcionam como dinheiro, quando alguém compra um cartão de presente e um terceiro o usa, já não se pode recuperar o dinheiro. Esta condição pode favorecer muitos vigaristas para convencer as vítimas e incorrer em fraudes.
Há que esclarecer que os cartões de presente são criados para fazer presentes não para realizar pagamentos
Em caso de dúvida sobre as preferências dos beneficiários do presente, os titulares dos cartões optam pelo cartão gift. Os cartões de presente funcionam com um sistema de banda magnética no dorso do plástico retangular. Esta faixa magnética serve para registrar os números reais e exatos de compras realizadas pelos usuários.
Popularidade dos cartões de presente
Seu uso tem-se generalizado em países de todo o mundo, sobretudo nos Estados Unidos onde 83% dos negócios entregam cartões pré-pagos a seus empregados em datas especiais, segundo cifras aportadas em 2015 pela Giftcards.com.
O crescimento exponencial no uso e popularidade dos cartões de presente foi evidente em 2016, registrou uma porcentagem de uso de 67,7%. Este ano, um bom número de pesquisas privadas revelaram que as empresas gastaram mais em seus programas de presentes como principal forma de recompensa a seus empregados. Mesmo o aumento na frequência de consumo aumentou 37%.
Da mesma forma, pequenas e médias empresas foram atraídas por esse método prático de presentear a seus colaboradores. A empresa Sodexo efectuou um estudo em que se demonstrou que muitas empresas estavam motivadas a recompensar o desempenho dos seus empregados utilizando cartões de presente.
Os cartões de presente em Portugal
A Lafferty Group realizou um estudo no qual se pode observar que Portugal é um dos países do continente europeu com maior progressão no mercado de cartões desde 2003. O país dispõe de 19,8 milhões de diferentes tipos de cartões, na sua maioria controlados por instituições financeiras.
Os usuários de cartões portugueses geralmente usam cartões de débito, crédito, comerciais e pré-pagos para a compra de produtos ou serviços. Mas, quando se trata de presentes on-line têm uma quantidade específica de dinheiro para carregar seus cartões de presente.
Preferem esta modalidade de pagamento porque não é necessário estar vinculado a uma conta bancária para realizar transações online, isto gera maior tranquilidade nos utilizadores, pelo que continua a ser um aspecto decisivo para que os consumidores portugueses prefiram esta forma de pagamento.
O factor segurança é relativo, alguns cartões pré-pagos funcionam como os cartões de débito ou de crédito de Portugal, através destes cartões são fornecidos dados de identidade dos titulares e códigos de segurança do cartão.
Existem cartões pré-pagos que só são recarregados uma vez, completam sua função quando o saldo disponível é terminado, outros são recarregáveis e quando o saldo é terminado é possível carregar um novo valor desejado.
Em Portugal existem quatro tipos de cartões pré-pagos: os cartões de oferta que só são utilizados uma vez e são utilizados como presente a familiares ou amigos, cartões pré-pagos para viagens, cartões pré-pagos para jovens e cartões virtuais.
Agora que os portugueses passam mais tempo em casa e as pessoas tentam não tocar em notas ou moedas a tendência para o uso de cartões pré-pagos tem vindo a aumentar, muitos lugares aceitam cartões de presente pré-pagos para adquirir artigos.
Os usuários e empresas preferem comprar cartões de presente com valores escolhidos para dar um presente a seus entes queridos através de pagamentos digitais, em vez de percorrer estabelecimentos comerciais durante horas para seus presentes.
Os cartões de presente são vistos pelas empresas criadoras como uma ferramenta para atrair clientes potenciais e fidelizar-los. Muitas empresas portuguesas utilizam os cartões de oferta para motivar os seus empregados com recompensas que podem aproveitar de forma cómoda, adaptável e com uma grande variedade de artigos à sua disposição, apesar das limitações acima mencionadas.
Fonte: economiafinancas.com, 2/7/2020