Perdi a pergunta de recuperação da senha de acesso
Infelizmente, no caso em que o contribuinte se esqueceu ou perdeu a resposta à pergunta de recuperação da senha para o Portal das Finanças que ele próprio terá definido no momento do registo inicial, o processo passa a exigir dois passos para ficar resolvido. Na prática será necessário cancelar a senha antes de poder iniciar a sua recuperação.
Tendo-se esquecido da resposta à pergunta de segurança deverá enviar um email à Autoridade Tributária [para portal-senhas[arroba]at.gov.pt], utilizando o mesmo endereço com que efetuou o registo através do qual obteve a primeira palavra-passe das finanças.
No email a enviar deverá escrever no campo do assunto “Cancelamento de senha”. Depois, no texto da mensagem deverá obrigatoriamente incluir o seguinte:
- Número de Identificação Fiscal;
- Nome Completo;
- Domicílio Fiscal Atualizado.
Só após receber, por email, a confirmação de que a sua senha foi cancelada é que deverá dirigir-se ao Portal das Finanças para pedir uma nova senha. E aí deve seguir os passos que já indicámos em outros artigos. Recordando, escolha as seguintes opções em sequência: Serviços Tributários > Cidadãos > Consultar > Situação Cadastral Actual > Dados gerais > Novo Utilizador.
Feito isto e concluída a inscrição, conforme indicado no Portal, resta aguardar pela senha que será enviada para a caixa de correio físico da morada fiscal. Em média demora 5 dias úteis.
Perdi a resposta à pergunta de recuperação da senha de acesso
Mas há alternativas!!! Veja se pode recorrer por exemplo ao que se segue.
Posso pedir a senha por SMS?
Quem tiver dado e validado o seu email como contacto no Portal das Finanças pode, de facto, pedir a senha por sms. Eis o que é dito no Portal das Finanças sobre o assunto:
Esta opção só se encontra disponível se o seu número de telemóvel estiver fiabilizado no Portal das Finanças.
“Caso já tenha fiabilizado o seu contacto telefónico (e este corresponder a um telemóvel) tem ao seu dispor duas opções para recuperar a senha.
Em ambas terá de selecionar e responder à pergunta de segurança anteriormente por si escolhida. Quando escolhe a opção “Carta”, a senha anterior é cancelada de imediato e é-lhe remetida, para o seu domicílio fiscal atual, uma carta com a nova senha, no prazo médio de 5 dias úteis.
A escolha da opção “Código por SMS” permite-lhe a alteração da senha imediatamente. Depois de selecionar a opção “Código por SMS” terá que digitar o número de telefone fiabilizado. São-lhe indicados os 3 últimos dígitos desse número no campo que terá de preencher. Após ter selecionado a opção “Recuperar Senha”, é-lhe enviado um código de 5 dígitos por SMS para o telemóvel. A partir desse momento, terá 5 minutos para o digitar no campo respetivo e escolher uma nova Senha de Acesso.”
Em alternativa, uma vez cancelada a senha poderá ainda recorrer ao serviço senha na hora que implicará efetuar o pedido numa repartição de finanças ou pedir por telemóvel ou usar a Chave Móvel Digital.
Fonte: economiafinancas.com, a 2/4/2020