associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Todos os espaços encerrados ou com isolamento decretado em Portugal (em atualização)

in Notícias Gerais
Criado em 09 março 2020

Numa altura em que o surto de coronavírus (COVID-19) está a alastrar em Portugal, há vários espaços com planos de contingência em ação. Veja a lista de espaços encerrados ou com medidas de isolamento de Norte a Sul do país.

TODO O PAÍS

Suspensas visitas a estabelecimentos prisionais ao fim de semana

As visitas a estabelecimentos prisionais durante o fim de semana vão ser suspensas em todo o país a partir de segunda-feira, devido ao COVID-19, ficando limitada durante a semana a dois visitantes por recluso, foi este domingo anunciado.

De acordo com um comunicado enviado às redações pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), “a partir de dia 09 de março [segunda-feira] não haverá visitas aos fins de semana em nenhum estabelecimento prisional do país, devendo as visitas ter lugar em dias úteis e limitadas a um máximo de dois visitantes por recluso”.

NORTE DO PAÍS

Universidade do Minho fecha campus em Braga, 180 alunos monitorizados

As atividades letivas no campus de Gualtar da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, foram suspensas por tempo indeterminado, depois de um aluno ter sido infetado com o novo coronavírus, anunciou este domingo o reitor.

Segundo Rui Vieira de Castro, cerca de 180 outros estudantes da UMinho estão também a ser contactados e monitorizados pelas autoridades de saúde, por terem frequentado os mesmos espaços do aluno infetado. "A partir de amanhã [segunda-feira], não haverá atividades letivas no campus de Gualtar", afirmou o reitor, em declações aos jornalistas, após uma reunião com as autoridades concelhias da saúde e da proteção civil.

FMUP suspende aulas

As aulas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estão suspensas, anunciou aquela instituição de ensino, que vai procurar “mitigar” o impacto desta decisão nos seus alunos.

Uma nota do CHUSJ anunciava ainda que estavam suspensas “as atividades da Associação de Voluntariado do Hospital de São João e das associações com fins sociais (nomeadamente: Liga dos Amigos do Hospital de São João, Fundação Infantil Ronald MacDonald, Fundação do Gil, Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, Operação Nariz Vermelho – Associação de Apoio à Criança, Associação Nuvem Vitória, Bebes de São João)”.

ICBAS e Faculdade de Farmácia do Porto fechados até 20 de março

As instalações partilhadas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) vão permanecer encerradas até 20 de março, anunciou este domingo aquela instituição de ensino superior.

Em comunicado divulgado horas depois de nova reunião com as autoridades de saúde e um dia após o anúncio pelo Ministério da Saúde de que o complexo das duas escolas seria encerrado devido à deteção de um caso positivo de coronavírus entre a comunidade escolar, a UP refere que todas as atividades letivas do ICBAS e da FFUP ficam suspensas, “independentemente do local onde ocorram”.

Felgueiras: escolas e estabelecimentos de lazer encerrados pela DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje o encerramento de todas as escolas e a suspensão de atividades em todos os estabelecimentos de lazer ou culturais dos concelhos de Lousada e Felgueiras, no distrito do Porto.

"Mediante o acumular de casos [de infetados pelo Covid-19] nos concelhos acima referidos [Lousada e Felgueiras], e correspondendo ao consensualizado entre as Autoridades de Saúde do nível nacional, regional e local, proceder-se-á ao encerramento não só dos estabelecimentos escolares (públicos e privados), mas também à suspensão de atividade dos estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas", lê-se no comunicado emitido hoje à noite pela DGS.

CESPU suspende aulas em todos os estabelecimentos de ensino

A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) anunciou, no domingo, que suspendeu todas as aulas nos seus estabelecimentos de ensino e que encerrará a maior parte dos espaços, de forma preventiva, face ao surto do novo coronavírus.

Em comunicado, a CESPU, que gere o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, em Gandra, no distrito do Porto, e o Instituto Politécnico de Saúde do Norte (que integra a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, em Vila Nova de Famalicão, e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, também em Gandra) anunciou que, apesar de não contar com nenhum caso positivo entre a sua comunidade escolar, tomou esta decisão porque é a que “melhor protege todos os alunos, docentes, funcionários, suas famílias e a população em geral”. A suspensão de aulas é válida até dia 20 de março, quando a situação será reavaliada.

Fábrica em Lousada

Pelo menos 64 trabalhadores estão em quarentena numa fábrica de Lousada. Um dos trabalhadores é um dos infetados pelo COVID-19 em Portugal e está internado no Hospital de São João no Porto.

ESMAE suspende aulas e coloca dezenas de pessoas em isolamento social

A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, suspendeu as aulas por tempo indeterminado por "ter poucas dezenas" de pessoas em isolamento social, depois de contactarem com o quinto infetado com coronavírus em Portugal, disse à Lusa um responsável.

ESMAE suspende aulas e coloca dezenas de pessoas em isolamento social

A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, suspendeu as aulas por tempo indeterminado por "ter poucas dezenas" de pessoas em isolamento social, depois de contactarem com o quinto infetado com coronavírus em Portugal, disse à Lusa um responsável.

"Vamos suspender a atividade letiva a partir de quinta-feira porque o número de pessoas que temos em isolamento social não nos permite continuar a manter a escola a funcionar. Não estão infetadas, atenção, estão apenas em isolamento social”, adiantou o presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), João Rocha, onde está integrada esta escola.

Confirmando que um membro da escola tem coronavírus, apesar de não revelar se é um aluno, professor ou funcionário por uma questão de privacidade, João Rocha reforçou que a escola não vai encerrar, mas apenas suspender as aulas. "A escola estará aberta, não haverá é aulas", vincou.

Centro de apoio a jovens em Matosinhos (PIAC)

O Jornal de Notícias informa que foi encerrado Programa Integrado de Apoio à Comunidade (PIAC), um centro que presta serviço público de apoio a jovens e adultos em Matosinhos.

Um dos funcionários do centro está infetado com o COVID-19. Há 19 profissionais deste serviço que estão sob vigilância, com visitas periódicas do delegado de saúde local.

CENTRO DO PAÍS

Alunos de escola da Covilhã em isolamento

A Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), na Covilhã, não vai encerrar as suas instalações após um dos professores ter sido internado no Porto com COVID-19.

À TSF, o diretor desta escola referiu que todos aqueles que estiveram em contacto com o professor deverão manter-se em isolamento social.

FMUL suspende aulas com doentes

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) vai suspender as aulas que impliquem contacto com doentes, na sequência do surto do novo coronavírus, anunciou a instituição em comunicado.

A faculdade “decidiu a necessidade de suspensão temporária de todas as aulas que implicassem contacto com doentes” após reunião na sexta-feira do Conselho Diretivo do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), constituído pelo Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes (IMM-JLA).

Duas escolas na Amadora encerradas: professora contagiou pelo menos duas pessoas

A Escola Secundária da Amadora e a Escola Básica 2,3 Roque Gameiro, também naquele concelho, vão estar encerradas a partir de segunda-feira, até 20 de março, depois de identificados dois novos casos de coronavírus, anunciou a direção do agrupamento.

Segundo um comunicado assinado pelo delegado de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Amadora e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, divulgado à comunidade escolar no domingo à noite, foram identificados dois novos casos positivos de coronavírus: um aluno na Escola Básica Roque Gameiro e outro na Escola Secundária da Amadora.

Escola de Alverca aciona plano de contingência

Um dos homens internados no Hospital Curry Cabral é pai de um aluno da escola da Fundação CEBI, em Alverca, que acionou o plano de contingência.

O estabelecimento de ensino é frequentado por 1500 alunos, da creche ao secundário e tem 400 trabalhadores.

Em declarações à RTP, o responsável pela escola revelou que foram criados quatro espaços de isolamento.

SUL DO PAÍS

Encerrada a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão

Depois de uma das alunas do estabelecimento de ensino de 16 anos ter sido diagnosticada com o COVID-19, a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, decidiu encerrar a partir desta segunda-feira. A jovem de 16 anos foi transferida para Lisboa, onde está internada, informa o jornal Público.

Este foi o primeiro caso de infeção confirmado no sul do país. A escola vai manter-se encerrada por período indeterminado.

AÇORES

Caso suspeito de COVID-19 nos Açores coloca 50 pessoas em isolamento

Segundo o Jornal de Notícias, uma médica que reside no Continente e que viajou para os Açores, de 35 anos, esteve em contacto com uma pessoa infetada nos dias 27 e 28 de fevereiro, no norte do país.

Depois disso, deu consultas durante três dias - 2, 3 e 4 de março - em centros de saúde do Pico e São Jorge, o que levou ao isolamento de 50 pessoas. Entretanto, viajou de barco entre ilhas.

A Atlânticoline, operadora das embarcações de transporte nos Açores, refere que já procedeu a uma desinfeção do navio e acionou o seu Plano de Contingência, colocando em quarentena os funcionários que exerceram funções naquele dia.

A Atlânticoline mantém todas as operações programadas.

JÁ REABERTOS

Externato Grão Vasco, em Lisboa (somente na última sexta-feira, dia 06.03)

O externato Grão Vasco, em Lisboa, esteve encerrado na última sexta-feira, como medida preventiva, depois de a mãe de um aluno ter sido hospitalizada com coronavírus, disse à agência Lusa o diretor do estabelecimento.

AO SAPO Lifestyle, esta manhã, fonte da escola confirmou a sua reabertura.

Neste estabelecimento de ensino particular, localizado na zona de Benfica, estudam cerca de duas centenas de crianças do pré-escolar ao primeiro ciclo do ensino básico.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do externato Grão Vasco, Rogério Cândido, ressalvou que o encerramento foi "preventivo" e serviu para desinfetar as instalações.

Cooperativa de Ensino de Benfica (CEBE) (somente na última sexta-feira, dia 06.03)

O encerramento desta instituição escolar, nos arredores de Lisboa, deveu-se ao facto de um dos alunos ter estado em contacto com um doente e um dos professores ter os filhos uma escola onde existe uma professora infetada com COVID-19, refere o Observador.

A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.

O COVID-19 é uma doença provocada por um novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, no final do ano passado.

A doença pode causar infeções respiratórias, como pneumonia, e provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 94 mil pessoas em 80 países, incluindo seis em Portugal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de COVID-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Veja em baixo o mapa interativo com os casos de coronavírus confirmados até agora

Acompanhe aqui, ao minuto, todas as informações sobre o coronavírus (COVID-19) em Portugal e no mundo.

Recomendações da DGS

A DGS acompanha a situação da expansão do novo coronavírus e recomenda:

  • Em Portugal, caso apresente sintomas de doença respiratória e tenha viajado de uma área afetada pelo novo coronavírus, as autoridades aconselham a que contacte a Saúde 24 (808 24 24 24). Caso se dirija a uma unidade de saúde deve informar de imediato o segurança ou o administrativo.
  • Evitar o contacto próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas; evitar o contacto próximo com quem tem febre ou tosse;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes, com detergente, sabão ou soluções à base de álcool;
  • Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
  • Evitar o contacto direito com animais vivos em mercados de áreas afetadas por surtos;
  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
  • Evitar o consumo de produtos de animais crus, sobretudo carne e ovos;
  • Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país onde se encontra.

A  Universidade Johns Hopkins desenvolveu um mapa interativo com os casos confirmados até agora, siga através deste  link

Fonte: lifestyle.sapo.pt, 6/3/2020