associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

IRS: Fisco alarga prazo para verificar faturas no e-fatura

in Notícias Gerais
Criado em 26 fevereiro 2020

Na sequência dos problemas ontem registados no portal e-fatura, a autoridade tributária decidiu alargar o prazo para a validação das mesmas.

A Autoridade Tributária (AT) adianta em comunicado que "tendo sido verificados constrangimentos temporários no acesso ao e-fatura para confirmação de faturas, entre as 18h00 e as 24h00 do dia 25 de fevereiro de 2020, que podem ter condicionado alguns contribuintes na validação das suas faturas, a AT informa que aquele sistema continua disponível durante o dia 26 de fevereiro de 2020 para esse efeito".

Mais informa a AT que "durante o dia 25 de fevereiro de 2020 foram validadas mais de 33 milhões de faturas e, especificamente no intervalo horário em que se verificaram aqueles constrangimentos, os contribuintes validaram ainda assim mais de 2,2 milhões de fatura por hora".

Os contribuintes que no ano passado colocaram o seu NIF em faturas devem assim verificar se todas estão corretamente associadas à tipologia de despesas a que correspondem para efeitos de IRS.

A preparação para a entrega da declaração anual do IRS compreende várias etapas e a confirmação das faturas das despesas dedutíveis ao imposto sobre o rendimento é uma delas, tendo os contribuintes até ao final do dia de hoje para aceder ao Portal das Finanças e verificar se têm faturas na situação de complementar informação.

Há vários motivos para que as faturas fiquem a aguardar esta validação e uma delas tem a ver com o facto de haver empresas (como as grandes superfícies, por exemplo) com vários códigos de atividade económica (CAE) junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) o que impede o sistema informático de as classificar como sendo de educação, saúde, restauração ou despesa geral familiar, entre outras possibilidades.

Fonte:24.sapo.pt, 26/2/2020