Os escritórios são geralmente espaços abertos onde estão concentradas as “ilhas” de trabalho ou simplesmente dispostas as mesas de trabalho, entre alguns espaços mais reservados.
O facto de estarmos rodeados de pessoas, pela normal movimentação de um escritório, com os telefones a tocar, o barulho geral do escritório origina distrações no trabalho, diz a Adecco.
Essa perda de concentração traduz-se sempre na perda de tempo e na diminuição da produtividade. Existem trabalhadores que se distraem mais facilmente, mas seja o que for, é impossível que alguém se concentre cem por cento o tempo todo durante toda a jornada de trabalho. Com isto em mente, a empresa de Recursos Humanos elaborou uma lista com sete recomendações para evitar distrações no trabalho.
- Planeie o seu dia
Algumas pessoas concentram-se mais facilmente no início da manhã, já outras atingem o seu pico de produtividade à tarde ou mesmo à noite. Planeie o dia antes de iniciar uma nova jornada de trabalho usando o seu período mais produtivo. Adicionalmente, todos os dias, antes de sair do trabalho, planeie o que fará no dia seguinte. Esses 10 minutos que vai despender a definir os temas para a sua lista de tarefas podem ajudar bastante na concentração.
Se priorizar as questões e agende as tarefas mais importantes, para as horas “mais produtivas” do seu dia.
- Aposte na simplicidade
Por vezes, é comum adiar tarefas importantes. Tendemos a agir assim pensando que não vamos ter tempo para fazer tudo o que deveríamos, sem poder evitar distracções no trabalho. Contudo, está demonstrado que, quanto mais extensa a tarefa a ser executada, mais difícil é evitar as distracções no trabalho. Dividi-la em partes mais pequenas e fáceis de concluir pode ajudar-nos a promover a nossa concentração e a alcançar o objectivo final mais cedo do que se pensava anteriormente.
- Não faça várias tarefas ao mesmo tempo
Há pessoas que afirmam poder fazer multitarefas facilmente. Saltam de uma tarefa para outra, interrompendo constantemente a sua concentração, acreditam que assim tiram o máximo proveito de suas capacidades, no entanto, isso está longe de ser verdade. A melhor coisa para evitar distracções no trabalho é dividir em partes mais pequenas e mais viáveis todas as tarefas que deve fazer por dia. Feito isso, escolha qualquer uma e concentre-se em fazê-la até terminar. Depois de concluir, pode passar para a próxima e assim sucesssivamente. Deve concentrar-se exclusivamente num único objectivo até alcançá-lo.
- Bloqueie as distracções
Ter muitas janelas abertas no seu browser ou verificar os seus perfis nas redes sociais regularmente torna muito difícil a tarefa de evitar distracções no trabalho e concentrar-se. Pode e deve evitar essas distracções, pondo as notificações em silêncio, desligando o telefone ou colocando-o no modo “não incomodar”. Ruídos de fundo, como pessoas a conversarem ou o chamado “white noise” da TV, também podem ser os piores inimigos da concentração. Mas pode eliminar também essas distracções e trabalhar em silêncio com a ajuda de fones de ouvido com “cancelamento de ruído” ou se colocar no Spotify uma lista de músicas que ajudem na concentração.
- Comunique aos outros a sua necessidade de concentração
Como os escritórios geralmente são ambientes amplos e abertos, a equipa caminha de um lado para o outro, conversa e fala ao telefone, e por isso é essencial deixar claro que precisa de concentrar-se. Eduque os seus colegas de trabalho para lhe enviarem emails em vez de o interromperem, com as perguntas que desejam fazer, dessa forma, quando puder, responde. Caso contrário, vão interromper quando menos espera e vai custar mais para recuperar a concentração no que estava a fazer. A chamada solução de recorrer a auriculares também não é má, pois pode mostrar aos seus colegas que que está a tentar evitar distracções no trabalho.
- Faça as pausas apropriadas
Não seja excessivamente duro com o seu cérebro e deixe-o descansar a cada momento. Isso não significa que, dentro de 10 minutos após o início da tarefa, deva descansar. Mas cinco minutos a cada hora ajudarão o seu cérebro a estar “mais fresco” e permitirão que seja mais produtivo. Se notar a visão turva e achar que é especialmente difícil concentrar-se, levante-se da sua mesa, estique as pernas, aproveite a oportunidade para tomar um café. Desta forma, quando voltar ao trabalho, será muito mais fácil evitar distracções.
- Faça a gestão do seu tempo
Pode acontecer que seja o próprio trabalho que o distraia da sua tarefa. É importante distinguir e priorizar o tipo de tarefas a serem executadas. Algumas são mais importantes e urgentes que outras. Passar muito tempo em tarefas menos importantes é considerado uma distracção em si. Se, no final do dia de trabalho, sentir que não avançou nada, considere essas pequenas tarefas como meras distracções, pois estão a afastá-lo do trabalho que deveria estar a fazer.
Fonte: hrportugal.sapo.pt, 19/2/2020