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As dez soluções de pagamento para comerciantes que querem crescer

in Notícias Gerais
Criado em 09 janeiro 2020

Conheça soluções de pagamento que facilitam a cobrança e agilizam a concretização de qualquer negócio, em qualquer contexto.

Num mercado cada vez mais tecnológico, são já muitas as soluções de pagamento que ajudam os comerciantes a agilizar os processos de venda.

As diferentes ofertas adaptam-se a negócios específicos, mas também a diferentes requisitos de mobilidade e de plataformas. Com as tecnologias disponíveis, clientes e comerciantes passam a poder fazer negócio com uma liberdade diferente. O importante é esclarecer-se sobre as soluções de pagamento para comerciantes, sendo que hoje em dia quendo contrata um Terminal de Pagamento Automático (TPA) pode contratar também um conjunto de serviços, ou funcionalidades e ainda tecnologias adicionais como o Contactless ou o MBway.

Terminais de Pagamento Automático (TPA)

São as soluções de pagamento que encontramos em praticamente qualquer espaço comercial.

Estas máquinas aceitam pagamentos, a débito ou a crédito, de todas as marcas de cartões - nacionais e internacionais. Estas soluções de pagamento adaptam-se a diferentes dimensões de negócio, já que podem ser pagas por uma taxa fixa (independentemente do volume de negócio gerado) ou por uma mensalidade mais baixa somada de uma comissão sobre as comunicações efetuadas através do dispositivo.

TPA com tecnologia Contactless

Com uso de tecnologia específica contactless, que se tem vindo a tornar obrigatória nos cartões de débito mais recentes, os seus clientes podem fazer pagamentos de somas até 20 euros sem uso de código PIN. Basta aproximar o cartão do TPA e o pagamento fica autorizado.

A inserção de um código PIN é exigida apenas quando a operação envolver valores superiores a 20 euros ou caso se atinja um montante de 60 euros em pagamentos sem utilização de código. Saiba mais sobre tecnologia Contactless aqui.

Dynamic Currency Conversion

Esta funcionalidade de pagamento em TPA serve sobretudo negócios onde seja frequente a utilização de cartões bancários associados a contas noutras moedas que não o euro.

Ao ler o cartão, o dispositivo de TPA deteta se a conta de origem está numa das moedas convertíveis pelo sistema e oferece ao cliente a possibilidade de pagar em euros ou diretamente na sua moeda origina, com a conversão devidamente acautelada.

Tenha em atenção que, ao optar pela conversão, o cliente aceita a taxa de conversão apresentada no ecrã do TPA e deve assinar o talão que fica com o comerciante, prova do seu  consentimento.

Trata-se de uma opção importante para áreas muito ligadas ou dependentes do sector turístico e que deve ponderar incluir na sua solução de pagamento automático.

Digital Payments Gateway

Especialmente concebido para compras online, este sistema é implementado na loja online do comerciante e permite gerir os pagamentos digitais efetuados com qualquer marca de cartões e até com o MB Way. Dependendo do fornecedor, também gera referências multibanco para que o cliente possa pagar a despesa numa caixa multibanco tradicional.

Com estas soluções de pagamento, o comerciante pode também obter relatórios detalhados e gerir, em simultâneo, os pagamentos online e offline. Saiba Mais sobre o Digital Payments Gateway.

MB Way

A APP MB Way foi criada, sobretudo, para conforto dos clientes, mas exigem que os comerciantes tenham os TPA atualizados e preparados para aceitar pagamentos por este meio. Ou seja, que sejam compatíveis com esta tecnologia.

Quando um cliente quer pagar por MB Way numa loja física, o TPA gera um QR code que o cliente lê com a app MB Way. Uma vez lido o código, a transação é efetuada de imediato.

Já nas lojas online o próprio site pode oferecer a possibilidade de pagar por MB Way. Basta inserir o número de telefone do cliente (e autorizar a operação), preservando a privacidade dos dados sensíveis. Saiba mais aqui sobre o MBWay.

Multibanco mPOS

Trata-se de uma solução extra sistema bancário que permite maior versatilidade e descomprometimento ao mesmo tempo que coloca alguns desafios na gestão dos pagamentos. Ou seja, por funcionar de maneira independente, facilita a instalação, mas pode não oferecer o mesmo tipo de garantias no acompanhamento técnico e na manutenção. É usada por exemplo, em pequenos negócios ambulantes de rua.

Gerar referências Multibanco

As referências multibanco são geradas com ajuda do seu banco, onde conta da empresa ou negócio está sedeada, e permitem o pagamento de faturas em qualquer caixa multibanco, em qualquer hora, e sem a intervenção do comerciante, conferindo maior liberdade ao processo. Basta que o cliente insira a Entidade, a Referência e o Valor da despesa.

Tax Free

A funcionalidade de pagamento Tax Free permite-lhe - caso os seus clientes o solicitem - oferecer aos seus clientes a possibilidade de lhes ser devolvida o valor do IVA, associados às suas compras. Para isso, no momento do pagamento, a informação detalhada sobre a venda no TPA (se o cliente assim o pretender).

Depois de conhecer as categorias, quantidades e valores dos produtos faturados, o dispositivo imprime um talão-cheque que o cliente pode, mais tarde, apresentar na alfândega para receber o IVA de volta.

O seu cliente só será elegível para usar o sistema Tax Free se residente fora da União Europeia com passaporte válido; se tiver feito compras em Portugal Continental de valor igual ou superior a 61,35 € (IVA incluído), na Madeira de valor igual ou superior a 60,85 €  (IVA incluído) ou nos Açores de valor igual ou superior a 57,86 €  (IVA incluído); e deve ainda deixar a União Europeia até 90 dias após a compra.

Pagamentos integrados

As soluções de pagamentos integrados servem sobretudo negócios de hotelaria e permitem aos comerciantes registar no sistema um cartão de débito ou crédito e ir atualizando os valores autorizados a debitar durante a estada.

O objetivo é facilitar o processo de correção de maneira imediata, quando o cliente consome mais do que o previsto e faz subir o valor da despesa. Sempre que há uma alteração nesse valor, o sistema envia automaticamente um pedido de autorização ao cartão para que, no final, o comerciante possa fechar a conta e concretizar o débito ao cliente do valor atualizado.

Garantia de reservas

Igualmente pensadas para negócios onde a reserva tem custos, independentemente de o serviço ser usado ou não, esta tecnologia permite aos comerciantes fazer transações no show e late charge, frequentes quando uma reserva não foi cancelada nem usada (por exemplo no caso dos hotéis) ou quando o comerciante deteta consumos depois de o cliente sair (nos serviços de aluguer automóvel, por exemplo).

Fonte: cgd.pt/Site/Saldo-Positivo, 31/7/19