O que é, como funciona e quais as principais vantagens do outsourcing? Tudo o que deve saber sobre este tema.
O outsourcing tem vindo a ganhar terreno no mercado nacional, à semelhança do que há muito também acontece noutros países. Mais forte em alguns setores profissionais do que noutros, esta é uma tendência em crescimento.
O outsourcing surge para solucionar problemas e auxiliar gestores em áreas estratégicas, ligadas ao core business da empresa, enquanto que abre espaço a novas oportunidades de negócio e trabalho, com vantagens e desvantagens para empresas e trabalhadores.
Saiba tudo.
OUTSOURCING: O QUE É?
O termo é uma união de duas palavras em Inglês: “out” significa fora e “source” fonte. Outsourcing significa, então, subcontratar/recorrer a uma fonte externa para satisfazer necessidades internas.
Assim, o outsourcing prevê que uma empresa contrata outra entidade com o objetivo de realizar determinada atividade/função. Normalmente, trata-se de um serviço específico em que a empresa contratante não tem competência ou interesse e em que a contratada é especialista.
O outsourcing aplica-se em áreas-chave da organização, como o Marketing, as Tecnologias de Informação (TI), os Recursos Humanos ou as Finanças, por exemplo.
Para quê ter uma equipa interna de TI, se pode contratar uma empresa especializada na área, que faça esse trabalho remotamente e com a mesma qualidade? Esta é a questão.
Assim, podem considerar-se diferentes tipos de outsourcing de acordo com as necessidades a suprir.
Exemplos de outsourcing
Os recursos humanos representam uma das principais áreas. Quando uma empresa recorre a uma agência de recrutamento especializada para contratar novos colaboradores para integrar a organização é um exemplo claro, e muito habitual, de outsourcing.
Outro exemplo igualmente comum é a contratação de serviços a uma empresa especialista em marketing para promover os seus produtos ou serviços, por parte de entidades que não disponham de departamento próprio.
OUTSOURCING: UMA TENDÊNCIA DE MERCADO
O outsourcing é uma prática (cada vez mais) comum entre empresas de diferentes setores. Porquê?
5 razões para apostar em outsourcing
Redução de custos
Ter recursos próprios em áreas muito específicas, acarreta custos significativos inerentes a qualquer contrato de trabalho especializado, muito superiores aos suportados em regime de contratação de serviços externos.
Aumento da produtividade
Distribuição de competências, permitindo que cada função seja desempenada por profissionais competentes para o efeito, promove a produtividade, assim como a qualidade.
Aumento da competitividade
Se todas as necessidades tiverem a melhor resposta, a empresa, como um todo, torna-se mais competitiva no mercado.
Foco no cliente
Garantido o perfeito desempenho nas áreas específicas do negócio, entregando a responsabilidade a parceiros externos entendidos nas matérias, a empresa pode focar-se no cliente, nomeadamente no que respeita ao atendimento, fidelização e apoio pós-venda.
Redução de riscos
Quanto maior o know how menor o risco de falhar. Assim, o outsourcing representa para as empresas uma estratégia para suprir necessidades específicas que vão para além dos conhecimentos e competências internos.
Porém, é importante perceber que o outsourcing não tem apenas vantagens, mas também algumas desvantagens, quer para empresas, quer para profissionais.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Entre as vantagens e as desvantagens do outsourcing, destacam-se as seguintes.
Para empresas
Vantagens
- Libertar recursos humanos para as principais atividades da empresa;
- Reduzir o quadro de funcionários e as despesas de pessoal;
- Adicionar serviços, novas áreas de atuação e valor à organização;
- Aceder a tecnologias e a especialistas fora da organização;
- Eliminar problemas comportamentais, conflitos e dificuldades;
- Aumentar a competitividade entre empresas;
- Aumentar a eficiência e produção da empresa;
- Desempenhar atividades de difícil controlo ou gestão.
Desvantagens
- Pouco envolvimento e má qualidade de trabalho prestado;
- Perda de know how;
- Perda de confidencialidade de dados e informações (cibersegurança);
- Problemas de comunicação;
- Eventualidade de surgimento de conflitos de interesses;
- Pouco alinhamento com a cultura da empresa;
- Falta de credibilidade do trabalho apresentado;
- Falta de controlo sobre as atividades contratadas em regime de outsourcing;
- Dependência do contratante com o subcontratado;
- Eventualidade de custos mais elevados do que se as atividades tivessem sido realizadas internamente;
- Desmotivação dos trabalhadores internos e possíveis despedimentos.
Para trabalhadores
Vantagens
- Trabalho especializado;
- Facilidade de gestão de tempo;
- Maior foco e qualidade de trabalho.
Desvantagens
- Estagnação profissional;
- Baixa valorização;
- Redução de oportunidades de formação para trabalhadores afetos à empresa contratante;
- Ausência de comunicação e partilha de ideias com outros profissionais;
- Perda do real sentido de equipa;
- Desmotivação.
No momento de decidir contratar os serviço a uma entidade externa para desenvolver trabalho numa área nuclear do seu negócio, a empresa deve considerar todos os aspetos possíveis.
Pesando os prós e os contras e dependendo do setor de atividade, o regime de outsourcing pode fazer todo o sentido e representar grandes benefícios.
LEGISLAÇÃO QUE TUTELA O REGIME DE OUTSOURCING
Em Portugal, ainda não existe uma legislação específica para o enquadramento das relações de outsourcing para as empresas e trabalhadores.
A lei geral do trabalho que permite o estabelecimento de contratos em diferentes regimes (sem termo, a termo, temporários ou de prestação de serviços) aplica-se, igualmente, a esta modalidade de trabalho.
O outsourcing é uma realidade há muito no mercado nacional e internacional. Nuns casos pela redução de custos, noutros como complemento ou reforço de valor, esta forma de trabalhar veio para ficar e apresenta grandes vantagens.
Fonte: e-konomista.pt, 26/11/19