associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Um guia para conhecer os estilos de comunicação no trabalho

in Notícias Gerais
Criado em 08 novembro 2019

Sabe qual o impacto dos estilos de comunicação no local de trabalho? Sabe qual o seu? Descubra mais sobre o assunto.

No nosso dia a dia movimentamo-nos em contextos diferentes, e o modo como agimos em determinadas situações, nem sempre é adequado a outros momentos. De igual forma, todos temos estilos de comunicação preferenciais, que podem ou não ser potenciadores do nosso sucesso nos diferentes papéis de vida que desempenhamos.

OS ESTILOS DE COMUNICAÇÃO FAZEM PARTE DOS CÓDIGOS DE CONDUTA DE CADA CONTEXTO DE VIDA

Cada contexto de vida obedece a códigos de conduta específicos, como é bem evidente no caso do contexto de trabalho. Aí, é importante que possamos comunicar da forma mais eficaz possível mesmo com quem é diferente de nós na forma de se expressar. Pois, se assim for, todos saem beneficiados.

Diferentes pessoas têm preferência por diferentes estilos de comunicação

Embora cada pessoa tenha tendência para se enquadrar melhor num estilo de comunicação, deverá estar preparada para ser flexível; não basta sermos bons a comunicar num determinado estilo, podemos ter que nos adaptar ao estilo dos nossos interlocutores. E atenção: não há certos ou errados, apenas estilos mais produtivos em determinadas situações.

A forma como comunicamos no local de trabalho desempenha um papel importante na nossa carreira

O grau de profissionalismo de um trabalhador também se mede pela forma como socialmente se comporta no meio profissional, e o uso adequado de estilos de comunicação no local de trabalho pode ser importante para o desenvolvimento da carreira.

A IMPORTÂNCIA DOS ESTILOS DE COMUNICAÇÃO NO TRABALHO

A comunicação clara e eficaz ajuda a reduzir o stress no local de trabalho, a aumentar a produtividade e a criar boa raízes nos relacionamentos com os nossos colegas de trabalho.

Mas, por vezes, lidar com estilos de comunicação totalmente diferentes dos nossos poderá tornar-se um verdadeiro desafio. Nesses casos como devemos lidar com o facto de termos claramente dificuldade em nos fazermos entender ou em conseguirmos compreender a forma como o outro comunica? O que fazer quando não existe empatia, mesmo entre grandes profissionais?

Recorrer ao estilo de comunicação mais adequado no trabalho pode fazer com que estas dificuldades sejam mais facilmente ultrapassadas. Também o tipo de influência que exerce no escritório poderá sofrer ou ganhar com isso. Mas não só: conhecer os diversos estilos de comunicação pode ajudá-lo a compreender melhor os outros.

Por isso mesmo considera-se que recorrer apenas a um estilo de comunicação no local de trabalho pode não ser o caminho certo. Um bom ambiente de trabalho é mais facilmente conseguido através de um equilíbrio entre formas diferentes de estar, trabalhar, e, claro, comunicar.

DE TODOS OS ESTILOS DE COMUNICAÇÃO QUE PODEM SER EMPREGUES NO LOCAL DE TRABALHO, QUAL É AQUELE EM QUE MELHOR SE ENCAIXA?

Existem várias teorias para distinguir os diferentes estilos de comunicação que por norma são usados no local de trabalho. Atentemos aos estilos de comunicação apresentados por Mark Murphy, um autor consagrado, especialista nesta matéria.

Segundo esta teoria, cada um dos estilos de comunicação não é considerado melhor nem pior que os restantes. No entanto devem ser corretamente aplicados segundo o contexto em questão, no sentido em que aplicar o estilo errado para um determinado público pode causar problemas na comunicação.

As características de cada um dos estilos de comunicação

Segundo o autor, podemos considerar quatro estilos de comunicação no trabalho.

Analítico

Um comunicador analítico gosta de trabalhar com dados concretos, lógicos e objetivos, e, como tal, aprecia expressar-se numa linguagem clara, na qual não deverão faltar referências a números.

Sendo assim, se estiver a comunicar para uma pessoa ou um público que se expressa numa linguagem vaga e pouco clara, com tendência para se prender mais a um discurso emocional do que propriamente a um discurso lógico, podemos antever problemas.

Um exemplo desta situação que acabamos de descrever pode-se dar quando alguém numa reunião de trabalho afirma que as vendas cresceram exponencialmente, mas não tem números para sustentar essa ideia.

Se o outro interlocutor for alguém que se encaixe no estilo de comunicação analítico, ficará facilmente irritado com essa análise infundada e pedirá com insistência para que lhe fale em números concretos.

Dicas para lidar com um comunicador analítico no local de trabalho:

  • Dê-lhe detalhes;
  • Dê-lhe espaço para poder trabalhar de forma independente;
  • Evite usar expressões como ” eu sinto que…” ou “tenho o palpite de que…”. Em vez dessas, use outras como “eu sei que…”

Intuitivo

Este estilo situa-se no pólo oposto do analítico. Em vez de apresentar dados concretos, baseados em números e estatísticas, o intuitivo baseia-se na sua visão ampla e global, ou seja, foca-se no que considera essencial.

Para um intuitivo, pensar em informações numéricas, fórmulas e seguir normas podem ser mesmo empecilhos para o que realmente é importante.

O intuitivo é o estilo de comunicador que mais proporciona pensamentos e ideias fora da caixa. Por outro lado, em assuntos que requeiram perícia e análises detalhadas, este estilo poderá trazer problemas.

Como lidar com um comunicador intuitivo no local de trabalho:

  • Foque-se no assunto principal;
  • Não entre em demasiados detalhes, ou guarde-os para mais tarde, envie por email, etc.

Funcional

O estilo de comunicação funcional privilegia o processo de trabalho, se possível executado passo a passo. Um trabalhador que se enquadre neste estilo de comunicação tende a planear minuciosamente tudo, ou a procurar seguir os planos já existentes.

Ser funcional garante uma taxa alta de sucesso no local de trabalho, uma vez que permite ter tudo sob controlo, sendo extremamente útil para quem exerce cargos de liderança de equipas ou de direção.

Por outro lado, trata-se de um estilo de comunicação que pode frequentemente causar aborrecimento na audiência.

Como lidar com um comunicador funcional no local de trabalho:

  • Participe ativamente na conversa, questione ponto por ponto, e não a estratégia como um todo;
  • Não tente apressá-lo de modo a terminar de falar mais cedo.

Pessoal

O comunicador pessoal, tal como a designação deixa antever, valoriza as relações pessoais, e, sendo assim, favorece o carácter mais emocional na comunicação. Quando encontra alguém que partilhe as mesmas ideias e pontos de vista, tende a criar laços com a outra pessoa, ao ponto de, por vezes, dar a impressão de que o assunto relacionado com trabalho propriamente é o aspeto menos importante.

Como lidar com um comunicador do estilo pessoal no local de trabalho:

  • Mantenha o tom da conversa leve e casual;
  • Guarde os detalhes para uma posterior troca de emails;
  • Não o pressione para lhe fornecer informação detalhada.

Sem dúvida que a forma como comunicamos no dia a dia tem um impacto importante na nossa vida profissional. O segredo para se ser bem sucedido na comunicação no local de trabalho passa não por usar um determinado estilo de comunicação em detrimento de outro, mas sim por nos adaptarmos e sermos flexíveis a todos os estilos.

Conhecer o nosso estilo e o das outras pessoas com quem lidamos diariamente é fundamental para uma comunicação eficaz.

Fonte: e-konomista.pt, 8/11/2019