associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Estes são os trabalhadores mais infelizes da sua empresa

in Notícias Gerais
Criado em 30 outubro 2019

Muito provavelmente, não são quem imagina. Segundo um estudo da consultora Zenger Folkman para a Harvard Business Review, os profissionais mais infelizes de toda a empresa são as chefias intermédias.

No último ano, Jack Zenger, director-executivo da Zenger Folkman, e Joseph Folkman, presidente da consultora, estudaram o grau de felicidade de 320 mil trabalhadores em mais de 170 organizações norte-americanas, de vários sectores de actividade e diferentes dimensões, para identificar a função mais que causa maior infelicidade. A partir daí, juntaram os dados dos profissionais mais desmotivados e aqueles cuja motivação e compromisso com o negócio consideraram estar abaixo dos 5%, comparando as respostas destas 15.729 «almas infelizes» com as restantes.

Zenger e Folkman concluíram que os profissionais mais infelizes são aqueles que estão «presos no meio de tudo»: os directores intermédios. São profissionais qualificados, com cinco a dez anos de experiência, trabalham em funções de chefia e têm boas avaliações de desempenho.

Então, o que faz destes profissionais os mais insatisfeitos? Segundo os investigadores, são nove as causas:

1.Fraca liderança de topo;

2.Ausência de planos de carreira e oportunidades de promoção;

3.Não conseguem identificar propósito na sua função;

4.Tratamento desigual;

5.São pouco valorizados;

6.As suas opiniões não são tidas em conta;

7.Carga de trabalho excessiva;

8.Consideram a organização pouco eficiente;

9.A sua individualidade não é apreciada.

Fonte: hrportugal.sapo.pt, 29/10/2019