associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Costuma sair de casa com estes documentos na carteira? não devia

in Notícias Gerais
Criado em 17 outubro 2019

Atualmente a falta de segurança na internet é um problema grave que afeta algumas das principais nações e empresas em todo o Mundo.

Os cidadãos estão também em risco de ver os seus dados e informações serem acedidos indevidamente. Ao perder a sua carteira ou mala pode estar a tornar o trabalho destes criminosos mais fácil.

Os especialistas recomendam que deixe em casa todos os documentos e informações que possam ser usados para roubo de identidade. “Se não precisa deles diariamente; deixe-os em casa”, esta é a sugestão de Charity Lacey, vice-presidente do Theft Resource Center, para ajudar a determinar se deve deixar um determinado documento em casa. A verdade é que basta um número de segurança social ou outro tipo de informação pessoal para um qualquer criminoso conseguir criar uma identidade fictícia que pode ser usada para inúmeros fins ilícitos.

A melhor forma de evitar este tipo fraude é prevenir ao máximo a exposição deste tipo de dados sensíveis. Certos documentos devem inclusive ser guardados em pequenos cofres na sua casa para assegurar que apenas você tem acesso aos mesmos.

Eis alguns dos principais documentos e itens que deve evitar transportar na carteira.

  1. Passaporte

Um passaporte oferece a um criminoso o acesso à sua informação pessoal e pode ser usado para “roubar” toda a sua identidade. Em caso de desaparecimento, deverá contactar de imediato as autoridades de forma a inviabilizar o seu uso em eventuais viagens.

O melhor é mesmo fazer uma cópia do passaporte e manter o original em casa ou no quarto de hotel.

  1. Livros de cheques em branco

Um cheque em branco pode dar acesso a todos os cêntimos da sua conta bancária. Tenha cuidado. Caso perca a sua carteira com um cheque no seu interior é possível que tenha que cancelar a sua conta bancária. Sempre que possível procure verificar o seu saldo bancário para garantir que não existem quaisquer irregularidades.

  1. Folha ou cartão com as suas passwords

Esta pode ser uma das coisas mais perigosas para se perder. A verdade é que existem muitas pessoas, especialmente as mais idosas, que escrevem numa só folha o seu conjunto de passwords para evitar esquecimentos. Em caso de desaparecimento isto poderá ter consequências graves.

É antes recomendado que use um dos muitos serviços online de gestão de passwords e que tente ao máximo variar estes números (ou frases) secretas.

  1. Identificações de trabalho / cartões de acesso

Um cartão de acesso e identificação de um determinado trabalhador pode conter um conjunto de informação inserida nos códigos de barra, bandas magnéticas e chips. Ao aceder aos nomes e números de identificação presentes no cartão, um hacker poderá aceder a bases de dados que comprometam os seus dados mais pessoais assim como as informações confidenciais da empresa ou organização.

Fonte: executivedigest.sapo.pt, 17/10/2019