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Como utilizar multibanco no telemóvel?

in Notícias Gerais
Criado em 16 outubro 2019

Hoje em dia, mesmo que alguém se esqueça do cartão multibanco em casa, já é mais fácil realizar diversas operações através de um smartphone. Fique a conhecer as opções disponíveis.

Já é possível fazer a sua vida normalmente sem ter consigo o seu cartão. O multibanco no telemóvel é atualmente uma realidade e tem inúmeras vantagens. Fique a conhecer de que forma pode utilizar o seu smartphone como um ATM.

A tecnologia tem vindo a melhorar, e muito, a vida dos portugueses. Antigamente todas as transações se faziam com dinheiro físico. Depois, começámos a utilizar cartões para realizar pagamentos e agora temos o multibanco no telemóvel. A possibilidade de utilizar o seu cartão sem que o tenha fisicamente consigo era impensável há uns anos.

Mas, antes de pensar nas infinitas possibilidades que a tecnologia lhe oferece, deve também considerar as inúmeras vantagens que um cartão de crédito direcionado para as suas necessidades lhe poderá proporcionar. Com o mais indicado para si – que poderá ter desde descontos a cashback ou milhas aéreas -, vai conseguir tirar maior partido da utilização do multibanco no telemóvel: pode fazer pagamentos, transferências e até levantar dinheiro.

Descubra, então, quais as aplicações para smartphone que deve instalar para conseguir ter o ATM na palma da sua mão.

  1. MB PHONE

Este sistema permite realizar algumas das operações que são normalmente feitas no ATM. Com o MB PHONE o cliente pode, a qualquer hora e em qualquer lugar, fazer pagamentos de serviços, realizar transferências bancárias para contas associadas ao seu número, carregar o telemóvel, realizar um pedido de levantamento de cheques ou até consultar o seu saldo, movimentos e NIB.

Todas as operações podem ser feitas através da aplicação Java ou, quem não dispõe desta, pode realizá-las por SMS ou através de uma chamada de voz. Há algumas operadoras de telecomunicações que disponibilizam este serviço por SMS ou chamada de voz, pelo que deverá informar-se, junto da sua, sobre os números através dos quais pode solicitar estas operações e os códigos que são necessários para cada operação.

A adesão é feita numa caixa multibanco, na qual o cliente deverá associar o serviço de MB PHONE a uma conta e a um número de telemóvel e operadora de telecomunicações. O último passo é definir um código pessoal para tornar o acesso ao serviço mais seguro.

Esta aplicação provavelmente é pouco utilizada pelos portugueses, pois cada vez mais instituições financeiras desenvolvem apps que permitem que os seus clientes utilizem todas as funcionalidades do homebanking no seu smartphone: transferências, pagamentos de serviços, consulta de movimentos e saldos de todas as contas, constituição de depósitos, entre outros.

  1. MB WAY

O sistema MB WAY detém outras vantagens igualmente importantes para o dia-a-dia de qualquer português.

Em primeiro lugar, esta aplicação tem a mesma funcionalidade do MB NET: é possível gerar cartões de crédito para realizar compras online, substituindo cartões Visa, MasterCard e American Express, e, assim, transferir dinheiro para um comerciante de forma mais simples e segura. Em resumo, não existe acesso à sua conta bancária, os seus dados bancários nunca são utilizados pelo comerciante e existe um montante máximo que não pode ser ultrapassado.

Para realizar pagamentos físicos, é necessário que o comerciante em questão tenha disponível este sistema de pagamento. O cliente apenas indica o número de telemóvel e o PIN MB WAY, recebendo, de imediato, uma notificação para realizar o pagamento e, de forma muito rápida e sem o cartão de crédito, a transação é realizada.

Para além disso, o MB WAY permite realizar outras operações do multibanco no telemóvel. Através da app, o consumidor pode levantar dinheiro. Para tal, apenas deverá selecionar a opção de levantar dinheiro e introduzir o montante que pretende. Depois, é só dirigir-se ao multibanco mais próximo, carregar na tecla verde e introduzir o código de 10 dígitos gerado pelo MB WAY. Este código é válido durante 30 minutos e só pode ser utilizado uma vez, sendo que poderá ainda ser enviado para outra pessoa, por notificação ou SMS.

Por fim, é ainda possível realizar transferências bancárias, como se tivesse o multibanco no telemóvel. Deverá apenas entrar na app, escolher a opção de transferência, inserir o contacto de telemóvel da outra pessoa (que deverá também ter a aplicação instalada), o montante a transferir e uma mensagem, se desejar. De seguida, apenas necessita de introduzir o seu PIN e o valor é transferido de imediato, sem quaisquer custos.

  1. Tecnologia NFC

A tecnologia contactless chegou a Portugal em 2013, mas a evolução tecnológica deu mais um passo e já é possível fazer pagamentos sem o cartão de crédito físico através da tecnologia NFC (Near Field Communication).

Esta funciona em smartphones com os sistemas operativos iOS, Android e Windows Phone e deverá estar integrada de origem no telemóvel. Para ser utilizada para pagamentos, é necessário que o consumidor tenha uma aplicação instalada na qual associa o seu número de telemóvel à sua conta bancária. Algumas apps existentes são a Apple Pay ou Samsung Pay.

Por outro lado, é ainda necessário que o comerciante tenha esta tecnologia disponível. De forma simples e rápida, o cliente apenas necessita de aproximar o seu smartphone ao terminal de pagamento e a transação é realizada.

Multibanco no telemóvel, mas com Internet

Todas estas aplicações têm um requerimento em comum: é necessário que o smartphone esteja conectado à Internet. Sem essa ligação, a aplicação não acede à sua conta bancária e, assim, não consegue realizar a transferência.

Como tal, e uma vez que o futuro passa por realizar todas as operações do multibanco no telemóvel, é importante que tenha acesso imediato e constante à sua Internet móvel.

É compreensível que o utilizador nem sempre realize pagamentos através do telemóvel, pois muitas vezes não existe acesso a redes Wi-Fi e poderá estar sem dados móveis nesse exato momento. Se é o seu caso, deve procurar um pacote com mais Internet no telemóvel para que possa realizar compras em segurança.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 16/10/2019