As aptidões e competências sociais são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Conheça algumas das mais importantes que deve reunir ou desenvolver.
As aptidões e competências sociais, também chamadas de soft skills, são importantes em qualquer área profissional e uma base fundamental para construir uma carreira de sucesso
Podem mesmos ser determinantes na seleção e escolha de um candidato a emprego. Tão relevante quanto o saber técnico e/ou experiência profissional, as empresas valorizam a maneira de ser, de estar e agir em grupo.
Conheça 8 aptidões e competências sociais que deve considerar. Pode não as reunir todas, mas saiba que é possível desenvolvê-las.
APTIDÕES E COMPETÊNCIAS SOCIAIS: POR QUE SÃO IMPORTANTES?
Em todas as profissões, ainda que em níveis diferentes, o contacto com público existe. Seja no atendimento ao cliente, em reuniões, até à simples convivência entre colegas de escritório. O contexto social em que nos inserimos, exige que nos adaptemos e adequemos os nossos comportamentos e comunicação aos outros.
No mundo do trabalho, as aptidões e competências sociais são cada vez mais valorizadas e determinantes na seleção e escolha da pessoa certa. Apresentar skills sociais fundamentais para o bom desempenho do cargo é tão importante quanto dominar todas as ferramentas técnicas. Afinal, não somos máquinas, mas pessoas, elementos integrantes de uma mesma sociedade.
8 APTIDÕES E COMPETÊNCIAS SOCIAIS IMPORTANTES
As aptidões e competências sociais são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Conheça algumas das mais importantes que deve reunir ou desenvolver.
Empatia
A empatia assume um papel fundamental na vida em sociedade e, claro está, no trabalho. Ser capaz de estabelecer ligação com os outros, ouvindo-os, dando-lhes apoio, procurando soluções, colocando-se no seu lugar e perceber o que, de facto, dizem/precisam é determinante, sobretudo em trabalhos onde há um relacionamento direto com o cliente.
Esta é uma aptidão relacionada muito diretamente com a personalidade e que inclui o uso e reconhecimento de linguagem não verbal. Para muitos é algo quase natural. Pode ser trabalhada, mas exige tempo.
Comunicação
Uma boa capacidade de comunicação é um aspeto que, necessariamente, “salta à vista” numa entrevista de emprego.
Conseguir comunicar assertivamente, de forma cativante e clara é crucial, sobretudo, em trabalhos onde se lida diretamente com o público, mas não só. Ter boas capacidades de comunicação, inclui usar diferentes meios, saber argumentar, redigir um texto ou email corretamente, adequar a linguagem a diferentes públicos ou situações, saber ouvir.
Adaptabilidade
Adaptabilidade ou flexibilidade é das capacidades mais importantes no mercado atual, considerando as distintas exigências dos consumidores e novas metodologias de trabalho.
Nada no mundo empresarial é estanque. Para conseguir evoluir na carreira é fundamental a vontade de aprender cada vez mais, estendendo as capacidades pessoais às necessidades gerais da empresa/organização. Ser adaptável ou flexível significa não criar resistência à novidade e à mudança.
Resolução de conflitos
A sua carreira depende também da sua capacidade de negociar, de persuadir e de resolver conflitos. Por mais complexa que seja uma situação ou problema, saber manter o sangue frio e atuar de modo estratégico e a seu favor (ou da empresa onde trabalha), constitui uma competência diferenciadora que lhe será, certamente, reconhecida.
Cooperação
Esta é uma competência que diz respeito ao chamado “trabalho em equipa”. Trata-se de saber trabalhar em grupo, estabelecendo boas relações e garantindo um eficaz desempenho de todos. Para isso, tem de ter a capacidade de assumir diferentes papeis, funções e responsabilidades, respeitando as posições dos outros elementos.
Uma equipa que coopera para atingir um objetivo concreto é determinante para o sucesso de qualquer empresa.
Resolução de problemas
Os empregadores estão sempre interessados em contratar pessoas que conseguem reunir e analisar informação, de modo a conseguirem tomar decisões adequadas a cada problema específico, com recurso à lógica e à criatividade.
Gestão de tempo
A capacidade de gestão do tempo é importante porque permite a organização do trabalho, com o delinear de tarefas e de prioridades, tendo em vista o cumprimento de prazos e de objetivos. Esta competência está relacionada com uma aptidão, o foco ou capacidade de concentração e produtividade.
Saber ouvir
É um dos maiores desafios na comunicação, o saber ouvir (ou escutar). Tão importante quanto passar uma mensagem clara, é perceber o que os outros dizem, independentemente das funções que exerça. Prestar atenção ao que têm para lhe dizer, não só cria empatia, como ajuda responder adequadamente ao que lhe é pedido.
TRABALHO VS COMPETÊNCIAS SOCIAIS
Para alcançar bons resultados é preciso dedicação. Para desenvolver estas e outras aptidões e competências sociais, tem de considerar estudo e treino constantes.
Estas são algumas dicas a considerar:
- Criar bons hábitos, como a prática de desporto;
- Planear o seu dia;
- Frequentar ambientes diversos, saindo da sua área de conforto e promovendo o contacto com pessoas de diferentes interesses e nacionalidades. O voluntariado ou intercâmbio são duas das formas de o proporcionar;
- Workshops de coaching (tão em voga, atualmente) e outros que o ajudem a desenvolver ou aprimorar capacidades;
- Praticar meditação, ioga ou outras formas que promovam o autoconhecimento e o autocontrolo.
Todos os aspetos apresentados, entre outros, vão ajudá-lo a evitar ou controlar o stress, a focar-se nas tarefas e a ser mais produtivo, a relacionar-se com os outros e a ganhar bagagem para conseguir ver sempre o copo meio cheio e encontrar solução para qualquer problema.
Tudo isso vai contribuir para o domínio das aptidões e competências sociais de que precisa para se destacar como profissional (e como pessoa), abrindo-lhe portas e possibilidades de alcançar o sucesso na sua carreira.
Fonte: e-konomista.pt, 15/10/2019