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8 aptidões e competências sociais importantes

in Notícias Gerais
Criado em 15 outubro 2019

As aptidões e competências sociais são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Conheça algumas das mais importantes que deve reunir ou desenvolver.

As aptidões e competências sociais, também chamadas de soft skills, são importantes em qualquer área profissional e uma base fundamental para construir uma carreira de sucesso

Podem mesmos ser determinantes na seleção e escolha de um candidato a emprego. Tão relevante quanto o saber técnico e/ou experiência profissional, as empresas valorizam a maneira de ser, de estar e agir em grupo.

Conheça 8 aptidões e competências sociais que deve considerar. Pode não as reunir todas, mas saiba que é possível desenvolvê-las.

APTIDÕES E COMPETÊNCIAS SOCIAIS: POR QUE SÃO IMPORTANTES?

Em todas as profissões, ainda que em níveis diferentes, o contacto com público existe. Seja no atendimento ao cliente, em reuniões, até à simples convivência entre colegas de escritório. O contexto social em que nos inserimos, exige que nos adaptemos e adequemos os nossos comportamentos e comunicação aos outros.

No mundo do trabalho, as aptidões e competências sociais são cada vez mais valorizadas e determinantes na seleção e escolha da pessoa certa. Apresentar skills sociais fundamentais para o bom desempenho do cargo é tão importante quanto dominar todas as ferramentas técnicas. Afinal, não somos máquinas, mas pessoas, elementos integrantes de uma mesma sociedade.

8 APTIDÕES E COMPETÊNCIAS SOCIAIS IMPORTANTES

As aptidões e competências sociais são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Conheça algumas das mais importantes que deve reunir ou desenvolver.

Empatia

empatia assume um papel fundamental na vida em sociedade e, claro está, no trabalho. Ser capaz de estabelecer ligação com os outros, ouvindo-os, dando-lhes apoio, procurando soluções, colocando-se no seu lugar e perceber o que, de facto, dizem/precisam é determinante, sobretudo em trabalhos onde há um relacionamento direto com o cliente.

Esta é uma aptidão relacionada muito diretamente com a personalidade e que inclui o uso e reconhecimento de linguagem não verbal. Para muitos é algo quase natural. Pode ser trabalhada, mas exige tempo.

Comunicação

Uma boa capacidade de comunicação é um aspeto que, necessariamente, “salta à vista” numa entrevista de emprego.

Conseguir comunicar assertivamente, de forma cativante e clara é crucial, sobretudo, em trabalhos onde se lida diretamente com o público, mas não só. Ter boas capacidades de comunicação, inclui usar diferentes meios, saber argumentar, redigir um texto ou email corretamente, adequar a linguagem a diferentes públicos ou situações, saber ouvir.

Adaptabilidade

Adaptabilidade ou flexibilidade é das capacidades mais importantes no mercado atual, considerando as distintas exigências dos consumidores e novas metodologias de trabalho.

Nada no mundo empresarial é estanque. Para conseguir evoluir na carreira é fundamental a vontade de aprender cada vez mais, estendendo as capacidades pessoais às necessidades gerais da empresa/organização. Ser adaptável ou flexível significa não criar resistência à novidade e à mudança.

Resolução de conflitos

A sua carreira depende também da sua capacidade de negociar, de persuadir e de resolver conflitos. Por mais complexa que seja uma situação ou problema, saber manter o sangue frio e atuar de modo estratégico e a seu favor (ou da empresa onde trabalha), constitui uma competência diferenciadora que lhe será, certamente, reconhecida.

Cooperação

Esta é uma competência que diz respeito ao chamado “trabalho em equipa”. Trata-se de saber trabalhar em grupo, estabelecendo boas relações e garantindo um eficaz desempenho de todos. Para isso, tem de ter a capacidade de assumir diferentes papeis, funções e responsabilidades, respeitando as posições dos outros elementos.

Uma equipa que coopera para atingir um objetivo concreto é determinante para o sucesso de qualquer empresa.

Resolução de problemas

Os empregadores estão sempre interessados em contratar pessoas que conseguem reunir e analisar informação, de modo a conseguirem tomar decisões adequadas a cada problema específico, com recurso à lógica e à criatividade.

Gestão de tempo

A capacidade de gestão do tempo é importante porque permite a organização do trabalho, com o delinear de tarefas e de prioridades, tendo em vista o cumprimento de prazos e de objetivos. Esta competência está relacionada com uma aptidão, o foco ou capacidade de concentração e produtividade.

Saber ouvir

É um dos maiores desafios na comunicação, o saber ouvir (ou escutar). Tão importante quanto passar uma mensagem clara, é perceber o que os outros dizem, independentemente das funções que exerça. Prestar atenção ao que têm para lhe dizer, não só cria empatia, como ajuda responder adequadamente ao que lhe é pedido.

TRABALHO VS COMPETÊNCIAS SOCIAIS

Para alcançar bons resultados é preciso dedicação. Para desenvolver estas e outras aptidões e competências sociais, tem de considerar estudo e treino constantes.

Estas são algumas dicas a considerar:

  • Criar bons hábitos, como a prática de desporto;
  • Planear o seu dia;
  • Frequentar ambientes diversos, saindo da sua área de conforto e promovendo o contacto com pessoas de diferentes interesses e nacionalidades. O voluntariado ou intercâmbio são duas das formas de o proporcionar;
  • Workshops de coaching (tão em voga, atualmente) e outros que o ajudem a desenvolver ou aprimorar capacidades;
  • Praticar meditação, ioga ou outras formas que promovam o autoconhecimento e o autocontrolo.

Todos os aspetos apresentados, entre outros, vão ajudá-lo a evitar ou controlar o stress, a focar-se nas tarefas e a ser mais produtivo, a relacionar-se com os outros e a ganhar bagagem para conseguir ver sempre o copo meio cheio e encontrar solução para qualquer problema.

Tudo isso vai contribuir para o domínio das aptidões e competências sociais de que precisa para se destacar como profissional (e como pessoa), abrindo-lhe portas e possibilidades de alcançar o sucesso na sua carreira.

Fonte: e-konomista.pt, 15/10/2019