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Os 5 segredos para se destacar no trabalho

in Notícias Gerais
Criado em 12 setembro 2019

Ter sucesso no trabalho nem sempre é uma questão de competência. Estas são as 5 dicas para projetar uma imagem confiante no trabalho

Estudos comprovam que ganhar protagonismo no local de trabalho não é apenas uma questão de competência. Mas se não é esta a questão determinante, então qual é? Há uma teoria chamada “lacuna de confiança”, que sugere que alguns indivíduos tendem a projetar menos confiança nas suas capacidades profissionais, mesmo quando são altamente qualificados.

Analisar o comportamento, o que engloba a presença física e vocal, o domínio dos assuntos relevantes e a capacidade de ouvir e de ser escutado é uma etapa fundamental para avançar na compreensão do problema. Contudo, a reflexão não é o suficiente, é preciso agir também. As suas atitudes podem ser determinantes.

Cada escolha que faz traduz o modo como é visto profissionalmente. Às vezes é preciso sair da sua zona de conforto para alcançar um resultado positivo, mas isto não precisa ser um pesadelo.

Conheça os cinco passos que deve seguir para mudar a sua imagem e aumentar a sua confiança no ambiente de trabalho.

  1. Torne-se num especialista

Conhecimento é poder. Aprenda mais sobre o que ocorre no seu campo de trabalho. Leia livros, tenha aulas e participe em seminários para obter as informações mais recentes e relevantes. Desta maneira, conhecerá melhor a sua empresa e vai poder avaliar os problemas de uma perspetiva informada.

  1. Peça feedback direto e use isso como vantagem

Somos todos ótimos em algumas coisas e terríveis nas outras. É melhor ter uma ideia clara e precisa dos seus próprios pontos fortes e fracos. Solicite às pessoas com quem trabalha para fornecer uma avaliação franca das suas habilidades. Ouvir e agir de acordo com as sugestões mostrará que é forte o suficiente para aprender e crescer.

  1. Esteja ciente da sua presença física e vocal

Estudos indicam que as pistas não-verbais desempenham um papel importante na maneira como os outros vêm o seu nível de competência. Faça da sua rotina ter uma postura direita e olhe as pessoas nos olhos. Se puder, resista à vontade de se mexer. Isto serve para que projete a imagem de que está atento e envolvido, em vez de inseguro. Ao falar, regule a velocidade e o tom da sua voz. Não há necessidade de ser estridente ou agressivo nas comunicações, mas também não precisa da permissão de outros para expressar uma opinião ou oferecer uma sugestão. Faça-se ouvido.

  1. Arrisque

Alguns estudos sugerem que os indivíduos hesitam ao aceitar um novo desafio, a menos que tenham quase certeza de que será um sucesso. Mas desafios, obstáculos e falhas fazem parte da aprendizagem e são essenciais para o crescimento. Resolver problemas à medida que eles ocorrem é uma maneira fantástica de demonstrar suas habilidades de resiliência e resolução de problemas.

  1. Defenda aquilo em que que acredita

Conheça seus valores, torne-os claros para os outros e aja de acordo com eles. Comece com uma lista do que considera mais importante no seu ambiente de trabalho e o que espera de si e dos outros. Ser claro sobre os seus valores é importante em vários níveis, porque os valores são os indicadores de comportamento, e eles ajudam-no a comportar-se de uma maneira que se alinhe com quem deseja ser, especialmente em situações difíceis. Conhecer os seus valores permite desenvolver opiniões fortes sobre tópicos importantes e comunicá-los com confiança, mesmo quando essas opiniões são impopulares.

 

Fonte: dinheirovivo.pt, 11/9/2019