associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Quero abrir uma agência de viagens. O que tenho de fazer?

in Notícias Gerais
Criado em 03 setembro 2019

São necessários alguns documentos importantes antes de começar a gerir uma agência de viagens. No entanto, depois de abrir atividade pode começar a convidar os interessados em viajar.

Cada vez mais as pessoas optam por planear as próprias viagens para conseguir poupar algum dinheiro extra, mas para muitas as agências de viagens continuam a ser a melhor opção para conseguirem ter uma estadia mais relaxada.

Os seus amigos e familiares recorrem a si quando procuram dicas para poupar nas viagens? E conselhos para os lugares a visitar? Saiba o que tem de fazer para abrir uma agência de viagem, para juntar o útil ao agradável, segundo o Turismo de Portugal.

O primeiro passo a realizar para ter a própria agência de viagens é abrir inscrição no Registo Nacional das Agências de Viagem e Turismo (RNAVT). Para esta fase, o utilizador tem de se autenticar no Portal das Finanças, utilizando o número de contribuinte e a senha de acesso a este portal, para depois se inscrever através deste site no Turismo de Portugal.

Para submeter o pedido de abertura de atividade, são pedidos os seguintes documentos:

  • certidão de registo comercial ou código de acesso à respetiva certidão permanente;
  • nome adotado para a agência de viagens e turismo e de marcas que pretenda utilizar, acompanhados de cópia simples do registo da marca;
  • cópia simples da apólice do seguro de responsabilidade civil obrigatório, e comprovativo do pagamento do respetivo prémio ou fração inicial;
  • cópia simples do documento comprovativo da subscrição do Fundo de Garantia de Viagens e Turismo, ou da prestação de garantia equivalente noutro Estado-membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, no valor de 2.500 euros;
  • comprovativo do pagamento da taxa inicial de 750 euros (setecentos e cinquenta euros)

Quando o registo for efetuado, com os respetivos comprovativos e pagamento, a atividade pode começar a ser exercida de imediato, garante o Turismo de Portugal.

Nos serviços que uma agência de viagens pode oferecer incluem-se a venda de viagens, reservas de serviços de alojamento, reserva de transportes, representação de outras agências e podem ainda intermediar a venda de produtos.

Atualmente, um dos pontos mais fortes em que se deve apostar é na criação de redes sociais e nos comentários de amigos ou conhecidos que já tenham realizado uma viagem organizada por si, para conseguir atrair mais clientes e comentários positivos.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 16/8/2019