É importante manter uma boa comunicação com os chefes e apesar da honestidade dever estar sempre presente, há coisas que um superior não quer ouvir de um subordinado.
Ter uma boa relação com o seu superior não significa que pode dizer tudo o que quiser. É, obviamente, importante manter uma boa comunicação com os chefes e apesar da honestidade dever estar sempre presente, há coisas que um superior não quer ouvir de um subordinado. Dizer que não é algo que deve ser evitado a todo o custo. Descubra o que não deve dizer ao seu chefe para manter uma relação cordial.
“Isso é impossível”
Negatividade é algo proibido no local de trabalho. Caso existam preocupações sobre um trabalho, deve informar o seu superior mas nunca dizer que algo é impossível de ser executado.
Uma das melhores abordagens é decidir se partilha os seus pensamentos com o seu chefe ou colocar questões pertinentes que permitam que se coloque no lugar do superior.
“Está errado”
O superior nunca está errado. Criticar ou apontar um erro de um superior é como um murro no seu ego, e pode fazer com que seja excluído de futuras reuniões ou ignorado da próxima vez que tiver algo a dizer.
Caso o seu superior cometa um erro, deve abordar a situação com cuidado e afirmar que “talvez não esteja bem informado mas fiquei com a impressão que poderia ser assim”. Assim, o seu chefe pode reconsiderar e corrigir a informação divulgada.
“Pode dizer a outra pessoa para fazer?”
Recorrer ao favoritismo não fica bem no mundo laboral. Algo que faça com que o trabalho dos outros seja mais difícil, faz o mesmo ao trabalho do chefe. Este é um ponto importante de referir, porque vai parecer que não se encontra disponível para fazer aquela tarefa específica e quando estiverem a pensar em promoções, o seu nome pode não ser referido.
“Não posso”
A atitude deve ser sempre a contrária. ‘Sim, consigo’ é uma atitude valorizada, que mostra disponibilidade em todas as decisões. Ao afirmar que não pode tratar do assunto pode significar que da próxima vez não seja chamado para um projeto importante.
“Não faz parte do meu trabalho”
Não há descrição das funções a realizar. Hoje em dia, espera-se que o trabalhador seja flexível e isso pode melhorar a sua relação com o seu superior, uma vez que vai fazer com que o seu trabalho seja mais fácil.
Um dos pontos positivos é que quantas mais qualidades acumuladas tiver, mais indispensável se vai tornar. Afirmar que não está disponível para realizar uma tarefa mostra que também não está disponível para alcançar o sucesso pela sua empresa.
“Não”
A palavra mais importante que nunca deve ser proferida perante um superior. Se o tiver de fazer, apenas em casos extremos, esta deve ser acompanhada de uma explicação clara sobre a sua carga de trabalho. “Hoje pode ser difícil concentrar-me nesse projeto. Prefere que deixe o que estou a fazer e que trabalhe neste assunto?”
“Não sei”
Apesar de não ter uma resposta para cada questão que lhe é feita, deve tentar o seu melhor para descobrir o que fazer nas situações.
“Posso tentar”
Pode pensar que é uma resposta aceitável, mas o seu superior não é da mesma opinião. Esta resposta deixa o chefe a sentir-se inseguro quando o serviço é dado, sendo que este está a contar consigo para que as situações sejam tratadas.
Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 30/8/2019