associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Como impressionar numa reunião de trabalho

in Notícias Gerais
Criado em 02 agosto 2019

Uma reunião de trabalho é uma oportunidade de impressionar o seu chefe e os seus colegas de trabalho, mostrando conhecimentos e talentos que estes desconheciam em si.

Brilhar em reuniões de trabalho permite até colocar o trabalhador mais perto de um possível aumento salarial, razão pela qual deve olhar para as reuniões de trabalho com entusiasmo e não com desdém.

  1. Preparar a reunião com antecedência

O segredo para qualquer reunião bem-sucedida é a preparação. Faça o trabalho de casa para se destacar numa reunião. Pesquise sobre os assuntos da reunião e tome notas para a reunião. Registe números, temas a mencionar, curiosidades e ideias pertinentes que tenha.

  1. Vestir-se adequadamente

A forma como se veste pode afetar as suas chances de obter um aumento. Vestir-se adequadamente, à altura do acontecimento, é um hábito a manter também nas reuniões de trabalho.

  1. Abrir a reunião em grande

Impressionar é ainda mais simples se tiver de abrir a reunião de trabalho, debaixo dos holofotes. Encontre uma boa forma de começar a reunião e mantenha o contacto visual com todos os presentes, não menosprezando ninguém.

  1. Divulgar dados e mostrar os cenários possíveis

É importante ter dados que corroborem o que é dito. Mais do que mostrar que se tem a lição estudada, fornecendo dados e relatórios para análise e consideração, importa saber interpretar os dados e mostrar possíveis soluções estratégicas. Antecipe as questões dos participantes.

  1. Seguir as regras de etiqueta

No decorrer da reunião deve seguir todas as regras de etiqueta. Seja profissional em todos os momentos, mesmo nas reuniões mais informais. Não interromper ninguém, tomar notas e manter a postura corporal correta são algumas regras essenciais a cumprir, mas que muita gente falha em respeitar.

  1. Ser sucinto

Não entedie a sua audiência. Dê dados e lance cenários concretos para cima da mesa. A objetividade é uma qualidade apreciada por todos os presentes.

  1. Falar com confiança

Não se limite a fazer uma boa introdução para a reunião. Fale com confiança ao longo de toda a reunião e feche também a reunião com energia, para ser lembrado por esta última e forte impressão.

Mesmo quando não tiver resposta para uma pergunta diga prontamente que vai voltar a ela mais tarde, assumindo e cumprindo um compromisso.

 

Fonte: economias.pt, 30/7/2019