Preste atenção a estas formas de sabotar o trabalho. Alguns maus hábitos no trabalho podem viciar a sua produtividade e até a segurança no seu emprego. Confira.
- Dizer que não gosta de trabalhar
Alguns comportamentos dizem ao seu patrão que você não gosta de trabalhar. Comece a evitá-los hoje mesmo.
- Criticar o patrão
Existem coisas que não se deve dizer ao patrão e existe uma coisa que nunca se pode fazer: falar mal do patrão. Esta é a forma mais rápida de se auto sabotar no trabalho.
- Falar do que não se deve
Alguns coisas não se podem dizer no trabalho. Sempre que se dizem estão a colocar quem as proferiu em maus lencóis.
- Culpar os outros
Apontar o dedo aos outros quando se tem culpas no cartório é dar um tiro no próprio pé. Mais cedo ou mais tarde a verdade vem à tona e o trabalhador nunca fica bem visto na fotografia.
- Queixar-se com frequência
Muitas vezes nem é preciso culpar os colegas de trabalho, basta culpar as condições, queixando-se de tudo e mais alguma coisa. Aceite o que não é possível mudar e concentre-se em como vencer os obstáculos.
- Não gostar do trabalho
Quem não consegue gostar do seu trabalho não consegue trabalhar com bons resultados. Aprenda a gostar mais do seu trabalho para melhorar a sua felicidade e a sua performance no emprego.
- Estagnar na empresa
Trabalhar sempre da mesma forma e nunca progredir é também uma forma de sabotar o trabalho e de se cair no esquecimento dentro da empresa. Mais do que isso, esta é uma forma de sabotar a própria carreira.
- Reagir emotivamente
No trabalho é necessário usar da inteligência emocional e saber controlar as emoções nos momentos mais complicados. Basta uma má reação para deitar por terra todo o trabalho feito e toda uma imagem mantida até então.
- Inferiorizar-se
O trabalhador também não deve achar que não é capaz de cumprir com as tarefas atribuídas. O menosprezo, a passividade e hesitação são sinais negativos que o trabalhador passa ao empregador.
- Calar-se
Não guarde as boas ideias para si. Não tenha medo de esclarecer as suas dúvidas e de argumentar más decisões. Sempre que se mantém em silêncio está a enterrar-se mais fundo numa situação delicada.
Fonte: economias.pt, 26/10/16