associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

7 Competências obrigatórias no mundo de trabalho atual

in Notícias Gerais
Criado em 04 julho 2019

As competências são capacidades que nos permitem executar determinadas tarefas. No competitivo mercado de trabalho atual as empresas esforçam-se para encontrar os trabalhadores mais competentes e completos.

Quantas mais alargadas forem as competências de um trabalhador, mais fortes são as probabilidades de ele ser contratado. Estes são sete exemplos de competências essenciais no mercado de trabalho de hoje:

  1. Comunicação

Saber ouvir e saber comunicar é imprescindível no trabalho, sobretudo nos empregos que lidam diretamente com clientes, ou que exigem constante trabalho em equipa. É também através da comunicação que tem oportunidade de mostrar outras capacidades técnicas que tenha.

  1. Pensamento crítico

No contexto atual não chega executar, é necessário questionar o que se faz, como e porquê. As empresas valorizam os trabalhadores capazes de pensar nos diversos cenários, de medir as consequências das ações e de encontrar soluções.

  1. Resolução de problemas

No mercado laboral pede-se uma atitude proativa. Um trabalhador deve ter iniciativa e conseguir resolver problemas sem necessitar da ajuda da chefia.

  1. Negociação

A capacidade de negociar e de influenciar as pessoas é muito prezada pelas empresas. As pessoas e os relacionamentos é que fazem a diferença no mercado laboral. Até para o trabalho em equipa é necessária esta capacidade.

  1. Flexibilidade

No mundo do trabalho tudo se transforma. Um trabalhador tem de saber adaptar-se às novas demandas da empresa e às novas metodologias de trabalho, acompanhando as sucessivas transformações.

  1. Gestão de pessoas

Uma das 10 competências que os trabalhadores devem ter até 2020 é a gestão de pessoas, segundo o Fórum Económico Mundial. Isto significa saber delegar tarefas, evitar e resolver conflitos, gerir eficazmente o trabalho conjunto, entre outros.

  1. Marketing digital

Com a crescente importância do e-commerce e das redes sociais tornou-se essencial, entre outros, possuir noções de marketing digital que ajudem a divulgar uma marca e uma empresa.

 

Fonte: economias.pt, 27/4/17