Conheça algumas estratégias de como motivar e melhorar os resultados da sua equipa de vendas, já que o sucesso dos seus colaboradores é o que garante o sucesso do seu negócio.
A crise económica e financeira teve impactos negativos no tecido empresarial português. A perda de poder de compra e o receio dos consumidores parece estar a entrar na tendência inversa.
Mas além da confiança crescente de quem compra, é preciso restabelecer a confiança de quem vende. Deixamos-lhe algumas estratégias para motivar a sua equipa e melhorar as suas vendas.
- Estabelecer um sistema de comissões ou de incentivos
Se as finanças da sua empresa o permitirem, estabeleça um sistema de incentivos ou comissões associadas aos resultados, para além da remuneração fixa. Esta é a variável com impacto mais positivo sobre a dedicação e empenho dos colaboradores. Para além das comissões, habitualmente associadas ao volume de vendas, reconheça o trabalho da sua equipa com a atribuição de prémios pontuais.
- Dar formação e acompanhar de perto
Vender não é tarefa fácil. Há bons vendedores inatos, mas também há aqueles que precisam ser treinados, nomeadamente na capacidade de persuasão, para serem bem sucedidos. Mesmo que o perfil lhe pareça de um vendedor eficaz, proporcione ações de formação e treino constantes. Dessa forma vai sentir-se mais confiante perante o cliente.
- Criar um manual de vendas
Passar o conteúdo das formações e treino para o papel, criando uma espécie de manual de vendas é também uma boa estratégia motivacional. É um documento que os seus vendedores terão sempre à disposição, evitando interpretações e situações dúbias que possam em algum momento desmotivar a equipa.
- Prestar assistência regular
Não só os vendedores devem dar assistência regular aos seus clientes. Para se sentir motivada, a sua equipa também precisa sentir que a entidade empregadora acompanha o trabalho de perto. Mantenha um contacto permanente, acompanhe o trabalho dos seus vendedores, fale com eles sobre as suas dificuldades ou fracassos e ajude-os a descobrir porque não estão a conseguir cumprir os objetivos.
- Reconhecer os méritos
Reconhecer o bom trabalho de um vendedor não passa, obrigatoriamente, por o compensar financeiramente. Para aumentar a motivação, e consequentemente melhorar os resultados, basta elogiar ou destacar os feitos da sua equipa, com algo tão simples como destacar, por exemplo, “o vendedor do mês”. Não só dará ainda mais motivação para fazer mais e melhor ao trabalhador eleito, como estará a incentivar os colegas a seguir os seus passos.
Estas são estratégias que não devem ser apenas adotadas em períodos críticos. Se forem política diária da empresa, os efeitos vão refletir-se de forma positiva no negócio. Porque trabalhadores mais motivados, são trabalhadores mais produtivos.
Fonte: economias.pt, consulta a 13/06/2019