associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Sabe quando (e como) deve renovar a carta de condução?

in Notícias Gerais
Criado em 07 junho 2019

Saiba onde, quando e como renovar a carta de condução.

Anda arrumada na carteira ou junto aos documentos do carro e, provavelmente, nem nos damos conta de que a carta de condução tem uma data de validade e que tem de mesmo de ser renovada. Preste atenção às informações essenciais:

Quando renovar?
A carta de condução pode ser renovada até seis meses antes da data limite da validade e nunca com mais de seis meses de antecedência.

E quem não renovou? 
Se é um dos que deixaram passar a data de revalidação da sua carta de condução, está a cometer uma infração rodoviária e pode ser multado. A multa a aplicar é a que diz respeito a conduzir com a carta de condução caducada.

Mas a situação pode ser mais grave do que isso. Se deixou passar mais de dois anos após a data de revalidação do título, então terá de voltar a fazer a prova prática. 
Neste caso, não precisa de se inscrever numa escola de condução. Trata-se de um exame de condução especial. Saiba tudo aqui.

Mas se por qualquer motivo tiver a sua carta de condução caducada há mais de 5 anos, então considere-a cancelada. Para todos os efeitos já não está habilitado, diante da lei, para conduzir e terá de voltar ‘à escola’, gastar mais tempo e dinheiro, porque terá de fazer tudo de novo para readquirir o título.

Onde posso renovar o título?

Online:

No portal do IMT. Aqui – tal como se lê no site – é possível fazer pedidos de alteração, renovação, substituição e 2ª via da carta de condução. Tudo online.

Presencialmente:

Nos balcões regionais e distritais do IMT;

Em Espaços Cidadão que disponibilizem o serviço ou parceiros do IMT; Aqui pode encontrar qual o espaço mais perto de si.

Quais são os prazos?

Online: cerca de 10 dias

Balcões do IMT: cerca de 8 dias

Parceiros do IMT: cerca de 25 dias

Quais são os documentos necessários?

O documento original da carta de condução;

Cartão do Cidadão;

Número de Identificação Fiscal (NIF).

Quais são os custos?

Condutores com idade igual ou superior a 70 anos pagam 15 euros para revalidar a carta.

Os restantes condutores terão um custo de 30 euros.

Quem renovar a carta online tem um desconto de 10%.

Ainda que conduzir seja mais ou menos como andar de bicicleta (não se esquece), mais vale não ter de voltar a estudar o código da estrada, até porque assim evita gastos desnecessários.

Fonte: contasconnosco.pt, 7/6/2019