associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

7 Boas razões para iniciar um negócio

in Notícias Gerais
Criado em 06 junho 2019

 Consulte os seguintes motivos para iniciar o próprio negócio e ponha as suas próprias razões em avaliação.

  1. Ter uma ideia que acrescenta valor

Uma boa razão para iniciar negócio próprio é possuir uma ideia de negócio que possa acrescentar valor ao mercado, seja para colmatar uma necessidade, ou introduzir uma inovação tecnológica, por exemplo.

  1. Ter uma ideia testada

Se tiver uma ideia de negócio testada e avaliada, com um bom número de potenciais clientes dispostos a pagar por ela, então encontrou uma excelente razão para começar o seu negócio.

Além de reunir determinadas condições para começar o seu próprio negócio, é preciso primeiro colocar algumas questões a si mesmo, para ter a certeza que a ideia tem pés para andar. Pense criticamente nas próximas questões, antes de começar o seu negócio.

  1. O que traz de novo o meu negócio?

O seu negócio tem de oferecer algo de novo, diferente. Não é preciso reinventar a pólvora mas é necessário introduzir melhorias.

  1. Qual o rumo da indústria?

É importante conhecer o mercado onde se trabalha. Sem saber para onde ele caminha, nem vale a pena começar a explorar a ideia. É preciso estudar o mercado antes de se lançar de cabeça a uma ideia. Se a indústria em questão for estável e a ideia tiver uma ponta de diferença comparativamente ao que já existe, aí sim, já pode valer a pena.

  1. Não será melhor vender a ideia?

Algumas ideias têm um custo enorme se forem levadas para a frente pelas próprias mãos. O negócio pode nem arrancar, pelo preço do produto. Existe sempre alguém que produz e vende mais barato. Pode ser melhor vender a ideia a outros que tenham capital e meios para explorar a ideia.

  1. O custo ideal para a produção é competitivo?

Será possível produzir a um custo competitivo? Se o produto não for manufaturado a um preço baixo, a ideia pode nunca passar a ser realidade.

  1. Qual a procura para o meu negócio?

Por mais interesse que o seu negócio tenha para si, é preciso ter a certeza que existe também um mercado interessado nele. Para descobrir isso é necessário testar o mercado, expondo a ideia a possíveis interessados.

  1. Qual o meu plano de negócios?

Para ajudar na concretização de um negócio é essencial fazer um plano de negócios. Este será o guia do negócio a explorar, para tornar o sonho de ter um negócio próprio uma realidade.

  1. Acreditar no produto

Quando acha que o seu produto ou serviço consegue responder de melhor forma às necessidades do mercado sabe que a sua ideia de negócio é para apostar.

  1. Querer trabalhar com paixão

Seguir a paixão e trabalhar de mão dada com esta é um dos requisitos para se ser bem-sucedido. Querer fazer as coisas que gosta, do seu jeito, é uma razão plausível para iniciar um negócio.

Esta é uma das vantagens de ter o próprio negócio.

  1. Querer aprender, crescer, trabalhar e alcançar o sucesso

Não basta sonhar, é preciso querer, ter vontade. Enquanto próprio patrão terá de fazer diferentes atividades, que numa empresa estariam divididas entre várias pessoas e departamentos. Terá de trabalhar muito, aprender e crescer profissionalmente.

  1. Possuir experiência na área de trabalho

É importante ter uma visão sobre a indústria e o mercado onde se opera. Ter experiência na área e não começar do zero é sempre um fator decisivo ao se começar o próprio negócio.

  1. Ter recursos para criar um negócio

Se além de uma ideia, tem informação, conhecimento, rede de contactos ou capital para criar o próprio negócio, então não deve esperar mais. O momento de começar o seu negócio chegou.

Fonte: economias.pt, consulta a 6/6/2019